Tipos de Obesidade

por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da gordura corporal. Sendo uma doença crônica, é uma doença que não tem cura, mas é possível controlar. Ou seja, a pessoa com obesidade pode emagrecer, mas se não tiver mudança de comportamento e hábito alimentar, a doença obesidade pode voltar.
Existem dois tipos de obesidade; a visceral (maçã) que é o acúmulo de gordura abdominal, e a subcutânia (pêra) que acumula gordura nos quadris e coxa.

Obesidade

Ambos são perigosas, mas a que mais assusta é a gordura visceral. A obesidade subcutânia (pêra) tem o acúmulo de gordura entre a pele e o músculo, assim o risco cardíaco é baixo. Já na obesidade visceral (maçã), a gordura está aderida aos órgão. Para entender melhor é só imaginar o coração de galinha que vem com aquela gordura amarela aderida nele. A gordura visceral está aderida ao estômago, intestino, fígado, etc. O risco de ter problemas cardíacos é muito alto.

Para saber se você está com obesidade basta calcular o seu IMC (índice de massa corporal) através da nossa calculadora de IMC e conferir o resultado com os dados abaixo:

  • 18,5 até 24,9 = peso normal para altura
    Parabéns!!!! Seu peso está normal para a sua altura.
  • 25 a 29,9 = sobrepeso
    Você está em um quadro de sobrepeso. É o momento de analisar o que está errado no seu estilo de vida e corrigir. Você ainda não tem a doença obesidade, mas se não tomar cuidado e não corrigir a alimentação, praticar uma atividade física e cuidar do seu estresse a obesidade poderá chegar em um instante.
  • 30 a 39,9 = obesidade
    Você está dentro de um quadro de obesidade. Lembre-se que o problema da obesidade não é apenas com a estética, mas também com a saúde. Com essa doença a probabilidade de desenvolver outras doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão é muito grande. Por isso é bom estar com acompanhamento médico, nutricional e praticar uma atividade física.
  • acima de 40 = obesidade mórbida
    Você está dentro de um quadro de obesidade que possui um grau de preocupação maior. É necessário estar em acompanhamento muldisciplinar com equipe médica, nutricional, psicóloga e também praticar regularmente uma atividade física com liberação médica.

Não deixe de visitar a seção Calculadoras e verifique também:

  • Taxa de Gordura Corporal
  • Peso Ideal

Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

7 Comentários para “Tipos de Obesidade”

  1. raelen comentou:

    Eu gostei, pois avisa como se tratar da doença e o perigo de quem pode ter um dia.

    Parabéns!!!

  2. André Firpo comentou:

    isso se trata como ela mesmo disse.. mudando o hábito da alimentação saudavel :)

  3. clarice duarte barbosa comentou:

    Estou muito satisfeita, pelas informações que tive a respeito de obesidade!
    Uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes,verduras e exercícios físicos, é a melhor maneira de ter uma qualidade vida saudável.

    Obrigada pelas informações, vocês estão de parabéns!

    Beijos,
    Clarice.

  4. arleana comentou:

    Gostei muito desse site! É bem informativo. Parabéns!

  5. izabela comentou:

    Muito bom…. Explica todos os motivos da obesidade e suas causas e prevenções e como se prevenir e isso ajuda a pessoa!
    Vocês estão de parabéns!

  6. Gih comentou:

    Site ótimo, me ajuda bastante!

  7. alcione comentou:

    Uma alimentação equilibrada é uma vida nova!

Deixe um comentário