FRUTAS DO BEM!

por Nutricionista Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405

fruta

Quem é consumidor assíduo das bancas de frutas e, ao longo do dia, busca nas fruteiras delícias para saciar a fome, às vezes nem sabe, mas está correndo na direção oposta ao consultório médico. Isso porque esses alimentos são fartos em vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas para o organismo. Mais do que tratar problemas, as frutas previnem muitos deles – de anemia a doenças degenerativas – e ainda amenizam os sintomas de diversas enfermidades. Vamos conferir.

CORPO FORTALECIDO

Para enfrentar os desafios do dia a dia (cansaço, desgaste, vírus, bactérias), o corpo precisa estar bem preparado. Para isso, o sistema imunológico deve ser abastecido com um nutriente fundamental: a vitamina C, que melhora a resistência e combate a ação dos radicais livres, causadores de danos às células. Ela tem papel importante, especialmente para quem está com deficiência desse nutriente.

Embora seja associado a laranja, é a acerola a grande campeã no aporte de vitamina C (a quantidade em 9 acerolas corresponde a de 30 laranjas), seguida do caju, da goiaba, do kiwi e do mamão.

A vitamina C age aumentando as defesa do organismo. Outras fontes são: ameixa: 2 a 4 unidades por dia; morango: 1 xícara (chá) por dia; tangerina: 1 unidade por dia.

FORTALECER A IMUNIDADE

Ingredientes

1 copo (250ml) de suco puro de laranja

2 xícaras (chá) de acerola

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba em seguida.

ANTICÂNCER

As generosas quantidades de glutationa e vitamina E encontradas no abacate são importantes no combate à formação de tecidos cancerígenos. O morango contém ácido elágico, catequina e delphinidin, compostos fenólicos com atividade cancerígena. Já na cereja, essa qualidade é atribuída à antocianina e à apigenina, antioxidantes que barram a degeneração celular.

O limão é rico em minerais e vitamina C, mas o destaque fica por conta das substâncias presentes em sua casca e nos óleos essenciais, que previnem tumores e eliminam toxinas do organismo.

Outras fontes são: pêra: 1 unidade por dia; goiaba: 1 unidade por dia; manga: 1 unidade pequena por dia.

MUITA BELEZA

A manga é uma das frutas mais ricas em betacaroteno, substância que combate a ação dos radicais livres no organismo e, por isso, reduz o envelhecimento precoce. A vitamina E, também presente na fruta, se alia ao betacaroteno, e evita o surgimento de rugas e o ressecamento da pele, favorecendo também um bronzeado natural. Com propriedades semelhantes às da manga, o melão é ideal para quem deseja perder peso, pois é formado por mais de 90% de água, ou seja, quase nada de calorias. Por hidratar o organismo e ser diurético, também elimina o excesso de líquidos e toxinas.

A melancia é outra que ajuda a eliminar o inchaço. Sua cor vermelha ainda indica a presença do licopeno, substância poderosa que previne tumores e favorece a circulação sanguínea.

As variedades mais comum de melão são: cantalupo e amarelo. O primeiro é rico em betacaroteno, já o segundo em luteína e zeaxantina, que protegem contra problemas nos olhos.

Outras fontes são: limão: suco 2 unidades por dia; mamão: 1 fatia por dia; lichia: até 20 unidades por dia.

TRÂNSITO LIVRE

Bastante freqüente entre as mulheres, a prisão de ventre é um problema que quase sempre pode ser amenizado e até solucionado com uma alimentação saudável, rica em fibras e vegetais. As frutas são protagonistas nessa batalha, mas algumas se destacam.

A ameixa contém sorbitol, uma substância que auxilia o trânsito das fezes no intestino. Com isso o corpo acumula menos líquidos e toxinas nocivas, grandes responsáveis por inchaços e celulites.

Já o damasco contém fibras solúveis e insolúveis que ativam o funcionamento do intestino. Pode ser consumido fresco em forma de geléia, mousse e creme, ou ainda, na forma seca, com um mix de castanhas, ideal para um lanche leve e nutritivo.

Seria impossível falar desse problema sem mencionar o mamão, consagrado como um santo remédio. A fama se deve a papaína, enzima que facilita o processo de digestão.

Outras fontes são: laranja: 2 unidades por dia; melão: 1 fatia por dia.

COMBATER A PRISÃO DE VENTRE

Ingredientes

1 fatia de mamão papaia sem sementes

1 laranja sem casaca e gomos

1 ameixa preta sem caroço

1 colher (sopa) de linhaça

1 copo (250ml) de água

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce a gosto e beba até duas vezes ao dia.

XÔ, TRISTEZA!

Bateu aquele desânimo? Recorra ao açaí. Altamente energético, também é excelente para a memória e imunidade, além de prevenir problemas cardiovasculares. Por fornecer ricas doses de carboidratos e proteínas, garante muita energia para o funcionamento do corpo, mas, justamente por isso, e também por conter muita gordura (apesar de ser de boa qualidade), deve ser consumido com moderação para não prejudicar a silhueta.

Uma fruta que felizmente vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil é a lichia. Com poucas caloria, é rica em vitamina B2, que participa da formação da serotonina, hormônio do bem-estar. Já o maracujá pode fazer milagres durante as crises de TPM. Apesar de muita gente achar que é o suco da fruta que tem poder calmante e sedativo, na verdade, essas propriedades estão nas suas folhas, que devem ser usadas no preparo de chás.

Outras fontes são: abacate: ½ unidades, até 4 vezes por semana; melancia: 1 fatia média por dia; uva: 1 cacho pequeno por dia ou 1 copo de suco concentrado.

VENCER CANSAÇO

Ingredientes

100g de polpa de açaí

1 banana picada

1 laranja sem casca e sem sementes picada

1 copo (250ml) de água

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce a gosto com açúcar mascavo ou mel e beba em seguida.

CORAÇÃO SAUDÁVEL

A uva, assim como outras frutas de coloração vermelha arroxeada (morango, amora, cereja, framboesa), faz parte de um poderoso time que protege o coração. As chamadas frutas vermelhas são ricas em antocianinas, substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória, que melhoram a circulação e previnem danos nas artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

A fruta usada na preparação de vinhos ainda tem outra valiosíssima substância: o resceratrol, que controla as taxas de colesterol.

Já de acordo com estudos realizados na Universidade de Oslo, na Noruega, 2 unidades diárias de kiwi são suficientes para prevenir doenças como infarto. Suas fibras ainda ajudam a reduzir a absorção de gordura no organismo. Ação parecida têm os compostos fenólicos do caju, que retardam o processo de envelhecimento e impedem o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Outras fontes são: acerola: 3 unidades por dia ou 1 copo de suco; maçã: 3 unidades por dia; damasco: 3 unidades secas ou 2 frescas por dia.

PREVENIR DOENÇAS CARDÍACAS

Ingredientes

2 xícaras (chá) de uvas roxas sem sementes

2 kiwis sem cascas

2 xícaras (chá) de morangos

1 copo (250ml) de água

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Beba logo em seguida.

As frutas vermelhas (morango, framboesa e mirtilo) não só agradam aos olhos, mas também são especiais pelos nutrientes pelos nutrientes que possuem. São ricas em ácido elágico, uma substância antioxidante que previne alterações celulares que podem levar ao câncer e combate ao envelhecimento precoce. Elas protegem o fígado, os olhos e os neurônios.

Outro trunfo dessa salada de frutas é o kiwi, que entre muitos benefícios, ajuda a manter a fertilidade masculina. Já a erva-cidreira, garante ao prato um aroma suave e refrescante.

SALADA DE FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes

5 morangos picados

3 kiwis picados

10 framboesas

½ xícara (chá) de mirtilo

Folhas de erva-cidreira para decorar

Modo de Preparo

Misture todas as frutas e decore com a erva-cidreira. Sirva gelada e, se desejar, adoce com mel.

PREVINA COM FRUTAS

ANEMIA: KIWI, MORANGO.

COLESTEROL ALTO: CAJU, GOIABA, KIWI, MORANGO.

CÓLICAS MENSTRUAIS: KIWI.

DEGENERAÇÃO MUSCULAR: GOIABA, KIWI, PÊRA.

DESIDRATAÇÃO: LICHIA, MELANCIA, MELÃO.

ENVELHECIMENTO PRECOCE: LARANJA, LIMÃO ABACATE.

GASTRITE: BANANA.

GENGIVITE: TANGERINA.

HIPERTENSÃO: BANANA, CAJU.

INDIGESTÃO: ABACAXI, BANANA, PÊRA.

INFERTILIDADE MASCULINA: KIWI.

INFLAMAÇÃO E INFECÇÕES: AMEIXA, CAJU, MAMÃO.

MALFORMAÇÃO FETAL: DAMASCO.

OBESIDADE: LICHIA, MANGA, MELANCIA, MELÃO.

OSTEOPOROSE: CAJU, FIGO, LIMÃO.

PROBLEMAS GINECOLÓGICOS: GOIABA.

PROBLEMAS MUSCULARES: ABACATE.

PROBLEMAS NOS OLHOS: AÇAÍ, AMEIXA, DAMASCO, MAMÃO, MELÃO, MORANGO.

PROBLEMAS NOS OSSOS: AÇAÍ, UVA.

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS: MAÇÃ.

TOSSE: AMEIXA, ABACAXI.

TRIGLICÉRIDES ALTO: CAJU.

Fonte:  ANutricionista.Com - Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 - Nutricionista no Guarujá.

- Bontempo, Marcio. Novo Manual de Medicina Natural. São Paulo: Editora Rideel, 2.009.
- Tillman, Jon. Vitaminas. São Paulo: Editora Rideel, 2.009.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário