SESI Cozinha Brasil: Como comer bem sem gastar muito

por Nutricionista Angelita Grebin Ewald - CRN2 8064

Sesi cozinha Brasil logo artigo 4

Quer ter uma vida longa e saudável?

Na minha profissão, nutricionista que sou e amo ser, sempre saliento e enfatizo que a Alimentação equilibrada e saudável é o passaporte para uma vida feliz longe de doenças hoje e amanhã.

Tive mais uma oportunidade de aprender e melhorar meus conhecimentos no universo dos alimentos e na ciência da Nutrição. Participei do curso SESI Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, que foi muito interessante e produtivo. Aprendi a combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor de forma inteligente e sem desperdício.

O SESI – Serviço Social da Indústria – cumprindo com seu papel social junto ao trabalhador, desenvolve, desde de 1999, o programa “Alimente-se bem com R$ 1,00″ com intuito de proporcionar ao trabalhador uma alimentação de qualidade e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. Eles possuem unidades móveis que percorrem o país, são equipados com cozinha experimental, onde profissionais ministram cursos gratuitatemente.

Utilizar alimentos em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem com prazer e dignidade.

O Livro de receitas “Alimente-se bem com R$ 1,00″, parte integrante do programa, agora em sua 6ª edição, apresenta além de novas receitas, noções sobre nutrição, higiene e cuidados no preparo e na manipulação de alimentos, hábitos alimentares, alimentos funcionais, elaboração de um cardápio equilibrado, etc.

A equipe é composta por uma nutricionista e uma auxiliar, montadores e motorista.

A nutricionista apresenta a receita e comenta sobre as propriedades nutricionais dos ingredientes que já foram devidamente separados, higienizados e pré-preparados por sua auxiliar. Toda a preparação pode ser é visualizada passo a passo, inclusive por um monitor de vídeo. Depois de prontas as preparações são degustadas pelos participantes.

A propósito, também fiquei muito impressionada com a forma como nos foi apresentada a importância da alimentação saudável, com explicação sobre grupos alimentares, apresentação da pirâmide alimentar e tamanho das porções. Foi  principalmente enfatizada a manutenção do peso corporal para uma vida mais saudável e longe dos remédios e postos de saúde.

Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. Para levar uma unidade até a sua comunidade, entre em contato com o SESI da sua cidade ou região.

Então, o que você está esperando para investir na sua alimentação e garantir sua saúde no futuro?  O integral aproveitamento dos alimentos e a  Reeducação Alimentar é o caminho para uma melhorar sua qualidade de vida.

Acredite! É possível alimentar-se bem, de forma nutritiva e com baixo custo. Reaprendi isso neste curso.

Confira mais sobre o SESI Cozinha Brasil em: www.cozinhabrasil.org.br

Fonte:  ANutricionista.Com - Angelita Grebin Ewald - CRN2 8064 - Nutricionista em Lajeado.

www.cozinhabrasil.org.br
www.sesirs.org.br/projetos
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário