Quinoa: O cereal rico em proteínas

por Nutricionista Kaymann Scheidd Skroch - CRN7 2287

Quinoa

A Quinoa ou Quinua é uma planta nativa do Peru, Colômbia e Chile, que produz um grão pequeno muito consumido pelas tribos Andinas na Bolívia. No Brasil ela começou a ser conhecida e pesquisada na década de 80 pelo Embrapa.

Um cereal riquíssimo em protéina, que ajuda a ganhar massa muscular para os praticantes de exercícios físicos, é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, então leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, evitando o excesso de insulina, rico também em vitaminas e minerais.

Mas o que chama a atenção nesse grão é a combianção de aminoácidos (componentes de proteínas). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, dois desses que é exclusividade de alimentos de origem animal, por isso é tão importante na formação da musculatura e aceleração do metabolismo, ajudando então a queima de gorduras.

A QUINUA possui 23% de proteína de alto valor biológico, 20% de gordura e o restante de carboidratos, vitamina B1, B2, B3, B6, C e E, minerais como: Ferro, Cálcio e Fósforo. Tem qualidade nutricional melhor que qualquer outro grão. Dentre os aminoácidos, ele também possui a lisina, que é responsável para ajudar a fortalecer a imunidade e melhorar a memória. Apesar desse alto índice de proteína, o grão não possui o glúten, proteína encontrada no trigo, o que impede muita gente alérgica de consumir pão, macarrão ou biscoito. As fibras controlam o funcionamento do intestino, absorção de glicose e colesterol.

Foi considerada pela Food and Agriculture Organization (FAO) e pela Academia de Ciências dos estados Unidos, o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. Foi selecionada pela NASA para integrar a alimentação dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por ter um alto valor nutricional.

É indicado para atletas, mulheres na menopausa e celíacos.

A proteína que este cereal contém, é responsável pela elasticidade das fibras musculares, auxilia a recuperação de células e tecidos lesionados e estimula a produção de enzimas e hormônios.

Hoje podemos encontrar a quinua em grão, flocos, farinha e diversos produtos feito a base desse grão. Um cereal que está tomando conta do mercado de produtos naturais e suplementos.

RECEITA: TABULE DE QUINOA

Ingredientes:

4 xícaras de quinoa cozida e fria

1/2 xícara de salsa e cheiro verde picados

4 tomates sem sementes cortados em cubos pequenos

4 colheres de sopa de azeite

2 colheres de suco de limão

sal a gosto

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por 2 horas, antes de servir tempere com azeite, limão e sal.

preparação para 4 pessoas.

Fonte:  ANutricionista.Com - Kaymann Scheidd Skroch - CRN7 2287 - Nutricionista em Porto Velho.

BITTENCOURT. Bruna; CONTRERAS. Eliane. Saiba tudo sobre a quinua, cereal poderoso e nutritivo. Revista Boa Forma.

Planeta ogânico. MC KEITH Gillian. Você é o que você come.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Um Comentário para “Quinoa: O cereal rico em proteínas”

  1. Valéria comentou:

    Mais uma vez vocês estão de parabéns, uma matéria super interessante a respeito da Quinua.
    Esse site tem me ajudado muito e só tenho a agradecer.
    Que vocês continuem sempre nos dando informações tão valiosas para nossa saúde.
    Sou fã deste site.
    Que Deus ilumine cada dia mais a todos vocês.

    Abraço!

    Valéria

Deixe um comentário