Os 10 Motivos mais usados para não começar uma dieta

por Nutricionista Daniela Mendes Tobaja - CRN3 27602

papai-noel-na-balanc3a7a_450x338_getty1

Com certeza você já ouviu alguma das seguintes frases:

1-) ”Vou esperar passar as datas comemorativas e depois eu começo”.

2-) ”Primeiro vou me matricular em uma academia”.

3-) “Tenho que ir a um médico e fazer alguns exames primeiro”.

4-) “Na segunda-feira eu começo!”

5-) “Não tenho tempo para começar uma dieta ou academia”.

6-) “Estou sem dinheiro”.

7-) “Estou esperando meu marido/filho/amigo para começarmos juntos”.

8-) “Não sei cozinhar”.

9-) “Meu namorado ( família e/ou  amigos) só fazem programas “fast food””.

10-) ”Tenho hipotireoidismo”.

Mas será que são motivos reais para você não começar a se  cuidar?

  • QUAL O MELHOR MÊS PARA COMEÇAR A DIETA?

Se você esta procurando um mês mais tranquilo para começar, logo vai perceber que ele não existe. Em dezembro temos o natal, logo depois o ano novo e para muitos, férias. Logo vem o carnaval, a páscoa, o inverno, as festas juninas, além dos aniversários, casamentos, feriados e outras datas comemorativas.

  • COMO COMEÇAR?

Se você realmente quer perde ou manter o seu peso, o jeito é começar a sua reeducação alimentar já. Primeiramente riscando a palavra exageros da sua rotina. Segundo, procure ajuda de um profissional e faça algo correto, seguro e personalizado a suas necessidades. Terceiro, tenha metas, quem não sabe onde quer chegar, não chega a lugar algum.

Um erro muito comum é começar uma dieta da internet ou de revista. A chance de sucesso (bons resultados e manutenção) é muito pequena, pois são dietas que não consideram a sua rotina, metabolismo, idade, preferência, sintomas e são muito difíceis de serem mantidas. Comece pelo básico, aumentando o consumo de frutas e verduras e dando preferência aos carboidratos integrais. Sempre se alimento em pequenas porções de 3 em 3 horas.

  • POSSO FAZER UMA DIETA SÓ DE SEGUNDA A SEXTA?

Em 1 mês (30 dias) temos em média 4 finais de semana (8 dias)
Em 1 ano (360 dias) temos 96 (sábados + domingo) = O QUE CORRESPONDE a  praticamente 1/3 DO ANO!

Isso sem contabilizarmos as sextas-feiras e feriados.  Portanto se você quer realmente perder peso, exageros devem ser evitados. Os alimentos que desfavorecem a sua meta podem ser consumidos, porém em pequenas porções e com frequências menores.

  • COMO MANTER MINHA META NO NATAL ?

Comer regularmente de 3 em 3 horas é muito importante para que você tenha um controle sobre a quantidade de alimentos, evitando um grande pico de fome.

- Evite as entradas

- Na hora da ceia, primeiramente observe as opções e faça suas escolhas.

- Comece a montar o prato pelo grupo das saladas. Elas devem ser majoritárias no seu prato: Rúcula, alface, agrião, repolho, brócolis, tomate, cenoura, etc. Torne a sua salada mais atrativa para esta data, utilizando ingredientes diferentes do seu dia a dia: alcachofra; aspargo; mussarela de búfala, tomate seco, alho poró. Incremente com frutas (manga, abacate, morango, abacaxi) e/ou oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas). As frutas secas também dão uma cara diferente para as saladas: uva passa, damasco seco.

Apostar na apresentação do prato é fundamental, sirva em porções e utensílios unitários. As saladas por exigirem uma maior mastigação irão favorecer a sua saciedade.

- Grupo dos carboidratos:

Arroz; batata; mandioquinha; massas; tortas; farofas, salgados e derivados da farinha.

Escolha apenas 1 do grupo e coma com moderação, ocupando no máximo ¼ do seu prato.

- Grupo das proteínas:

Peru; carne de boi; carne de porco; peixe; ovos. Novamente apenas um, com moderação.

O tamanho da porção não deve ser superior a palma da sua mão (sem os dedos).

- As frutas de final de ano, são uma ótima opção de entrada ou de sobremesa. Agora se você não resiste a um doce, lembrem-se: eles contêm muito açúcar, que pertence ao grupo dos carboidratos.

- Não repita o prato ou a sobremesa. A 10ª garfada tem o mesmo gosto da primeira, porém com um resultado totalmente diferente.

- As bebidas alcoólicas também podem prejudicar o seu objetivo, beba com moderação, intercale com água e nunca perca a conta de quantos copos você tomou.

- A mastigação é fundamental para saciedade, consequentemente uma menor ingestão de alimentos.

- Lembre-se, o natal é apenas um dia do ano, não uma semana natalina, portanto no outros dias volte a sua rotina, dando preferências aos carboidratos integrais, carnes mais magras como os peixes e o tradicional feijão.

Estas orientações também servem para outras datas comemorativas.

Boas Festas !!

Fonte:  ANutricionista.Com - Daniela Mendes Tobaja - CRN3 27602 - Nutricionista em Piracicaba.

Coutinho W.F., Monteiro J.B., Sichieri R. Recomendação de alimentação e Nutrição saudável para a população Brasileira. Arq Bras. Endocrinol. Metab. v44. n3, 2000.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário