Quero emagrecer! Como fazer isso de maneira saudável?

por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

Bom, vamos analisar essa frase. Quando alguém fala “eu quero emagrecer” precisamos ver se realmente esta pessoa quer emagrecer ou quer ser emagrecida. Você leitor, sabe a diferença entre essas duas palavrinhas??? Eu posso explicar.

Uma pessoa que quer ser emagrecida coloca toda a expectativa no profissional da saúde ou médico. Acha que essa equipe tem que ser ótima para dar resultado rápido. No consultório médico pede uma fórmula mágica e quer em menos de um mês virar a pessoa mais linda e desejada do mundo. Muitas vezes as pessoas se frustram ao perceber que o remédio ajuda, mas não faz milagre, pois o peso volta ao normal quando para de tomar o medicamento.

A pessoa procura outro médico e o mesmo acontece. Vira o efeito sanfão. Mas o que realmente essa pessoa fez para emagrecer??? Eu digo! Quase nada. Ela colocou toda a expectativa no próximo. Ela quer que o outro seja responsável pelo milagre. Mas ela não percebe que isso só acontecerá quando ela mesma resolver mudar. Se continuar tudo como era antes é lógico que esse peso voltará. Se nada foi mudado porque a aparência mudará? Muitas vezes quando atendo uma pessoa frustrada com os tratamentos anteriores eu sempre pergunto, mas e você? O que você realmente fez para mudar essa realidade? Está praticando alguma atividade física? Fez uma reeducação alimentar? Está cuidando do seu estresse? Faz o fracionamento das refeições?

Muitas vezes as respostas são negativas. Outras vezes as pessoas sabem de cor e salteado o que deve conter no café da manhã, no almoço e jantar. Fala tudo certinho, mas quando pergunto de tudo isso o que ela realmente coloca em prática, muitas vezes é aí que a pessoa percebe que não está fazendo nada. Não basta saber o certo. Tem fazer o certo. E não basta fazer o certo 3 vezes na semana. Tenho que fazer o certo 6 vezes na semana.

A pessoa que quer emagrecer chega no consultório totalmente motivada. Ela fala que dessa vez está disposta a fazer de tudo para dar certo. Tudo que ela escuta ela tenta colocar em prática. Sai do consultório pronta para fazer uma mudança no comportamento alimentar. Volta depois de um mês com um excelente resultado.
Agora leitor, pense se você realmente quer emagrecer ou se está procurando alguma fuga para emagrececimento rápido. A pessoa que não quer mudar comportamento é aquela que pensa em fazer o certo de 2 a 3 meses e depois voltar a comer o errado. Onde você está?

Se você realmente quer emagrecer então uma equipe multidisciplinar pode ajudar. Na parte alimentar comece lendo o artigo de reeducação alimentar. Tente melhorar a qualidade da sua alimentação. Vou deixar algumas dicas importantíssimas para ter um bom resultado:

  1. Faça o fracionamento das suas refeições. Coma a cada 3 ou 4 horas no máximo;
  2. Mastigue bem os alimentos. Isso irá ajudá-lo na sua saciedade e diminuir a quantidade de alimentos consumidos em uma mesma refeição;
  3. Coma sempre verduras cruas e cozidas no almoço e jantar;
  4. Coma de 3 a 5 porções de frutas por dia;
  5. Não repita o prato;
  6. Não coma vendo televisão;
  7. Nunca coma salgadinhos, pipoca, bolacha nos seus pacotes. Sempre separe uma porção. Os pacotes enganam e você acaba comendo muito mais do que deveria;
  8. Não consuma frituras e preparações muito gordurosas;
  9. Não vá ao supermercado com fome. O seu bolso e a sua saúde agradecerão por isso;
  10. Pratique atividade física pelo menos 5 vezes na semana;
  11. Cuide do seu estresse. Tire 30 min do seu dia para relaxar. Pode ser escutaando uma música, lendo um livro, saindo com os amigos, dando uma volta no quarteirão, etc;
  12. Não coloque metas de perda de peso muito difíceis de serem alcançadas. O correto é perder peso aos poucos. Assim elimina peso com saúde, fica mais fácil de manter o peso e você não se frustrará caso não consiga chegar no seu objetivo.]

E o mais importante. Sempre faça um tratamento com acompanhamento de um médico, nutricionista e psicólogo. Assim o resultado será melhor, mais rápido e seguro.

Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

43 Comentários para “Quero emagrecer! Como fazer isso de maneira saudável?”

  1. jessica comentou:

    eu adorei essas dicas pq elas são basrantte saudável poxa estou precisando muito tenho 16anos e presisso cuidar da minha saúde beijos!11

  2. adriana comentou:

    gostei muito todos que estao precisando emagrecer deveriam ouvir essas dicas a partir de hj eu vou mudar a minha alimentaçao.

  3. Lais Cardoso comentou:

    Tenho 14 anos , idade de sair , se divertir e etc . Estou vendo muitas amigas minhas perfeitas e quero ser assim também . Quero poder ir para uma festa e ser elogiada por todo mundo … ai ai , por muito tempo isso só tem sido um sonho, mais agora estou determinada, vou fazer uma dieta e emagrecer com saúde :] Obrigada por tudo !

  4. Pequeno comentou:

    nossa vcs sao dimais vou ter uma nova vida de hoje endiante

    olha tenho 24 anos e tenho 184kg vou emagrecer e vou dar meu

    depoimento aki denovo pra vcs vou fazer tudo certinha olha

    agradeço muito a vcs

    que DEUS abençoe todos vcs muito OBRIGADO

    VOU EMAGRECER COM SAÚDE

    EU AMO VCS

  5. carina comentou:

    eu amei esta suas dicas.

    eu ja tava ficando louca pois ja gastei muito

    com aparelhos q passa na tv com medicamentos ja fui em uma otima

    medica q cheguei a perder 30 k e hj engordei o dobro tamei durante 4 meses medicamentos perdi sim pesso mas agora engordei muito obrigado

  6. Isabel Mateus Clemente comentou:

    Eu amei essas dicas, realmente é muito fácil e ao mesmo tempo prática. A partir de hoje vou seguir estas dicas para ver se realmente alcanço melhores resultados, bjs, valeuuuuuuuuuuuuuuu!

  7. laninha comentou:

    sou a leninha gostei das dikas tenho 15 anos a gostava de ser mais margra para ser como todas as outras raparigas jiras da minha idade… vou seguir as dikas para er s consigo brigada valeu bjx

  8. Jhanayne comentou:

    Oiiee?
    suas dicas sao otimas adorei muiito mesmo assim nossa alto estima fica mas ativa…

  9. marciana comentou:

    tenho 37 anos desde que eu me conheço por gente sou traumatizada pelo simples fato de que eu tenho que estar em boa forma para que levante minha auto estima,lendo estas sugestoes vejo o quanto e tao facil e simples fazer uma dieta basta so a gente querer e dar sequencia, amei apartir de hoje mudarei, ja sabia a maioria de tudo isso e lendo foi so um impurrozinho para se concretizar A MINHA VITORIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Danielle comentou:

    Realmente adorei as dicas … eu tbm estava assim ,achando q dependia de outras pessoas para emagrecer… até acordar e ver que tudo depende de mim ,só de mim …

    Atitude é tudo… Bjus

  11. cláudio josé comentou:

    PARABÉNS POR ESTE TEXTO. GOSTEI MUITO.TÃO VERDADEIRO, REAL E ATUAL. TÃO ESCLARECEDOR E AO MESMO TEMPO É INFORMANTE PARA SE TER QUALIDADE DE VIDA, UMA VERDADEIRA SAÚDE. SOMOS O QUE PESAMOS, LEMOS, FAZEMOS, COMEMOS E DECIDIMOS. FICA EM NOSSAS MÃOS AMIGOS LEITORES O PODER DE DECIDIR O QUEREMOS….. ATÉ A PRÓXIMA……

  12. TAMIRES comentou:

    ADOREI AS DICAS TENHO CERTEZA QUE VAI ME AJUDAR MUITO

    SEI AGORA QUE POSSSO FAZER ISSO SOU CAPAZ…

    MUITO OBRIGADO,BEIJOS XAUUUUUUUU

  13. franciele comentou:

    Nossa vocês são demais ! Agora vou emagrecer com saúde. Se deus quiser, pois eu tenho 16 anos e estou pesando 67 kilos e tenho apenas 1,57 de altura. Me acho muito gorda mas agora irei emagrecer
    Adorei as dicas de vocês.

  14. helena comentou:

    É incrivel como o que se falou se ncaixa em mim, eu quero sempre o milagre e nada faço para mudar, quero remédios rápidos, quero perder em um mês oq ue ganhei em anos, e não faço nada, a não ser chorar quando tem uma festa e não acho roupa que sirva………é triste, porém mesmo dando esse depoimento não sei se amanha voumudar, eu acho que não…estou trsite?

  15. Hellen ;-) comentou:

    adoreii, isto é, fabulossoooooo

  16. thais comentou:

    Nossa adoreii suas dicas muitoo obrigadoo

  17. vítória f. silva comentou:

    Adorei, vou continuar seguindo!

  18. Waleska comentou:

    Adoreii as dicas … preciso esmagrecer e isso vai mim ajudar muito … estou disposta a fazer isso e vou conseguir um beijo e muito obrigada …

  19. graciane s braga comentou:

    adorei as dicas,de emagrecer quero emagrecer mais nunca tinha tomado nenhuma atitude, espero realiza meu sonho que e ser magra igual minhas irmazinhas la do maraba pará tenho muita vergonha de ir para minha terra assim gordinha e com as dicas de vc’s NITRISIUNISTA.COM sei que vou rapidinho visitar minha familia magrerrima com saude beij obrigado

  20. CARMEM comentou:

    OLÁ ADOREI AS DICAS … PRECISO EMAGRECER, POIS EU TENHO DIABETE E COLESTEROL ALTO..É MUITO IMPORTANTE P/ MIM… MUITO OBRIGADOS DE CORAÇAÕ PELAS AS DICA QUE VCS SEMPRE NOS DANDO COM MUITO CARINHO POI VOU APRENDER MUITO COM ISSO…BEIJOS

  21. ADILCELENE comentou:

    GOSTEI MUITO DESTE TEXTO QUE FOI RELATADO,BOM DE MAIS AGORA VOU CONSEGUIR EMAGRECER COM SAÚDE

  22. Grace Carvalho comentou:

    Adorei a matéria. Agora eu sei que estava querendo ser emagrecida e não fazer a minha parte. Obrigada, agora eu vou fazer a minha parte e tenho certeza que terei sucesso.

  23. Rebecca comentou:

    Nossa amei essas dicas foram ótimas. Agora espero conseguir fazer tudo isso. Valeu mesmo!

  24. anna comentou:

    Achei o máximo essa dieta, é fácil e realmente funciona. Estou fazendo esta dieta a 2 meses e perdi 8 kg. Estou maravilhada, pretendo levar essa dieta por toda minha vida.
    Aconselho a quem quiser fazer essa dieta que faça algum exercicio fisico.

    Beijos.

  25. adriana aparecida magalhaes stabile comentou:

    Adorei! Me deu vontade de fazer regime. Vou emagrecer. Beijos

  26. afonso comentou:

    Muito bom mesmo. Tenho 13 anos e 50 kg. Estou precisando de uma dieta. Já tentei fazer, mas nao consegui. Mas a partir desse momento estou disposto a fazer uma dieta. Obrigado!

  27. tatiana souza comentou:

    Vou começar imediatamente e continuar por toda a vida. Ficar com um corpo bonito e com saúde é tudo o que queremos. Faz a nossa auto-estima ficar sempre em alta. Isso nos faz feliz! Obrigada!

  28. gabryelle comentou:

    Achei essas dicas ótimas. A partir de hoje eu vou tentar seguí-las!

  29. Pâmela comentou:

    Parabéns ao site! Sonho me formar em nutrição. Simplesmente AMO ISSO. Poder aplicar em mim será otimo! Tenho 16 anos, 1,74m de altura e estou pesando atualmente 64 quilos. Quero emagrecer para melhorar a auto-estima! Vou tentar seguir, mas moro com meu pai e ele não compra alimentos saudáveis pra eu comer. Por isso fica dificil, mas VOU FAZER de tudo para emagrecer.

    Beijos! Muito obrigada e PARABÉNS pelo site!

  30. renaly comentou:

    Ola! Tudo bem? Adorei as dicas! Tenho 16 anos. Quando estou muito anciosa como mais quantidade. Mais quando quero emagrecer, não tem quem faça eu comer. Amei mesmo as dicas. Beijos

  31. mariany comentou:

    Eu adorei essa sua dica e muito boa espero que ajude a muitos.

  32. deyse comentou:

    Tenho 13 e estou com 56 kg. Estou determinada a emagrecer graças a Deus!
    Dicas boas, obrigada.
    Fiquem com Deus…

  33. ana de jesus comentou:

    Amei as suas dicas! Vou seguí-las com muito carinho. Espero que coloquem mais dicas porque são muito interessantes.

  34. Anonimo comentou:

    Gostei muito das suas dicas…. São realmente muito boas… Emagrecer de maneira saudável…. Muito Obrigada… :)

  35. clara comentou:

    Adorei as suas dicas! Vou seguí-las! Várias pessoas também deveriam seguir, pois nós precisamos nos manter saudáveis!

    Beijos

  36. eyshilla comentou:

    Amei essas dicas! Adorei!

  37. MARILENE OLIVEIRA comentou:

    Poxa, eu realmente estava precisando de uma super dica, vou por em prática, pois depois que tive minha filha engordei quase 30Kg. Estou louca pra perder e não sabia como, mas agora vou por em prática. Obrigada mesmo pela dica!
    Tchau.

  38. elpi comentou:

    Sou muito ansiosa e vou tentar seguir essas dicas, que são ótimas!

  39. anonimo comentou:

    Dicas legais! Vou ver se consigo segui-las e já comecei pelos alimentos integrais. Tento emagrecer uns quilinhos desde a adolescencia. Tenho 25 anos e tive uma filha, mas estou determinada, obrigada!

  40. Rita de Cassia comentou:

    Adorei as dicas. Vou seguí-las e sei que conseguirei emagrecer. Realmente eu estava dependendo das pessoas e remédios para emagrecer e estava esquecendo que tudo depende de mim.

  41. nutricionista comentou:

    Oi Rita!

    Você está de parabéns! É isso mesmo! Bjos

  42. lucas comentou:

    Adorei! Vou começar a seguir também.

  43. marcos comentou:

    Adorei Vou colocar em pratica!

Deixe um comentário