SESI Cozinha Brasil: Como comer bem sem gastar muito
por Nutricionista Angelita Grebin Ewald - CRN2 8064
Quer ter uma vida longa e saudável?
Na minha profissão, nutricionista que sou e amo ser, sempre saliento e enfatizo que a Alimentação equilibrada e saudável é o passaporte para uma vida feliz longe de doenças hoje e amanhã.
Tive mais uma oportunidade de aprender e melhorar meus conhecimentos no universo dos alimentos e na ciência da Nutrição. Participei do curso SESI Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, que foi muito interessante e produtivo. Aprendi a combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor de forma inteligente e sem desperdício.
O SESI – Serviço Social da Indústria – cumprindo com seu papel social junto ao trabalhador, desenvolve, desde de 1999, o programa “Alimente-se bem com R$ 1,00″ com intuito de proporcionar ao trabalhador uma alimentação de qualidade e baixo custo.
Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. Eles possuem unidades móveis que percorrem o país, são equipados com cozinha experimental, onde profissionais ministram cursos gratuitatemente.
Utilizar alimentos em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem com prazer e dignidade.
O Livro de receitas “Alimente-se bem com R$ 1,00″, parte integrante do programa, agora em sua 6ª edição, apresenta além de novas receitas, noções sobre nutrição, higiene e cuidados no preparo e na manipulação de alimentos, hábitos alimentares, alimentos funcionais, elaboração de um cardápio equilibrado, etc.
A equipe é composta por uma nutricionista e uma auxiliar, montadores e motorista.
A nutricionista apresenta a receita e comenta sobre as propriedades nutricionais dos ingredientes que já foram devidamente separados, higienizados e pré-preparados por sua auxiliar. Toda a preparação pode ser é visualizada passo a passo, inclusive por um monitor de vídeo. Depois de prontas as preparações são degustadas pelos participantes.
A propósito, também fiquei muito impressionada com a forma como nos foi apresentada a importância da alimentação saudável, com explicação sobre grupos alimentares, apresentação da pirâmide alimentar e tamanho das porções. Foi principalmente enfatizada a manutenção do peso corporal para uma vida mais saudável e longe dos remédios e postos de saúde.
Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.
O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. Para levar uma unidade até a sua comunidade, entre em contato com o SESI da sua cidade ou região.
Então, o que você está esperando para investir na sua alimentação e garantir sua saúde no futuro? O integral aproveitamento dos alimentos e a Reeducação Alimentar é o caminho para uma melhorar sua qualidade de vida.
Acredite! É possível alimentar-se bem, de forma nutritiva e com baixo custo. Reaprendi isso neste curso.
Confira mais sobre o SESI Cozinha Brasil em: www.cozinhabrasil.org.br
Fonte: ANutricionista.Com - Angelita Grebin Ewald - CRN2 8064 - Nutricionista em Lajeado.
www.sesirs.org.br/projetos