Maca Peruana para melhorar a fertilidade?

por Nutricionista Francis Moura Santos - CRN5 3243/P

Você já ouviu falar em Maca Peruana? Não! Pois bem, a Maca peruana é uma planta originária dos Andes, que parece um rabanete e cresce no alto das cordilheiras. Acredita-se que esta planta, cujas plantações sobrevivem em ambiente inóspito por cerca de 500 anos, tem uma boa ação como fortificante, revitalizante e aumenta a fertilidade das pessoas que a consome. Infelizmente ainda são poucos os estudos científicos comprovando os efeitos benéficos da Maca, entre eles estaria também o seu efeito como hipoglicemiante, tendo em vista que trata-se de uma planta rica em fibras.

Segundo o endocrinologista Gustavo Gonzales, que tem a maioria dos artigos publicados sobre a maca, afirma que a planta tem realmente um bom potencial como afrodisíaco, mas que vai além, aumentando a contagem de espermatozoides nos machos e diminui a mortalidade dos embriões em fêmeas, ou seja, aumenta a FERTILIDADE.

A maca é muito indicada para as pessoas que sofrem com a falta de concentração, cansaço físico e mental. Outra planta que também tem um bom efeito sobre esses sintomas é o Ginseng (Panax ginseng). Alguns estudiosos comparam a maca peruana com o Ginseng, mas estes comentam que a maca tem uma ação até melhor que o Ginseng.

Ah, Francis! Então quer dizer que se eu estiver cansado e sem ânimo, é só eu passar na farmácia e comprar a maca ou ginseng que o meu problema está resolvido? NÃO! Lembre-se que todo e qualquer fitoterápico (plantas que tem ação medicinal assim como os medicamentos, que podem ser na forma de extrato seco ou extrato alcoólico)  ele deve ser prescrito por um profissional habilitado e nas quantidades adequadas para o seu caso. Isso após prescrição e análise de exames laboratoriais. Ou seja, PROCURE UM NUTRICIONISTA!

Mas os estudos realizados com maca ainda não são conclusivos, necessitando assim de mais estudos e com melhores metodologias. Os cientistas acreditam que boa parte do efeito benéfico da planta pode estar relacionado a substâncias que estão presente em pequenas quantidades na planta. Entre essas substâncias estão os glicosinolatos, que também são encontrados em brássicas (couve, repolho, brócolis). Os glicosinolatos, para ter um bom efeito, precisam entrar em contato com uma enzima chamada mirosinase; essa enzima faz a quebra dos glicosinolatos e transforma em isotiocianatos, que tem uma boa ação antioxidante. Aproveito a oportunidade para lembrar os vários benefícios dos antioxidantes para o nosso organismos, entre eles a prevenção do câncer; evita o envelhecimento precoce; protege o coração; etc.

Os pesquisadores que estudam a maca apontam a falta de estudos da composição desta planta que parece ter muitos benefícios para a saúde do ser humano, entre eles estudos definindo muito bem a composição química da planta e quais serias as substâncias responsáveis pelos efeitos estudados da planta no ser humano e qual o mecanismo de ação. Até para que o profissional que for prescrever a planta o faça com base em estudos muito bem conduzidos.

Mas é sempre bom ressaltar que muitos dos seus sintomas podem estar relacionados a uma alimentação errada, e de nada adianta um fitoterápico maravilhoso sem os nutrientes necessário para que a planta tenha uma boa ação no seu organismo. Por isso, procure um nutricionista, cuide do seu intestino e da sua alimentação, ofertando os macro e micronutrientes para que seu corpo possa atingir e a potência máxima!

Fonte:  ANutricionista.Com - Francis Moura Santos - CRN5 3243/P - Nutricionista em Salvador.

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/04/descubra-os-segredos-da-maca-que-estimula-o-desejo-sexual-e-retarda-o-envelhecimento.html
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário