Melhore os sintomas da Síndrome do Ovário Policístico

por Nutricionista Ana Paula Fidélis - CRN9 6192

sindrome do ovario policistico

Você tem ou já ouviu falar da Síndrome do Ovário Policístico? Então é uma síndrome que tem a causa a resistência insulínica. Esta resistência é causada por alimentação incorreta, estresse, aumento da inflamação no nosso corpo, poluentes, obesidade, sedentarismo e outros

As pessoas que tem a Síndrome geralmente tem alguns destes sinais: aumento dos pêlos, aumento de peso principalmente no quadril e barriga, dificuldade de perder peso, queda de cabelo, acne no queixo e  pescoço, infertilidade dentre outros.

Uma das consequências são ganho de peso, aparecimento de diabetes, aumento do colesterol sanguíneo, aumento da inflamação e estresse.

Muitos alimentos ajudam a melhorar o quadro e alguns hábitos também. Precisamos melhorar a resistência insulínica e para isso é preciso praticar atividade física prinicpalmente aeróbica, beber bastante água, melhorar o hábito alimentar e diminuir o estresse.

Os alimentos que ajudam  são ricos em minerais como o zinco, magnésio, ácido lipóico, cromo e vanádio, além de serem ricos em fibras e possuirem carga glicêmica baixa. Eles ajudam a melhorar a resistência, melhoram a concentração de glicose no sangue,  aumentam a saciedade, diminui as gorduras, inflamação e estresse.

- Farinha da casca de maracujá – pode ser colocada em preparações como bolos, pães, tortas e em sucos;

- Batata Yacon – é um tubérculo que pode ser comido cru ou colocado em sucos. Já existe ele na forma de chips;

- Canela – pode ser colocada nas saladas de frutas, em sucos, em cima de bolos;

- Chá verde – cuidado para pessoas hipertensas, com gastrites e não pode consumir perto das grandes refeições;

- Peixes;

- Abacate, açaí sem xarope;

- Diminuir a ingestão de açúcar simples, farinhas, gorduras, produtos ricos em sódio, adoçantes, leite e derivados. Não ficar sem comer, se alimentar adequadamente.

Estas são apenas dicas! Consulte um profissional nutricionista que irá te ajudar a melhorar a qualidade de vida!!!

E lembre-se: cada alimento leva a uma resposta no corpo diferente  em cada pessoa!!

Fonte:  ANutricionista.Com - Ana Paula Fidélis - CRN9 6192 - Nutricionista em Belo Horizonte.

Naves, Andréia. Nutrição Clínica Funcional: obesidade. São Paulo: Valéria Paschoal Editora Ltda. 2009
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Um Comentário para “Melhore os sintomas da Síndrome do Ovário Policístico”

  1. Paulo H. Rodrigues comentou:

    Parabéns pelo artigo Ana, tenho estudado sobre a RI, e a identificação de sinais da SOP é muito importante, ainda mais quando não há sinal de acontose!!

Deixe um comentário