Que tal uma sopa saudável para o inverno?

por Nutricionista Ana Paula Fidélis - CRN9 6192

220px-Instant_miso_soup

O inverno está chegando e os hábitos alimentares mudam não é mesmo? A maioria das pessoas gostam de alimentos mais quentes, pratos mais “pesados” e a famosa sopinha. Esta é uma opção interessante se soubermos escolher adequadamente os ingredientes.

Para os ingredientes é necessário o cuidado na escolha. Não adicione caldos prontos, temperos prontos ou até mesmo o glutamato monossódico. Este está presente nos temperos prontos e caldos prontos porque é um realçador de sabor riquíssimo em sódio. Algumas pesquisas apontam o consumo desta substância com irritabilidade, nervosismo, inchaço, aumento da pressão arterial, dificuldade na perda de peso e outros. Você deve acrescentar ervas e temperos naturais que além de muitos benefícios não são industrializados.

É importante ficar atento a quantidade de óleo. Muitas pessoas abusam da quantidade e a sopa pode tornar muito calórica e de difícil digestão. A quantidade deve ser de 1 colher de sopa de preferência azeite extra virgem ou óleo de canola.

Variar bem nos legumes e verduras, acrescentar carne de acordo com o gosto, mas observar sempre se é uma carne gordurosa ou não. É relevante não misturar mais que 2 carboidratos. Ex: macarrão e batata, inhame, cará, mandioca ou arroz.

Outro fator é que todos pensam que sopa emagrece. Mas na verdade ela pode conter muito mais carboidratos ou proteínas do que uma refeição normal. É preciso conter as quantidades e variar sempre nos ingredientes.

As sopas industrializadas e prontas não devem ser consumidas. Fazem mal a saúde, são ricas em conservantes e corantes, aditivos químicos e o glutamato monossódico. Não contém vitaminas e minerais. E você não deve escolher o produto pelo seu conteúdo calórico, mas sim pela qualidade nutricional. Já foi comprovado que o consumo de alimentos “vazios” compromete o metabolismo.

Sempre escolha mais de 3 legumes, vegetais e coloque 2 ervas.  Para ser rica em proteína a sopa não precisa ter somente a carne, mas sim, feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha. Outra fonte saudável de proteína é a soja na forma fermentada, que é o miso e tofu. São opções interessantes.

Veja aqui uma receita saudável, rica em antioxidantes, que ajuda a controlar o açúcar no sangue e dá saciedade. O miso e o tofu são um tipo de soja fermentada. São ricas em proteínas, substâncias que ajudam a diminuir o colesterol, triglicérides e tem propriedades na prevenção de doenças. Tem um sabor realçante e combina muito bem com o frio.

Sopa de Misô e Legumes
Ingredientes:
500 ml de água (+ 2 colheres de sopa)
2 colheres de sopa de arroz integral
1 xícara de chá de cenoura picada
1 xícara de chá de vagem picada
1 xícara de chá de chuchu picado
400 gramas de tofu cortado em cubos
2 colheres de sopa de miso
1 colher de sopa de vinagre de cidra
Azeite
½ colher de açúcar
Sal (q.b.)
Modo de Preparo:
Leve a água a ferver numa panela e junte o arroz. Cubra, reduza o calor para baixo/médio lume e cozinhe por 10 minutos. Junte os legumes salteados e deixe cozinhar até os legumes amolecerem (3 minutos). Junte o tofu e deixe cozinhar por dois minutos. Retire do lume. Dissolva o miso com as colheres de sopa de água e junte à sopa. Junteo vinagre e o açúcar. Tempere com um pouco de sal.

Sopa de Misô e Legumes

Ingredientes:

500 ml de água

2 colheres de sopa de arroz integral

1 xícara de chá de cenoura picada

1 xícara de chá de vagem picada

1 xícara de chá de chuchu picado

400 gramas de tofu cortado em cubos

2 colheres de sopa de miso

1 colher de sopa de vinagre de cidra

Azeite

½ colher de açúcar

Sal à gosto

Modo de Preparo:

Leve a água a ferver numa panela e junte o arroz. Cubra, reduza o calor para baixo/médio lume e cozinhe por 10 minutos. Junte os legumes salteados e deixe cozinhar até os legumes amolecerem (3 minutos). Junte o tofu e deixe cozinhar por dois minutos. Retire do lume. Dissolva o miso com as colheres de sopa de água e junte à sopa. Junte o vinagre e o açúcar. Tempere com um pouco de sal.

Fonte:  ANutricionista.Com - Ana Paula Fidélis - CRN9 6192 - Nutricionista em Belo Horizonte.

Sacks et al. Soy Protein, Isoflavones, and Cardiovascular Health. June 7, 2009
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário