Inimigos da dieta: aprenda a combatê-los!

por Nutricionista Tatiane Trevilato de Brito - CRN3 26450

Viloes da dieta 1-792237Perder peso é o objetivo de muitas pessoas, porém a forma como isso é feito nem sempre é a mais correta e saudável. Hoje encontramos muitas dietas que prometem ser “milagrosas”, mas não passam de um grande risco a nossa saúde.

Vamos então conhecer os grandes “inimigos” da dieta e como e por que combatê-los:

Dietas muito restritivas: a ingestão muito restrita faz com que o metabolismo fique mais lento e o corpo estoca gordura mais facilmente.

Ficar muito tempo sem se alimentar: Um grande erro  pensar que o “jejum” é a melhor forma de perder peso. Faça refeições fracionadas (pequenas porções de 3 em 3 horas) para manter o metabolismo acelerado.

Dieta exclusivamente liquida: Por restringir a mastigação, os líquidos não geram a sensação de saciedade e a pessoa continua com fome.

Uso abusivo de alimentos dietéticos: Muitas pessoas acreditam que por determinado alimento ser dietético seu consumo é liberado, porém, precisamos lembrar que estes alimentos são feitos para grupos específicos e podem engordar ainda mais (exemplo: chocolate diet, em que retiram o açúcar mas acrescentam gordura) e ainda podem ser perigosos já que alguns produtos  substituem o açúcar por adoçantes, que normalmente são ricos em sódio e provocam o aumento de pressão sangüínea.

Cortar carboidratos da dieta: Uma técnica extremamente perigosa ao nosso organismo por ser uma fonte importante de energia ao sistema nervoso. Se o carboidrato é cortado da dieta, o organismo passa a utilizar a proteína, ou seja, perde-se a massa magra, o que não é nada vantajoso. Além disso, o carboidrato está ligado a sensação de saciedade e prazer.

Dieta baseada em um único grupo alimentar: por exemplo, dieta das frutas, dieta das proteínas, etc. Nosso organismo precisa de todos os grupos alimentares para que funcione corretamente, além de que a dieta focada em um só alimento, seja qual for, se torna muito monótona, fazendo com que a pessoa desista rapidamente e volte a comer compulsivamente.

Ingestão excessiva no fim de semana: Muita gente faz dieta de segunda a sexta corretamente, mas abusa no final de semana, recuperando tudo o que foi perdido com tanto sacrifício, portanto, quem quer emagrecer precisa ser exigente consigo mesmo e controlar os hábitos todos os dias.

Pensar que alimentos integrais não engordam: O fato de um alimento ser integral não significa que seu consumo possa ser exagerado. São alimentos com maior teor de fibras, menos processados e conseqüentemente mais saudáveis, porém, têm a mesma quantidade de calorias ou mais que um alimento normal.

Falta de tempo para se alimentar: Mesmo com a correria do dia a dia é possível optar por escolhas saudáveis. Fuja das comidas gordurosas, do excesso de sal e açúcar.

Excesso de ansiedade: A ansiedade diminui a produção de serotonina ( hormônio que dá a sensação de bem-estar),conseqüentemente a pessoa acaba ingerindo alimentos ricos em carboidratos (doces e massas) para recuperar a sensação de prazer.

Combata os inimigos de sua dieta e perca peso de uma forma mais tranqüila e saudável. Procure um nutricionista para ajudá-lo nos  primeiros passos.

Fonte:  ANutricionista.Com - Tatiane Trevilato de Brito - CRN3 26450 - Nutricionista em Ribeirão Preto.

Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
World Health Organization. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Geneva: World Health Organization; 2000. (WHO Technical Report Series, 894).
LAKATOS, Lyssie. Acelere seu Metabolismo. Editora Best Seller. 1 ed, 2010.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Um Comentário para “Inimigos da dieta: aprenda a combatê-los!”

  1. Giovanna comentou:

    Fantástico esse artigo! Parabéns Dra Tatiane, adoro os artigos que você escreve! Aguardo o próximo!

Deixe um comentário