Semente de Chia!

por Nutricionista Ana Paula Fidélis - CRN9 6192

Tudo que aparece na televisão vira febre entre os consumidores não é mesmo? Então vamos falar hoje da semente de chia!

Esta semente não existe no Brasil, sendo originada no Sul do México. Tem características bem interessantes por ser uma sementinha tão pequena!

A semente de chia é rica em fibras como toda semente e tem diversos benefícos: a fibra auxilia na eliminação de toxinas pelas fezes e assim reduz compostos que causam vários tipos de câncer. Ela também melhora o trânsito intestinal e ajuda a regularizar o intestino. Também atua na melhora da saciedade.

Rica em ômega-3, uma gordura muito benéfica á saúde em inúmeros termos desde emagrecimento até prevenção e melhora de doenças. O ômega-3 tem aplicações em melhora de depressão, hiperatividade, distúrbios estéticos como celulite, flacidez, pele seca, acne, também atua na melhora da comunicação das células do corpo com o que entra no organismo e assim melhora o metabolismo. Esta gordura ajuda a sinalizar dentro do corpo que não é preciso comer mais, logo ajuda na saciedade e manutenção do peso. E ainda, ajuda a melhorar a concentração e memória.

Rica em vitaminas do complexo B, magnésio, zinco que fazem parte do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, sendo assim, ajuda a melhorar este metabolismo controlando as diversas reações no corpo. Quanto mais nutrientes é oferecido, melhor o organismo reage frente a diversas situações.

Mesmo sendo tão pequenininha ainda é rica em protéinas! Pode ser uma aliada para mais uma opção no cardápio dos praticantes de atividade física e vegetarianos. A proteína ajuda a formar músculos e a não perdê-los quando está em processo de emagrecimento. Quanto mais músculos o corpo tem, menos oscilações de peso. Além disso as proteínas ajudam a controlar as desordens estéticas como a celulite!

A chia é rica também em antioxidantes. Muito se tem falado sobre o poder dos antioxidantes em controlar a produção de radicias livres no corpo e já se sabe que o excesso de radicais livres leva ao aparecimento de diversas doenças desde fibromialgia, câncer até mesmo obesidade!

É importante salientar que o consumo de tudo deve ser de forma moderada e com orientação.

A chia pode ser consumida de diversas formas. Pode colocar em sucos ou salada de frutas ou em bolos ou salada de vegetais. É importante observar que por ser tão pequena pode ser incômoda para pessoas que utilizam aparelho fixo ou tem algum problema dentário.

Uma dica muito relavante é deixar a chia de molho em água de um dia para o outro. A água ficará com um gel formado pela semente que é rico em fibras, atua mais na saciedade e tem mais benefícios extraídos da semente. Este gel ainda pode ser colocado para fazer bolos!

Receitinha Básica de Chia:

1 rodela de 2 dedos de espessura de abacate

1 colher de sopa de cacau em pó

1 colher de chá de semente de chia

amassar o abacate e colocar os ingredientes por cima.

Esta receitinha é rica em ômega-3, ajuda a emagrecer e ótima para controlar vontade de comer doces!

A receita pode ser utilizada no final da tarde ou depois de alguma refeição caso tenha vontade de comer doces.

Fonte:  ANutricionista.Com - Ana Paula Fidélis - CRN9 6192 - Nutricionista em Belo Horizonte.

Site acessado em 27/08/12 as 16 00 - verdenutri.com.br e sementedechia.com.br
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário