Os Benefícios dos Iogurtes na Nossa Alimentação

por Nutricionista Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405

untitled2

No iogurte há propriedades nutricionais benéficas, como por exemplo ser de fácil digestão, aumenta a longevidade e é um produto muito bom para quem tem problemas gastrointestinais.

Hoje em dia encontramos vários tipos de iogurtes:

IOGURTE NATURAL: tem sabor suave, podendo ser consumido puro ou usado em receitas como saladas, doces, pães, molhos, recheios variados e sorvetes. O iogurte natural tem todos os nutrientes oferecidos pelo nosso leite, como as proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais. Os microorganismos vivos exercem influência positiva no nosso organismo. Há várias versões desse iogurte como com mel e suco de frutas.

IOGURTES DESNATADO: tem os mesmos benefícios que o iogurte natural. O iogurte desnatado tem a vantagem de ter menos gordura na sua composição, e com isso, tem valor calórico baixo. Com essa quantidade menor de gordura recomenda-se não só a quem procura emagrecer como também aos que estão de olho nos níveis do colesterol.

IOGURTES FUNCIONAIS: é um iogurte desenvolvido especialmente para regularizar o intestino “preso”. Na sua composição tem a presença do bacilo DanRegulari, que segundo pesquisas é o único que percorre o trato gastrointestinal, chegando vivo e em quantidades grandes ao intestino e com isso garante um trânsito regular. Há vários sabores como manga, ameixa, nozes, coco, morango, além do original. Na linha fibras encontramos frutas vermelhas e cereais, aveia, mel e cereais. Esses iogurtes atuam na prisão de ventre e ainda tem a versão ligth com 0% de gordura e tem sabores como morango, pêssego e ameixa.

Ainda temos no mercado iogurtes com composição de lactobacillus acidophilus e bifidobacterium lactis, que são lactobacilus funcionais, tem 0% de gordura e colesterol e ainda tem em sua composição fibras. Esses lactobacilus regularizam o trato intestinal, atuando nos intestinos grosso e delgado, ajudando assim o equilíbrio da flora intestinal. Esse iogurte tem um valor calórico baixo, com 81 calorias a cada 100 ml. Há vários sabores como: ameixa, morango e mamão, além do tradicional.

IOGURTES LIGHT: esses iogurtes tem em sua composição 0% de gordura e não contém açúcar. Outro ponto a favor são enriquecidos com as vitaminas A, C, D e E. Nos produtos desta linha temos os iogurtes com pedaços de frutas, os líquidos, cremosos e com suco de frutas, todos com diversos sabores.

POTINHO DO BEM

Os iogurtes tem importantes nutrientes como proteínas, zinco, cálcio, vitaminas A e do complexo B.

-  As proteínas são fundamentais na construção, renovação e reparação dos tecidos do nosso corpo, onde se inclui pele, cabelos e unhas. Participando também dos hormônios, enzimas e anticorpos;

- O cálcio é um fundamental mineral na manutenção e formação dos ossos, unhas e dentes, e ainda participa das contrações musculares;

- O zinco além de aumentar a ação das nossas enzimas no combate dos radicais livres, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, retardando o envelhecimento e fortalece o crescimento dos cabelos;

- As vitaminas A são fundamental na saúde da nossa visão e da nossa pele. Essa vitamina restaura e constrói tecidos novos, auxiliando no tratamento de furúnculos, abcessos, queda de cabelos e acne;

- As vitaminas do complexo B ajudam no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, importantíssimos na produção de oxigenação das células, produção de energia, funções neurológicas normais e produção de neurotransmissores;

IOGURTE NO NOSSO ORGANISMO

Com a inclusão do iogurte no nosso organismo temos benefícios nos em vários aspectos como:

- Há uma melhora no funcionamento do intestino combatendo as bactérias presentes no nosso intestino e promovendo a limpeza do local;

- Tem um aumento dos níveis de cálcio no nosso organismo, o que ajuda no combate à osteoporose o que ajuda a manter os ossos e dentes fortes;

- Tem um bom funcionamento na absorção de nutrientes no nosso organismo;

- Há restauração na flora bacteriana, livrando os efeitos colaterais;

- Tem uma diminuição de gases, fermentação, inflamações, infecções intestinais e flatulências;

- Há uma melhoria na sistema imunológico;

- Tem uma renovação nos tecidos do corpo;

- Tem uma desaceleração do processo de envelhecimento;

- Há uma melhoria na diminuição da barriga e na queima de gorduras;

- É um ótimo aliado na reposição do cálcio no período da menopausa;

Recomenda-se 3 porções por dia de leite e seus derivados (iogurtes, queijos). Por ter alta quantidade de cálcio e proteínas em sua composição, suas propriedades probióticas, o iogurte tem diversos benefícios no nosso organismo e é recomendado, além de ser focos de vários estudos e investimentos no ramo alimentício.

Fonte:  ANutricionista.Com - Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 - Nutricionista no Guarujá.

SALGADO, Jocelem. Iogurtes e leites fermentados: uma alternativa no tratamento das desordens intestinais. (site vya estelar)
SALGADO, Jocelem. Guia dos Funcionais. Dieta Alimentar para Manter a Saúde e Evitar Doenças. São Paulo: 2.009. Editora Ediouro.
VIUNISKI, Nataniel. A importância do Cálcio na Nutrição. Revista Today #83, abril de 2.005.
TEIXEIRA, Romero Alves. A Importância do Ferro em nossa Alimentação. Site Boa Saúde, dezembro de 2.003.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário