Os Benefícios das Frutas para o Organismo

por Nutricionista Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405

frutas estética

As frutas têm o poder de nutrir o organismo e contribuir para uma boa saúde, mas algumas ganham destaques no quesito beleza. Elas são capazes de contribuir duplamente para a maciez da pele e o brilho dos cabelos: ao serem ingeridas (trazendo benefícios de dentro para fora) ou incluídas em receitas de cremes e máscaras (potencializando o seu efeito embelezador de fora para dentro).

Veja como transformar o seu pomar num verdadeiro SPA com 15 receitas de especialistas no assunto.

O QUE COMER

ABACATE: Não é à toa que muitas linhas de cosméticos utilizam essa fruta como ingrediente principal. Figura tradicional nas receitas caseiras de beleza, o abacate é rico em óleos naturais carregados de vitamina A, B e E e propriedades emolientes. Além disso, os flavonoides da fruta tem efeito antioxidante e protetor das células, contribuindo para o combate ao envelhecimento precoce.

ABACAXI: Também se destaca por seu poder antioxidante, capaz de retardar o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Tem muita vitamina C que, além de prevenir doenças e organizar o funcionamento do organismo como um todo, participa da produção de colágeno, que traz viço e maciez à pele.

COCO: Em forma de óleo, é muito eficiente nas cicatrizações e, por isso, benéfico para recuperar peles secas e danificadas. É facilmente absorvido e pode ser usado também em esfoliações, que eliminam as células mortas e deixam a pele mais lisa. A água de coco faz muito bem aos cabelos, pois contém sais minerais que devolvem o brilho e fortalecem os fios.

LARANJA: Por ser rica em vitamina C, importante elemento do processo de formação do colágeno, preserva a firmeza, a elasticidade e a resistência da pele. No entanto, não costuma ser utilizada em máscaras de beleza, por conta da acidez.

PÊSSEGO: Já ouviu falar em “pele de pêssego”? Macia e aveludada, essa fruta é referência para descrever a sedosidade de uma pele bem cuidada, mas ajuda também a dar boa aparência para os cabelos e unhas. O betacaroteno, responsável pela cor amarelo-alaranjada do pêssego, se transforma, dentro do organismo, em vitamina A, que hidrata e recupera a pele.

FAÇA EM CASA

Com receitas eficientes de beleza que utilizam frutas e podem ser feitas em casa sem medo. Aproveite o baixo custo e a praticidade para sentir-se bem da cabeça aos pés!

CUIDADO AO PREPARAR RECEITAS CASEIRAS

CONSCIENTIZE-SE: Antes de manipular qualquer ingrediente – mesmo os naturais, como as frutas – informe-se sobre as propriedade deles. Segundo a esteticista Regina Ferraz, mesmo que você consuma o alimento normalmente, sempre há riscos associados à utilização de frutas diretamente sobre a pele. Os componentes podem causar manchas, queimaduras, provocar alergias e até lesões graves, que não podem ser totalmente recuperadas nem mesmo com tratamento médico.

FAÇA TESTES: Experimentar a preparação caseira numa pequena região do pulso (onde a pele é mais fina) é sempre recomendado antes de aplicá-lo no rosto ou corpo. O mesmo vale para os cremes de cabelo: teste nas pontas dos fios para garantir que dará tudo certo.

USE NA HORA: Nada de guardar cremes e máscaras para usar no dia seguinte. As frutas têm prazo de validade curto, especialmente depois de descascadas, e devem ser utilizadas imediatamente.

REDOBRE A ATENÇÃO AO UTILIZAR FRUTAS CÍTRICAS: Limão, laranja, caju e abacaxi têm substâncias fotossensibilizantes que, além de mancharem a pele, podem queimar. O figo, apesar de ter ação adstringente, também pode provocar queimaduras e até formar bolhas.

LOÇÃO TÔNICA

Ingredientes

2 kiwis

1 copo (250 ml) de suco de maracujá concentrado

Modo de Preparo

Amasse a polpa dos kiwis até ficar uma mistura homogênea. Aplique na pele, deixe por alguns minutos e enxágüe com água fria. Depois, faça uma compressa de suco de maracujá com gaze ou tecido leve. Espere 20 minutos e retire.

LOÇÃO ANTICASPA

Ingredientes

1 cebola grande picada

1 limão grande ou 2 pequenos

1/3 de abacate

Modo de Preparo

Junte a cebola, o limão com a casca e o abacate no liquidificador e bata bem. Aplique duas vezes por semana nos fios duas horas antes de lavar. Depois, lave bem e evite se expor ao sol.

HIDRATANTE PARA O CORPO

Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo vegetal de abacate

3 gotas de óleo essencial  de lavanda

Modo de Preparo

Misture os ingredientes e passe no corpo. Não é necessário enxaguar.

HIDRATANTE PARA CABELOS SECOS

Ingredientes

1 abacate médio

1 clara de ovo

Modo de Preparo

Retire o caroço do abacate e raspe a fruta. Misture a polpa à clara do ovo e bata na batedeira ou no liquidificador até obter uma consistência homogênea. Aplique sobre os cabelos molhados e deixe por 20 minutos. Lave normalmente em seguida e repita a cada 15 dias.

ESFOLIANTE CORPORAL

Ingredientes

3 colheres (sopa) de óleo vegetal de amêndoas

2 colheres (sopa) de sal

2 colheres (sopa) de leite

10 gotas de óleo de semente de uva

Modo de Preparo

Misture o sal e o óleo de amêndoas e espalhe sobre a pele suavemente em movimentos circulares. Enxágüe com água morna, retirando completamente a mistura. Em seguida, junte o leite e o óleo de semente de uva e aplique sobre a pele com algodão para hidratar.

O óleo de semente de uva não tem contra indicações: pode ser usado em todos os tipos de pele. Rico em ácido linoleico, vitaminas e betacaroteno, ele dá mais elasticidade à pele, prevenindo a formação de rugas. Pode ser encontrado em lojas de óleos essenciais.

PRÉ-TRATAMENTO PARA CABELOS OLEOSOS

Ingredientes

1 maçã

½ limão

1 colher (sopa) de chá de hortelã

1 copo (250ml) de água

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique nos cabelos por cerca de 15 minutos antes de lava-los. Em seguida, retire, lave bem e evite se expor ao sol.

MÁSCARA DE MORANGO

Ingredientes

5 morangos frescos

1 colher (sopa) de leite

Modo de Preparo

Amasse os morangos com um garfo, acrescente o leite e misture bem. Espalhe pelo rosto e espere 20 minutos antes de retirar, com água corrente.

MÁSCARA HIDRATANTE

Ingredientes

¼ de abacate

3 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo

Amasse o abacate e misture ao mel, aplicando, em seguida, sobre o rosto (evite a área dos olhos). Deixe agir por 20 minutos e remova com água. A máscara é ideal para ser feita após a esfoliação.

PASTA DE MACIEZ

Ingredientes

1 abacate maduro

1 colher (sopa) de azeite

1 banana pequena

1 gema de ovo

Modo de Preparo

Aplique a pasta nos cabelos e massageie o couro cabeludo. Cubra com uma touca de banho e deixe agir por cerca de uma hora. Retire com uma ducha de água morna e em seguida lavem bem com xampu de sua preferência.

MÁSCARA PARA PELE SECA

Ingredientes

1 fatia de melancia sem sementes

1 colher (sopa) de mel

Modo de Preparo

Amasse a polpa de melancia numa vasilha adicione o mel, mexendo até adquirir consistência homogênea. Passe no rosto e pescoço e deixe agir por 15 minutos. Depois, lave com água fria.

A pele seca é a mais propícia a ter rugas, pois escama com facilidade e tem os poros fechados. Requer hidratação constante e potente.

MÁSCARA ANTIMANCHAS

Ingredientes

1 copo de iogurte desnatado sem sabor

1 colher (sopa) de aveia em pó

1 colher (sopa) de polpa de mamão papaia passada na peneira

Folhas frescas de alecrim

Modo de Preparo

Misture levemente a aveia e o mamão ao iogurte com um garfo até ficar homogêneo. Aplique no rosto previamente lavado, e cubra com folhas de alecrim. Deite-se e relaxe por 20 minutos, apoiando os pés numa almofada para deixa-los levemente acima do nível da cabeça. Retire a mascara com água fria, removendo os resíduos e enxugue bem. Para completar, utilize seu hidratante preferido no rosto e pescoço.

HIDRATAÇÃO DE CABELOS

Ingredientes

Água de coco natural (não utilize as de caixainha, que podem ter conservantes e outros ingredientes)

Modo de Preparo

Após lavar os cabelos, aplique sobre os fios, como último enxágüe.

CREME RESTAURADOR DE CABELOS DANIFICADOS

Ingredientes

2 bananas descascadas e amassadas

1 colher (sopa) de mel

Modo de Preparo

Misture as bananas descascadas e amassadas ao mel até conseguir um creme de textura homogênea. Aplique sobre os cabelos úmidos, deixando agir por 20 minutos. Repita 1 vez por semana para recuperar os fios danificados por química, mar e piscina.

CREME PARA REDUÇÃO DE VOLUME

Ingredientes

2 bananas nanicas

1 colher (sopa) de óleo de girassol

Modo de Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea e consistente. Em seguida, passe nos cabelos e espere 30 minutos para lavar com xampu neutro.

CREME PARA DAR BRILHO AOS CABELOS

Ingredientes

1 pote (250ml) de iogurte natural integral

½ manga grande

1 colher (café) de óleo de girassol

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique a mistura nos cabelos, envolvendo os fios com uma toalha por 20 a 30 minutos. Depois, lave bem como de costume.

Fonte:  ANutricionista.Com - Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 - Nutricionista no Guarujá.

Bontempo, Marcio. Novo Manual de Medicina Natural. São Paulo: Editora Rideel, 2.009.
- Tillman, Jon. Vitaminas. São Paulo: Editora Rideel, 2.009.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário