Linhaça ajudando no emagrecimento e na saúde

por Nutricionista Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405

A linhaça ajuda na redução de peso, pois têm lignina e fitoestrogênio, substâncias essas que ajudam a reduzir as células gordurosas e o apetite. A lignina é bem conhecida por ajudar na redução de tumores na mama. Estudos comprovam que este composto atua na apoptose (morte) celular, matando assim as celular defeituosas.

A casca da linhaça é rica em proteínas, vitaminas e minerais. Uma das vitaminas que está presente é a vitamina E, contribuindo assim no envelhecimento precoce.  Controla o colesterol, melhora a digestão, ativa a memória, ajuda também no controle da hipertensão arterial. Confira como a linhaça ajuda em alguns casos:

-  Colesterol: por ter ômega 3 e ômega 6 auxilia na diminuição do colesterol ruim (LDL) favorecendo assim o aumento do colesterol bom (HDL), ajudando a manter a saúde do coração;

Prisão de Ventre: por ter alto teor de fibras insolúveis diminui a constipação ajudando no funcionamento do intestino. O aumento no consumo de fibras deve ser acompanhado do aumento de consumo de água, pois os nutrientes precisam de líquidos para agirem corretamente;

Emagrecimento: por serem rico em fibras ajuda na perda de peso. As fibras solúveis absorvem a água, com isso forma um gel que retarda o esvaziamento do estômago, aumentando assim a sensação de saciedade e acaba reduzindo o apetite.

Memória: o ômega 3 protege as membranas dos neurônios, preservando as funções do cérebro. Alguns estudos mostram que o ômega 3 ajuda na prevenção da demência e Mal de Alzheimer;

TPM e Menopausa: por ter lignana, essa substância ajuda amenizar os sintomas da TPM e menopausa;

A melhor maneira de consumir a linhaça é na forma de farinha. Para fazer o farelo é só bater a linhaça no liquidificador e guardar em embalagem escura com tampa e armazenar na geladeira. O consumo ideal é de 2 colheres de sopa por dia, podendo adicionar no iogurte, leite desnatado, frutas amassadas, sucos de frutas, no preparo de pães ou ser adicionada na salada. Após triturar a linhaça evite guardar por muito tempo porque acaba perdendo os nutrientes.

Evite comer a linhaça de forma exagerada, pois o excesso pode interferir na absorção de alguns nutrientes.

Para se ter um resultado positivo passe a usar a semente de linhaça diariamente em sua alimentação, na quantidade correta.

Dica de Suco para Digestão

½ mamão papaia sem casca e sem sementes, 1 rodela de abacaxi sem casca, 1 colher (sopa) de sementes de linhaça, 1 copo (250ml) de água mineral ou filtrada. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Beba logo em seguida, 1 (uma) vez por dia.

Fonte:  ANutricionista.Com - Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 - Nutricionista no Guarujá.

TRUCOM, Conceição. A importância da Linhaça na Saúde. São Paulo: Editora Alaúde, 2.006.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário