Os óleos que fazem bem a nossa Saúde!

por Nutricionista Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502

óleos

Atualmente existe uma grande preocupação com os níveis de colesterol presentes em nossa corrente sanguinea, mas existem alguns óleos que podem ajudar a reduzir esses níveis e ainda podem trazer outros benefícios para nosso organismo!

Esses óleos são conhecidos como Ômega-3 e Ômega-6, e são poliinsaturados, muito se fala sobre os “ômegas”, mas pouca gente conhece todos os benefícios que eles podem nos trazer.

Fontes de Ômega-3 e Ômega-6

O Ômega-3 é encontrado em alguns vegetais como rúcula e espinafre, em algumas sementes como a linhaça, em peixes de água fria como atum, salmão, sardinha e cavala e em óleos vegetais como o de soja, canola e o azeite de oliva.

O Ômega-6 é encontrado principalmente em óleos vegetais, ovos e sementes como a linhaça.

Quais os benefícios que esses óleos podem nos trazer?

O principal beneficio do Ômega-3 e do ômega-6 é a diminuuição do LDL colesterol, conhecido como o “mau”colesterol, e dos triglicerídeos e o aumento do HDL colesterol,  conhecido como o “bom” colesterol, mas o consumo desses óleos podem trazer outras vantagens como:

Prevenção da hipertensão arterial e trombose;

Prevenção do diabetes tipo 2;

Redução do risco de doenças cardíacas;

Ação Antiinflmatória;

Desenvolvimento do sistema nervoso e retina;

Desenvolvimento neurológico do feto durante a gestação;

Melhora dos níveis de concentração em crianças e adolescêntes em idade escolar;

Prevenção do aparecimento de depressão em adultos;

e melhora do humor!

Dicas

Os óleos ômega-3 e 6 são saudáveis, mas não devem ser consumidos em excesso, a recomendação diária média de ômega-3 é de 1,6g para homens e 1.1g para mulheres,

A recomendação diária de ômega-6 é de 17g para homens e 12g para mulheres, lembrando sempre que essas recomendações são para pessoas adultas e saudáveis;

Para que ocorram os benefícios dos óleos poliinsaturados é neccessária a diminuição do consumo de gorduras saturadas e trans, essas gorduras são encontradas em frituras, carnes gordas, queijos amarelos, e principalmente em alimentos industrializados, que apresentam grande quantidade dessas gorduras;

O azeite de oliva é uma ótima fonte dos “ômegas”, mas deve ser utilizados em tempero de saladas e outras formas de preparação sem aquecimentos, pois quando aquecido ele pode perder suas propriedades;

Castanhas, nozes, amêndoas e outras sementes oleagenosas são saudáveias, porem muito calóricas e devem ser consumidas em poucas quantidades;

Lembrando sempre que um nutricionista pode indicar a dose correta de Ômega 3 e 6 para a melhora de sua saúde, além de uma dieta balanceada e rica em vários nutrientes para a manutenção de sua saúde.

Fonte:  ANutricionista.Com - Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502 - Nutricionista em Maringá.

MARTIN, Clayton Antunes; ALMEIDA, Vanessa Vivian de; RUIZ, Marcos Roberto, et. al. Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e ocorrência em alimentos. Rev. Nutr.Campinas, 19(6):761-770, nov./dez., 2006.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Um Comentário para “Os óleos que fazem bem a nossa Saúde!”

  1. Rafaelaa comentou:

    Muito bom o artigo! Gostei muito de saber sobre os óleos.

Deixe um comentário