Prevenção contra o câncer com carotenóides

por Nutricionista Ana Paula Fidélis - CRN9 6192

carotenoides

O câncer é estimulado e ativado por fatores como poluição, metais pesados que estão nos peixes, panelas e alguns alimentos; alimentação pobre em nutrientes e em antioxidantes, alimentação rica em gordura saturada e trans, pobre em fibras, uso do cigarro, álcool, alimentos embutidos, com conservantes e corantes.

Muitas pessoas costumam dizer que “tudo dá câncer”, já ouviram alguém falar disso? Pois bem, não se trata disso. O que está acontecendo é que os estudos ficaram mais específicos e as pessoas estão sabendo mais a respeito dos gatilhos que influenciam no aparecimento do câncer. As pesquisas científicas estão ai para nos ajudar e não para nos amedrontar.

Uma substância bastante estudada para a prevenção contra alguns cânceres são os carotenóides. Estão presentes na gema do ovo, milho, nectarina, laranja, papaya e abóbora; na maioria das frutas e hortaliças como espinafre, couve, mostarda e melão.

A luteína, um carotenóide,  tem ação comprovada de antioxidante por proteger as células contra os radicais livres. Juntamente com a zeaxantina, outro carotenóide, tem ação de prevenção contra degeneração macular e catarata.

O licopeno é responsável pela cor vermelha de alguns alimentos e possui uma poderosa ação antioxidante. Ele também foi bastante estudado para prevenção contra o câncer de pulmão, próstata e estômago. Também tem ação contra os radicias livres formados na atividade física e contra a asma induzida pela o exercício físico. Os estudos mostram que sua ação é mais eficaz quando os alimentos estão processados por exemplo o molho de tomate.

Uma boa forma de prevenir contra o câncer é aumentar o consumo de antioxidantes, pois os radicais livres lesionam as células e aumentam a chance do aparecimento de câncer; consumir muitas fibras presentes nos vegetais, frutas, grãos, produtos integrais e farelos; aumentar sempre a ingestão de água, evitar o consumo rotineiro de produtos industrializados, embutidos, álcool e cigarro; consumir 3 porções de alimentos com cor vermelha, laranja e amarela e sempre praticar exercícios físicos.

Fonte:  ANutricionista.Com - Ana Paula Fidélis - CRN9 6192 - Nutricionista em Belo Horizonte.

Referências Bibliográficas:
Pharmacol Res 55:207-16, 2007

NEUMAN, I.; NAHUM, H.; BEN-AMOTZ, A . Allergy; 55(12):1184-9, 2000

JEFFREY, E. Diet and Detoxification Enzymes. Managing biotransformation: The metabolic, genomic and detoxification balance points.13th International Symposium. Tampa, FL. April, 2006.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário