Nutrição: Uma boa aliada nos distúrbios estéticos

por Nutricionista Mírian Valério - CRN2 7012P

nutri estetica

A busca pela beleza está cada vez mais em evidência na sociedade e na mídia atual. Ferramentas que dão suporte para um padrão de imagem corporal sem celulites, sem gordura localizada e por músculos cada vez mais turbinados. Estes fatores, alimentam a expectativa de conquistar um corpo perfeito, aliado ao hábito de fazer dietas, o apelo por produtos dietéticos e por novidades que surgem no mercado que prometem potencializar estes resultados no organismo.

A idealização pela estética, influencia o comportamento das pessoas atrás de um modelo de beleza, que de forma indireta considera a aparência uma aliada para  alcançar a felicidade e o sucesso, o que de certa forma não deixa de ser verdade, já que uma boa aparência física melhora a auto-estima e o poder de confiança das pessoas.

Com isso a procura por uma alimentação saudável vem crescendo, mas além de adquirir hábitos  saudáveis, há alternativas na nutrição que otimizam melhores resultados na dieta e na prática esportiva. Veja como dar um empurrãozinho para melhorar:

Flacidez:

Para prevenir a flacidez da pele é importante um aporte de energia necessária para a preservação da massa magra, assim como obter um ingesta adequada de vitamina C (laranja, morango abacaxi, tomate, etc.) e proteína (carnes, feijão, soja, grão de bico, etc.). A gelatina, popularmente indicada para este fim, possuí em parte sua contribuição, pois a presença de alguns aminoácidos (lisina e prolina) ajudam na formação de colágeno, porém para aumentar a biodisponibilidade desses nutrientes pelo organismo, recomenda-se  o uso da gelatina sem sabor ou o colágeno em pó, pois a presença de corantes e edulcorantes artificiais presentes na gelatina comum, são substâncias que “sugam” os nutrientes no organismo.

Celulite:

Problemas circulatórios e alterações no tecido adiposo em geral, favorecem para que a celulite apareça. Os alimentos que colaboram no tratamento e na prevenção da celulite são aqueles que fornecem fitoquímicos, ou seja substâncias funcionais que auxiliam na regulação dos fatores predisponentes e reparam as alterações já sofridas pelo tecido. Existem nutrientes que podem ajudar no restabelecimento do tecido, reduzir o inchaço e ainda ativar a queima de gordura. Além disso, os nutrientes auxiliam na eliminação de toxinas, que congestionam os tecidos.

Uma boa dica é aumentar o consumo de alimentos ricos em silício, como aveia, cevada, salsa e cereais integrais, pois este nutriente contribui no fluxo de nutrientes e ajuda a liberar as toxinas. Lembrando que a ingestão de água, também é fundamental neste processo.

Envelhecimento:

O envelhecimento é um processo multifatorial associado com a degeneração progressiva das funções biológicas agregado a um aumento da suscetibilidade à doenças. O envelhecimento da pele inclui causas genéticas, hormonais, nutricionais, tabagismo e o acúmulo de radiação solar, sem proteção acumulado durante a vida.

Vitaminas e minerais antioxidantes (Vitaminas A,D, E e C, selênio, magnésio e zinco) protegem contra o estresse oxidativo, que gera o envelhecimento e a morte celular, ou seja contribui para o aparecimento de rugas.

Estudos apontam que a alta ingesta de vitamina C e ácido linoleico está associado com a baixa prevalência de rugas, enquanto que a alta ingestão de carboidratos e gorduras pode colaborar com o envelhecimento da pele.

A coenzima Q10 desempenha papel fundamental  na geração de energia celular, além de ser antioxidante, porém após os 35 anos de idade a produção de Q10 caí e com isso as células não desempenham suas funções de forma adequada e ficam mais suscetíveis as agressões.

Além de aumentar o consumo de determinados alimentos, tais substâncias citadas neste artigo, também podem ser suplementadas. Procure um nutricionista capacitado, a fim de que ele possa indicar e equilibrar uma alimentação ou composto específico para as suas desordens nutricionais e estéticas.

Fonte:  ANutricionista.Com - Mírian Valério - CRN2 7012P - Nutricionista em Rio Grande.

SCHNEIDER, Aline Petter. Nutrição Estética. São Paulo: Ed. Atheneu, 2009.
WITT, Juliana da Silveira Gonçalves Zanini; SCHNEIDER, Aline Petter. Nutrição Estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional. Ciênc. saúde coletiva vol.16 no.9 Rio de Janeiro, 2011.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário