Nutrição para goleiros

por Nutricionista Giovana Guido - CRN3 21630

Goleiro Marcos

A posição de goleiro é aquela em que são exigidas condições especiais do atleta para ocupá-la. Para se tornar um atleta tecnicamente completo, o goleiro deve dominar diversas ações defensivas como pegadas, encaixes, defesas em diversos ângulos, etc.

Sabe-se que o treinamento físico é um dos mais importantes para o alcance do máximo desempenho esportivo, pois melhora os níveis de performance técnicos, táticos, psicológicos e físicos. Diversas capacidades físicas são essenciais para o bom rendimento de um atleta, para o goleiro em particular: flexibilidade, velocidade, força, explosão, coordenação, equilíbrio e agilidade.

O treinamento físico para goleiros consiste em exercícios para desenvolvimento de força explosiva, agilidade, velocidade de reação (reflexo), flexibilidade e na resistência anaeróbia. Os treinos devem sempre ser periodizados pelos treinadores de goleiros.

Para se obter uma boa evolução nos treinos e desenvolvimento da capacidade física necessária, uma boa nutrição é o elemento chave para o sucesso do atleta. Assim como os jogadores da linha, o goleiro também necessita de uma dieta diferenciada, hidratação e suplementação. Vamos ao passo-a-passo:

1º - Reeducação Alimentar: o ponto de partida para melhorar o desempenho dos goleiros é trabalhar com eles uma reeducação alimentar, que nada mais é do que fazer as substituições saudáveis dos alimentos e se alimentar de 3-3 horas. Então, eles devem abolir do cardápio os alimentos muito gordurosos, frituras, açúcar refinado em excesso, refrigerantes, carnes gordurosas, fast-food e salgadinhos;

2º – Aumento no consumo de carboidratos saudáveis: Os carboidratos são os nutrientes que fornecem energia para o treino e recuperação. Então, devem ser consumidos em altas quantidades diariamente. Melhores fontes: massas, cereais, batata, mandioca, pães, frutas e legumes. É obrigatório consumir carboidratos antes e após os treinos;

3º – Proteínas magras: As proteínas atuam na recuperação e manutenção da massa muscular, essencial aos treinos de força e potência que os goleiros executam, então, um bom aporte de proteína deve ser dado aos atletas. Consumir proteínas magras, sem excesso de gorduras: carnes brancas, carne vermelha sem gordura, laticínios desnatados e ovos;

4º – Líquidos: Os treinadores devem pegar no pé de seus goleiros com relação aos líquidos. Muitos atletas não sabem da importância de uma boa hidratação, então, só tomam água quando sentem sede, mas não sabem que quando há sede, já tem desidratação presente. Então, o ideal é tomar líquidos durante o dia todo, no mínimo de 1-1 hora e durante o treino a cada 15-20 minutos;

4º – Suplementos: Um esquema interessante de suplementação inicial para goleiros seria:

  • Carboidratos antes, durante e após o treino: optar pela maltodextrina ou dextrose;
  • Proteínas antes e após treino: Whey protein (proteína do soro do leite: suplemento básico e muito eficaz);
  • Creatina: 5g/dia no pós-treino (junto com o shake de carboidrato e proteína);
  • Hipercalórico: Usar para atletas que necessitem aumentar o peso corporal. Utilizar um shake de 1-2x/dia com leite desnatado;
  • Aminoácidos: BCAA ou leucina antes e após ou glutamina após;
  • Betaína no pré e pós treino junto com bebida esportiva.

Sempre consulte um profissional Nutricionista para fazer um plano alimentar individualizado e caso necessário orientar o consumo de suplementos esportivos adequados.

Fonte:  ANutricionista.Com - Giovana Guido - CRN3 21630 - Nutricionista em Campo Limpo Paulista.

REFERÊNCIA:

GONÇALVES, G.A.; NOGUEIRA, R.M.O. O treinamento específico para goleiros de futebol: uma proposta de macrociclo. Estudos, Goiânia, v.33, n.7/8, p. 531-543, jul./ago. 2006.

BARROS, Turíbio L, GUERRA, Isabela. Ciência do futebol. Editora Manole, 2004.

BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Um Comentário para “Nutrição para goleiros”

  1. @mude_nu comentou:

    Olá, Giovana!

    Parabéns pelo artigo super informativo. Aproveito a oportunidade para fazer uma sugestão:

    Que tal um artigo sobre nutrição para ciclistas e triatletas, que são desportistas de alta performance que precisam de uma super atenção com a alimentação, tendo em vista que o gasto calórico dos praticantes de esportes de endurance é altíssimo.

    Ficaria feliz em ler esse artigo por aqui!

Deixe um comentário