Lanche Escolar Saudável

por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

 

 

O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil. É difícil para a mãe unir praticidade com qualidade e é difícil a criança aceitar o que a mãe escolheu. Muitas vezes o prático não é o mais saudável, mas são o que as crianças mais adoram. E esses alimentos passam a ser consumidos com mais frequência. Hoje nós encontramos um grande crescimento da obesidade infantil. E com certeza a alimentação escolar influência muitos nisso.

Mas tudo tem um jeitinho. Existe um meio termo para essa dificuldade. Seguem algumas dicas que irá ajudar:

- negociar um dia na semana para a criança escolher o que preferir levar de lanche. De preferência no meio da semana para ficar distante do final de semana que já entram alguns abusos na alimentação;

- evitar monotomia de opções. Procure variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer;

- cuidado com lanches que vão queijos, frios, requeijão ou mesmo evitar levar iogurtes ou produtos que necessitam de refrigeração. São alimentos fáceis de estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o lanche;

- sempre coloque uma fruta na lancheira. Mas deixe com que a criança participe da escolha de qual fruta ela quer levar no dia. Se ela não quiser nenhuma, escolha frutas que não estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá em uma outra oportunidade;

- Sempre pergunte dos lanchinhos dos colegas. Assim ficará mais fácil identificar quando o seu filho comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade isso pode agravar mais o ganho de peso;

 - Além da fruta é necessário levar uma opção de carboidrato que são responsáveis pela energia. Coloque na lancheira pães integrais, bisnaquinha integral, wrap (novidade no Brasil,mas as crianças adoram), barras de cereais, biscoitos integrais.

- as geléias de frutas e polenguinho são boas opções de passar no pão por não precisarem de refrigeração;

- quando for biscoitos ou bolachas não deve colocar na lancheira o pacote inteiro. Sempre separa as porções de 4 a 5 biscoitos para não correr o risco da criança passar da quantidade adequada;

- orientar a criança quando ela for consumir salgados da cantina, escolher os assados e evitar as massas folhadas. O pão de queijo, enroladinho, esfiha e torta são boas opções.

- sempre coloque uma garafinha de água na mochila. As crianças esquecem de beber água. Avise a professora para lembrar o seu filho de tomar a água.

- os achocolatados possuem muita gordura e açúcar. Evite colocá-los todos os dias na lancheira.

A seguir algumas sugestões de combinações, mas lembrem-se que cada criança tem uma necessidade energética diferente e em alguns casos patologias específicas que necessitam de alimentos difirentes. Sempre consulte um profissional Nutricionista para saber a melhor opção no caso do seu filho.

Sugestões

Opção 1: 3 bisnaguinhas integrais com geléia de morango, 1 caixinha de achocolatado e 1 maça.

Opção 2: 5 cookies integrais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 banana.

Opção 3: 3 torradas integrais com geléia de uva, 1 caixinha de achocolatado e 1 pêra.

Opção 4: 1 barra de cereais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 goiaba.

Opção 5: 1 lanche de pão integral com queijo precessado que não precisa de refrigeração e suco de fruta de caixinha.

 

Dica: Existem marcas interessantes de produtos naturais. Dê uma olhadinha que vocês encontrarão excelentes sugestões saudáveis, gostosas e apetitosas!

 

Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

13 Comentários para “Lanche Escolar Saudável”

  1. Edilaine Oliveira comentou:

    Gostaria de saber quanto tempo após tratamento com o medicamento anfrepamona e frempeporex os mesmos continuam no organismo, pois não estou usando os mesmos e nos últimos 05 meses meu peso passou de 63 para 80 kilos…já fiz exames para tireóide e o resultado foi negativo…
    obtive informações de que quando o tratamento é encerrado, ganhamos novamente os kilos que eliminamos e mais o dobro, isso é verdade?

    Aguardo retorno, obrigada!

    Edilaine Oliveira

  2. claudia gonça comentou:

    Olá! Parabéns, gostei muito da matéria sobre alimentação escolar…
    O seu site está maravilhoso!

  3. Erica comentou:

    Seu blog tem ótimas dicas !!!!
    Eu peco mto na alimentação,sou do tipo ou como muito…ou não como nada.
    Não consigo ter um equilíbrio,deve ser por isso que sofro com o efeito sanfona.
    Achei muito boa o post do café da manhã,pq eu começo errado meu dia.E realmente…qdo não tomamos café,queremos comer “um boi” no almoço.

    Vou vir sempre pra pegar uma dicas p/ minha dieta.

    beijinhosssssssssssss

  4. Silvia comentou:

    Suas dicas são preciosas!!
    Agora, uma dúvida: optando por uma alimentação mais natural prefiro não oferecer sucos de “caixinha” na lancheira. Como fazer para que os sucos de frutas naturais não oxidem e percam suas propriedades??

  5. Nutricionista comentou:

    Olá Silvia!

    O suco natural, sem dúvida nenhuma seria a melhor opção. Guardar em garrafa termica, bem fechada e colocar um pouco de limão ajudará, mas não tem como esse suco preservar as suas propriedades e não oxidar com o tempo. Uma dica seria fazer o suco na hora de levar o seu filho para escola. Normalmente o intervalo é no máximo em três horas. Alguns sucos demoram um pouco mais de tempo para "amargar" o sabor.
    Por mais que o suco natural ou a polpa de frutas são excelentes opções, existem marcas no mercado que são orgânicas e dizem no rótulo sem adição de conservantes. Essa seria uma boa opção, por preservarem vitaminas importantes.

    Abraços,
    Nutricionista Cristiane.

  6. Teresa Croti comentou:

    Olá, gostei de sua sugestão para merenda escolar. Muito Obrigado.

  7. André Firpo comentou:

    Paranbéns!

  8. luiza comentou:

    Nossa este site é d+ , eu estava apenas fazendo uma pesquisa escolar, e acabei aprendendo muitas coisas que irei levar para vida toda! O criador ou criadora deste site está de parabéns, ele é muito bom, informativo e aprendemos muito com ele! PARABÉNS! :)

  9. ana paula comentou:

    Meu filho iniciará sua vida escolar neste ano de 2010, e estava procurando informações sobre lanches escolares, e fiquei muito satisfeita com o artigo, vou segui-lo! Grata!

  10. rosilene neves de brito comentou:

    Tenho 2 filhos, um de 3 anos e outro de 2 anos. As vezes eu fico em duvidar de como montar a lancheira deles. Tenho medo de colocar pão com queijo e vitaminadas e fazer mal porque é fácil ter contaminaçao de bacterias.

  11. alysson joyssuan comentou:

    Nossa! Muitas dicas! Obrigada! Sou mãe de 2 crianças. Meu filho adora comer.

  12. Paula Maia comentou:

    Oi! Sou mãe de um menino de dois aninhos. No ano que vem ele começará a ir para escola. Adorei as dicas. Acho essencial uma alimentação saudável.

  13. loise raniele comentou:

    Ttenho um filho de 2 anos e gostaria de saber o que fazer de lanches escolar, pois ele não gosta muito de doces e nem frutas doces ele prefere frutas citricas. Como faço?

Deixe um comentário