Receitas para Hipertensos

por Nutricionista Manoela Gomes de Oliveira - CRN5 3335/P

Hipertensão

A hipertensão arterial ou “pressão alta” significa que a pressão arterial está acima do normal (superior a 140×90mmHg) e ocorre quando o sangue exerce muita força sobre as paredes dos vasos sanguíneos. Essa força normalmente é medida por um aparelho conhecido como tensiômetro.

As causas da hipertensão são advindas de vários fatores como, por exemplo, pré-disposição genética, doenças renais e principalmente de hábitos de vida e alimentares da atualidade. Sendo assim alguns cuidados específicos devem ser tomados pra que não haja o agravo da doença ou, para quem não a possui, não venha a desenvolvê-la.Tabagismo

A hipertensão não tem cura, mas há alguns cuidados que podem evitar o seu agravo como evitar o ganho de peso: evitar comidas gordurosas, abandonar o álcool e o tabagismo, evitar stress e nervosismo e por último, o mais conhecido fazer uso de pouco sal na comida. Lembrando que o sódio é que realmente deve ser evitado e este se encontra tanto no sal de cozinha como em temperos prontos industrializados, linguiças e enlatados.

Esses cuidados são úteis para manter o seu controle e, com uma boa alimentação que deve ser realizada da forma adequada, seguindo, sempre que possível, a orientação de um nutricionista e do seu médico, e utilizando regularmente os medicamentos em casos específicos, essa hipertensão poderá ser controlada. O sal e o coração

A seguir você pode conferir algumas receitas gostosas e saudáveis, que podem lhe ajudar no controle da sua pressão arterial.

Peixe Grelhado com Alecrim

Ingredientes:

1 Kg de Filé de peixe

1 col. sopa rasa de Alecrim fresco

20 col. sopa cheia de Farinha de trigo

1 e ½ col. de sopa de Margarina s/ sal

5 Limões

Modo de preparo: Temperar o peixe c/ limão. Reservar. Em um prato, misturar a farinha e o alecrim. Passar o peixe nessa mistura e grelhar.

Salada Catalan

Ingredientes:

4 cenouras médias de Cenoura

2 maçãs médias de Maçã

1 copo cheio de Uva Passas

1 xícara de chá de Iogurte natural

1 Limão

Modo de preparo: Higienizar, descascar e ralar a cenoura e a maçã. Colocar a maçã de molho em água com limão. Misturar a cenoura, maçã, as passas e o iogurte natural.

Jardineira de Legumes

Ingredientes:

8 unidades de Vagem

1 Chuchu

2 Cenouras grandes

1 Beterraba média ralada

Salsa e cebolinha a gosto

Óleo vegetal para untar

2 col sobremesa de Margarina de milho sem sal

1 dente grande de alho

1 xícara de cebola ralada

Modo de Fazer: Lave bem os legumes e corte em quadradinhos, com exceção da beterraba que depois de higienizada deve ser ralada.

Cozinhe “al dente” os legumes, escorra-os. À parte, coloque numa panela a margarina, o alho e a cebola, frite-os, daí então coloque os legumes cozidos sem mexer muito por uns dez minutos. Coloque então num pirex untado e salpique com a salsa e a cebolinha e a beterraba ralada. Coloque no forno por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.

Taça de Frutas

Ingredientes:

3 morangos grandes

1 kiwi grande

1 manga pequena

1 maracujá pequeno com semente

1 col sopa de açúcar refinado

4 col sopa de iogurte desnatado
Modo de Preparo: Lavar os morangos, manga e descascar o kiwi. Cortar a metade em cubinhos. Colocar na taça. Misturar ao iogurte o açúcar e adicionar por cima das frutas picadas. Dispor por cima do creme pedaços das frutas e regar com suco de maracujá com as sementes e açúcar.

Sanduíche de Rúcula

Ingredientes:

1 col. sopa de ricota passada pela peneira

1/2 cenoura ralada

2 col sopa de tomate picado

Cebola ralada à gosto

3 col chá de maionese baixo colesterol e baixa caloria

2 fatias de pão integral

Folhas de rúcula a gosto
Modo de Preparo: Junte a ricota, a cenoura, o tomate, a cebola, e a maionese e misture bem. Espalhe em cada fatia de pão, uma camada generosa deste recheio. Coloque folhas de rúcula e tampe com outra fatia de pão. Corte o sanduíche ao meio e decore a gosto.

Fonte:  ANutricionista.Com - Manoela Gomes de Oliveira - CRN5 3335/P - Nutricionista em Itabuna.

Fontes:
Clínica Agnello. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2010.

SESAB. Disponível em: < http://www.saude.ba.gov.br/portalsesab/index.php?option=com_content&view=article&id=171&catid=3&Itemid=18>. Acesso em: 28 jun. 2010

PINHEIRO, A.BV. et al. Tabela para avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras. 5 ed. São Paulo: Atheneu, 2005.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

3 Comentários para “Receitas para Hipertensos”

  1. manoelanutri comentou:

    Gostaria de agradecer a todos aqueles que tem me procurado através do site. E também à equipe anutricionista. Continuem acessando e descobrindo, a cada dia, mais novidades em saúde.

  2. viviane noal comentou:

    Olá! Gostei muito das receitas lidas acima. Tenho tendência em ser hipertensa, estou tentando me cuidar mas minha pressão sobe devido a ansiedade. Tendo este problema será que posso fazer academia como uma pessoa normal, pois tenho medo de fazer algum exercio e minha pressão altere. Muito obrigada.

  3. Manoela Oliveira comentou:

    Olá Viviane, é sempre bom praticar alguma atividade física, até ajuda no controle. Agora ela deve ser feita com acompanhamento de um profissional capacitado, só ele poderá lhe indicar os exercícios de acordo às suas necessidades. Lembre-se também que uma boa alimentação com controle do sódio ajudará bastante na melhora do seu quadro. Que bom que gostou das receitas, continue sempre nos visitando pois sempre temos novas matérias sobre saúde.

Deixe um comentário