Sobremesas Light

por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

Não tem jeito. Tem horas que sentimos uma necessidade muito grande de comer um doce ou uma sobremesa. Mas qual seria a melhor opção de doces para quem quer emagrecer?
Sem dúvida nenhuma, a melhor opção seriam as sobremesas de frutas. Mas tem momentos que desejamos algo diferente. Siga as dicas abaixo para diminuir o valor calórico das suas sobremesas.

 

1º) Sempre que você fizer um bolo substitua o óleo por suco de frutas ou chá. Uma colher de sopa de óleo de soja tem por volta de 90 calorias. Na receita do bolo de cenoura vai 1 xícara deste óleo, sendo por volta de 1170 calorias. Imagina que 1 xícara de suco de laranja tem 160 calorias. Assim reduzirá 1010 calorias na receita desse bolo!

2º) Substitua o achocolatado por Cacau em pó. O achocolatado tem adição de açúcares e gorduras. Já o cacau em pó é o puro chocolate sendo um importante antioxidante do organismo. 1 colher de sopa de Cacau em pó tem 20 calorias. O achocolatado tem 60 calorias dependendo da marca.

3º) Substitua o ovo por semente de linhaça. Para substituir um ovo, coloque 1 colher de sopa de semente de linhaça triturada em 3 colheres de sopa de água. Após misturar deixe 2 minutos descansado antes de misturá-la na receita. Se a receita já for líquida, pode adicionar a linhaça triturada diretamente no preparo. Fica ótimo em bolos, panquecas e biscoitos. A linhaça é uma fonte interessante em W3, uma importante gordura que ajuda aliviar TPM, faz bem para o cérebro, ajuda na depressão e na prevenção de cânceres. Um ovo inteiro tem 74 calorias. Uma colher de sopa da linhaça triturada tem 39 calorias.

4º) Substitua o creme de leite por iogurte desnatado. No mousse uma boa dica é colocar o iogurte desnatado e a gelatina em pó sem sabor. Assim não afetará a consistência da receita.

5º) Sempre substitua o ingrediente da versão normal pela versão light. No final da receita terá uma diminuição importante do valor calórico do alimento.

6º) Uma outra dica importante que ajuda a diminuir bastante o valor calórico é substituir o açúcar pelo adoçante que pode ir no forno e fogão. Na minha opinião só deve fazer essa substituição quem realmente está com obesidade, pois o adoçante é um produto químico que não faz bem a saúde sendo utilizado com freqüência e em grande quantidade.

7º) Para os amantes de salada de frutas só com creme de leite ou leite condensado, vai aqui uma deliciosa dica. Para deixar sua salada de frutas mais apetitosa faz um molho de iogurte desnatado batido com maracujá. O azedinho do maracujá junto do sabor doce das frutas deixam essa simples sobremesa mais sofisticada e saborosa!

Essas dicas são importantes para diminuir o valor calórico e aumentar o valor nutricional das sobremesas. A diminuição de gorduras ajuda até mesmo quem está com o colesterol alto. Essas dicas são dicas de saúde e não só dicas para quem tem interesse de emagrecer.

Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

3 Comentários para “Sobremesas Light”

  1. Lindinalva Medeiros da Silva comentou:

    Fiquei muito feliz em conhecer esse site. Era o que estava procurando. Parabéns! Obrigada.

  2. Janicleiia Cruz Rabo comentou:

    Amei o site! Coloque mais informações no site que ficará melhor ainda!

  3. Cleide Taddei comentou:

    Adorei estas dicas. São super interessantes as substituições. Obrigada por nos atender!

    Cleide Taddei

Deixe um comentário