Saiba mais sobre a Vitamina D.

por Nutricionista Glaucia Figueiredo Justo - CRN4 09100413

Neste artigo venho compartilhar com os leitores mais infomações a respeito da vitamina D. Muito se estuda sobre esta vitamina que é importante nas diversas fases da vida.

A vitamina D, ou calciferol, faz parte de um grupo de compostos que se dissolvem nos lipídeos (gordura de origem animal e vegetal). Esta vitamina é produzida em quantidade adequada nos seres humanos e nos animais submetidos a exposição solar regular, uma vez que a luz ultravioleta tem um papel importante na ativação desta vitamina. A vitamina D pode ser também considerada um hormônio, pois é sintetizada na pele e tem como principais orgãos-alvos os rins, o intestino delgado e ossos.

A vitamina D é muito importante principalmente para gestantes, crianças e mães que amamentam, por favorecer a absorção do cálcio nos ossos e dentes.  Há outras funções desta vitamina como: função muscular, cardíaca e esquelética. A vitamina D também é apontada como  capaz de prevenir o desenvolvimento de doenças auto-imunes como o diabetes mellitus tipo 1. Entretanto a função de maior destaque está relacionado ao metabolismo e homeostase (equilíbrio) do cálcio.

Entenda mais a relação da absorção do cálcio com a vitamina D:

No intestino, a vitamina D ativa (calcitrol) induz a síntese de proteínas responsáveis pela absorção intestinal do cálcio. Há outros hormônios também capazes de fazer essa absorção como hormônio do crescimento, o estrogênio e progesterona.

Em mulheres que entram na menopausa, onde há redução da produção da progesterona, é necessário ter cuidado com a osteoporose causada principalmente pela redução da captação intestinal do cálcio. A vitamina D apresenta importância fundamental para prevenção e melhora do quadro da osteoporose.

Nas crianças e jovens durante a  fase de crescimento a vitamina D também exerce função importante no desenvolvimento dos ossos e dentes, principalmente na calcificação destes. A deficiência da vitamina D  nesta fase leva ao raquitismo que é enfraquecimento da estrutura óssea.  Na gestação esta vitamina está associada a melhora do sistema imune, além de melhorar a absorção intestinal materna de cálcio e oferecer em maiores quantidade ao feto.

As principais fontes alimentares de origem animal da vitamina D são: peixes como salmão, sardinha, bacalhau, arenque; ovo, fígado, leite e derivados (queijo, iogurte, requeijão). Há também as fontes de origem vegetal: que são as leveduras e cogumelos comestíveis.

Entretanto, é na nossa pele que ocorre grande produção de vitamina D, sendo que cerca de alguns minutos diários de sol são capazes de produzir uma quantidade considerável desta vitamina. Os melhores horários para exposição ao sol é antes das 9:30 da manhã e após as 15:30. Em idosos e pessoas acamadas que não são expostas ao sol pode haver deficiência desta vitamina.

Deve-se haver muito cuidado com o excesso de vitamina D, pois pode levar a toxicidade e efeitos adversos, como a hipercalcemia e calcificação de tecidos moles. Em alguns casos há orientações para suplementação de vitamina D, entretanto somente o médico ou nutricionista podem avaliar esses casos e atuar de maneira segura.

Espero, com esse artigo, ter contribuído para seu melhor conhecimento a respeito desta vitamina, as fontes, deficiência e excessos.

Fonte:  ANutricionista.Com - Glaucia Figueiredo Justo - CRN4 09100413 - Nutricionista em Vila Velha.

ROCHA, FAC; JUNIOR SILVA, FS. Osteoporose e Gravidez. Revista Brasileira de Reumatologia vol.45 no.3 São Paulo May/June 2005.

MAHOMED, K; Gulmezoglu, AM. Suplemento da vitamina D na gravidez. Base de dados de Cochrane das revisões sistemáticas, edição 1999.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário