Hipertensão e Alimentação

por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

Quando pensamos em hipertensão arterial não podemos esquecer de sua relação com o excesso de sal. Muitas vezes, quando o médico aconselha tirar o sal da comida, pensamos apenas no sal da preparação dos alimentos. Mas será que é somente aí que encontramos o sódio? Não podemos esquecer que a substância do sal, o sódio, nem sempre tem o gosto salgado. É só pensarmos no catchup, na mostarda e no refrigerante.

Quando vamos ao supermercado estamos rodeados de produtos riquíssimos em sódio. O tempero pronto industrializado, que dá aquele sabor diferenciado ao alimento, é um ótimo exemplo disso. Além de conter muito sódio, é riquíssimo em gorduras ruins que são prejudiciais ao coração. Os produtos congelados, que são tão práticos e se encaixam perfeitamente à nossa rotina do dia a dia, como a lasanha, a pizza, entre outros, possuem uma quantidade excessiva de sódio. Quem nunca ficou deslumbrado na seção dos frios? São tantas as opções. Mortadella, presunto, peito de perú, mussarela, queijo prato, apresuntado, salame, rosbife. Todos são ricos em sódio. A salsicha, lingüiça, nuggets, peixes empanados, hambúrguer, almôndega, conservas, molhos prontos, carne seca, bacalhau não podiam ser diferentes, ou seja, todos são ricos em sódio.

Mas será que sobra algo para comermos?

Sobra sim!

Para temperar basta utilizar temperos naturais. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

alhoALHO – ajuda a melhorar sistema imunológico, reduz colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e previne câncer.

cebolaCEBOLA – assim como o alho, auxilia na redução do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Também ajuda na redução da pressão arterial e colabora para evitar o entupimentos das artérias.

gengibre GENGIBRE – é analgésico, anti-inflamatório, vermífugo e ajuda na digestão. Além disso, reduz o desejo de fumar.

salsa SALSA – Tem ação diurética, digestiva e anti-séptica. Ajuda nas infecções do aparelho urinário.

alecrimALECRIM – é digestivo e diurético.

cebolinha CEBOLINHA – contém vitamina A (bom para olhos e pele),  C (ajuda na resistência contra gripes e resfriados) e ferro.

hortelaHORTELÃ – o chá de hortelã, feito das folhas, é diurético, digestivo e melhora a dor de estômago. Nas folhas há presença de vitaminas A, C e do complexo B, além dos minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio.

tomilho TOMILHO – É considerado digestivo, vermífugo e estimulante.

oregano ORÉGANO – ajuda na azia, enjôos e flatulência.

manjericao MANJERICÃO – Possui ação diurética.

Portanto, a comida do hipertenso somente será “sem sabor” se não soubermos aproveitar esses temperos deliciosos e maravilhosos para a saúde.

Em relação aos frios, é melhor evitar. Sobre o hambúrguer e a almôndega é fácil de resolver o problema. É só prepará-los em casa. Compre carne moída de segunda qualidade (coxão mole, duro, palheta, patinho), que são carnes mais magras, tempere utilizando os temperos naturais e asse no forno. Pronto. Saboroso e gostoso, você não sentirá falta do hambúrguer industrualizado.

Em relação a salsicha e a lingüiça, fica mais complicado dar um jeitinho de fazer em casa. Portanto, esses produtos devem ser consumidos esporadicamente quando a pressão arterial estiver controlada e você não esteja nervoso no dia.

Agora vamos conhecer os tipos de sais que mais encontramos nos supermercados e entender qual é a melhor escolha para você que tem a pressão arterial alta.

sal marinhoSal marinho: É um sal natural, encontrado nas rochas. Contém cloreto de sódio, iodo, cálcio, magnésio, entre outros minerais.

sal refinado Sal refinado: É o mesmo do marinho, mas passa pelo processo de refinação onde é moído e adiciona-se iodo para evitar-se o bócio.

sal light Sal light: seu teor de sódio é reduzido. Possue 50 % de sódio e 50% de cloreto de potássio. O nosso corpo retêm o cloreto de potássio menos tempo no nosso organismo o que colabora a não ter aumento da pressão.

Uma dica super importante é retirar o saleiro da mesa. Esse sal de adição prejudica muito o hipertenso. Nem mesmo na salada devemos adicioná-lo.

Quem costuma utilizar adoçantes deve ficar atento a substância do adoçante que está consumindo. É necessário evitar sacarina sódica e o ciclamato de sódio. Se vocês repararem, estas substâncias estão presentes nas marcas mais famosas e na maioria dos alimentos diet e light dos supermercados.

Segundo o III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial, a recomendação de sal diário para o hipertenso é de 6 gramas por dia, ou seja, 1 colher de chá de sal contando todas as preparações do dia.

Mas lembrem-se!!! Não é só controlando o sal que o tratamento nutricional estará sendo feito adequadamente. Você não pode esquecer de ter uma alimentação saudável. Comer de 3 a 5 porções de frutas por dia, vegetais crús e cozidos no almoço e jantar, preferir alimentos integrais e evitar frituras e excesso de óleo nas preparações dos alimentos. O excesso de gordura aumenta o risco de ter infarto. A pressão alta também. Por isso, não devemos abusar nas gorduras. Não podemos esquecer que nós não devemos utilizar, tanto o azeite quanto o óleo, durante o cozimento dos alimentos. Ambos tornam-se ruins para a saúde. Devemos adicioná-los após o preparo dos alimentos.

A bebida alcóolica é um outro vilão no tratamento do hipertenso. Não existe nenhuma dúvida. O consumo da bebida alcóolica está diretamente propocional ao aumento da pressão arterial.

Agora está nas suas mãos. O que você escolherá para colocar no seu prato?

Importante: Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional devidamente credenciado em seu conselho regional. Havendo interesse em passar em consulta com um profissional nutricionista qualificado clique aqui.

Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

16 Comentários para “Hipertensão e Alimentação”

  1. Brígida Lima comentou:

    Parabéns pela página. É muito bom ficar sabendo que o chá das folhas do hortelã é diurético, pois sou hipertensa e esse é um dos poucos chás de que gosto. Obrigada pelo reforço na lista dos alimentos com muito sódio… Enfim, gostei do formato e da linguagem utilizada para informar.

  2. zete comentou:

    parabéns por ter colocado esta pagina . Sou hipertensa e as vezes fico na dúvida
    do que comer , mais fiquei feliz em conhecer um pouco do sal marinho light,
    continue colocando novidades para os seus leitores .

  3. Jane comentou:

    Obrigada pelas informações e esclarecimentos sobre que tipo de sal usar para hipertensos. Que bom podermos contar com pessoas esclarecidas e objetivas como vcs. Parabéns.

  4. Edmara Lucia comentou:

    Na minha dieta para emagrecer, utilizo muitas ervas e raizes citadas acima, que evidentemente deram apoio ao processo de perda de peso, redução de colesterol, minimização dos sintomas da menopausa e muito PRAZER EM VIVER! Minha água de gengibre faz sucesso na geladeira do meu trabalho! O alecrim perfuma os assados! A salsa é a rainha dos sucos!

  5. MARIANA comentou:

    ADOREI O SITE! TENHO 21 ANOS E PRESAO ALTA. ESSAS DICAS FORAM ÚTEIS PARA MIM.

  6. JOÃO BOSCO CARVALHO comentou:

    AGRADEÇO AS INFORMAÇÕES, SOU UM HIPERTENSO DESINFORMADO QUE NÃO
    ACREDITAVA NA GRAVIDADE DA DOENÇA.
    AGORA QUE SENTI AS VERDADEIRAS REAÇÕES, TIVE A SORTE (GRAÇAS A DEUS) DE PODER TRATAR MELHOR E COM MAIS RESPONSABILIDADE DA MINHA SAÚDE.
    ANOTEI TUDO!

    MUITO OBRIGADO,
    BOSCO.

  7. rui antonio ribeiro comentou:

    Gostei muito das orientações. Vou me esforçar para seguí-las.

  8. rosicler comentou:

    Gostei muito do site. Ouvi dizer que tem um adoçante que o hipertenso não pode tomar. Gostaria de saber qual é.

  9. Cristiane Mara Cedra comentou:

    Oi Rosicler!

    Os Hipertensos devem evitar os adoçantes a base de ciclamato de sódio e sacarina sódica.

    Abraços,
    Nutricionista Cristiane.

  10. claudes alves de oliveira comentou:

    Parabéns. Estava a procura de temperos para hipertenso e vou utilizar de maneira moderada os ítens mencionados. Tenho 47 anos e pressão alta. Vou me cuidar. Gostaria de saber, se possível, os tipos de exercícios físicos que possa fazer?
    MUITO OBRIGADO.
    CLAUDES.

  11. joao arcega comentou:

    Parabens pela matéria!

    Para os produtos industrializados exitem informações da % sódio utilizado na composição do produto, por exemplo: pão integral (torrada) como posso saber se este produto não prejudicara o hipertenso, bem como os demais alimentos industrializados.

    É necessário que profissionais como você, continue orientando e ensinando…

    Obrigado
    Joao Arcega
    Arcega

  12. Manoel! comentou:

    Cristiane, gostei muito das informações, pois tenho procurado me informar a melhor maneira para me alimentar, para que eu tenha uma melhor qualidade de vida. Mais uma vez, a parabenizo pela clareza de informações, que muito contribuirá se praticado por pessoas que são hipertensas.

  13. DENISE comentou:

    Sou hipertensa e gostaria de saber qual o adoçante indicado. Gostei muito da matéria.

  14. nutricionista comentou:

    Oi Denise!

    Você deve evitar os adoçantes com sódio. Ex: ciclamato de sódio e sacarina sódica. São boas opções a sucaralose e steviosídeo 100% natural. Consulte um Nutricionista para o profissional orientá-la melhor.

    Abraços,

  15. Ricardo Luiz comentou:

    Denise, boa noite!

    Queria saber se o hipertenso pode tomar cerveja.

    Abraços.
    Ricardo

  16. Regina comentou:

    Gostei muito da explicação foi bem minuciosa. Me ajudou bastante.

Deixe um comentário