Fibras: Qual a sua importância para a saúde?

por Nutricionista Giovana de Mattos Labella - CRN3 8376

Fibras

Com certeza você já ouviu falar de fibras, mas você sabe onde encontrá-las e qual a sua importância para a saúde?

As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis em água, suas moléculas não são digeridas e nem tão pouco absorvidas pelo organismo, portanto não nos fornecem nutrientes nem calorias. Então você me pergunta, por que consumi-las?

É necessário consumi-las, pois sua função é justamente essa, a de agir como uma vassourinha, absorvendo excessos (açúcar, gordura) e varrendo para fora do corpo o que ele não necessita.

A presença de fibras nos alimentos ajudam a manter o corpo em equilíbrio, proporcionando melhor funcionamento do sistema gastrointestinal, agem favorecendo o transito intestinal prevenindo a constipação (prisão de ventre) e doenças relacionadas ao intestino. Auxiliam o controle de peso, retardando o esvaziamento gástrico, provocando maior sensação de saciedade, alem de ser um fator protetor, prevenindo doenças cardiovasculares ajudando a manter bons os níveis de colesterol, triglicérides e glicose.

Viu quantos benefícios? E o melhor é que podemos obtê-las em diversos alimentos, facilmente encontrados em feiras e mercados. Exemplos: Frutas, legumes, verduras, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, soja), oleaginosas (castanhas e nozes), cereais integrais (granola, pães, arroz, farelo de trigo).

Embora tenha-se facilidade de encontrá-las, e terem um custo relativamente baixo, estudos indicam que a população brasileira não consome as quantidades recomendadas de 25 a 30 g/dia para um adulto saudável.

Todavia não podemos sair aumentando demasiadamente as quantidades de fibras através de suplementos sem orientação de um profissional, pois o excesso pode causar alguns efeitos indesejáveis como desconforto abdominal e diminuição da absorção de alguns nutrientes igualmente importantes para saúde como o zinco e ferro.

Portanto uma alimentação balanceada é fundamental, com porções diárias de cereais integrais, legumes, verduras e frutas, como indicados na Pirâmide Alimentar Brasileira, podendo assim, obter as quantidades de fibras necessárias para o nosso dia dia, não esquecendo de aumentar o consumo de líquidos durante o dia para favorecer seus benefícios.

Fonte:  ANutricionista.Com - Giovana de Mattos Labella - CRN3 8376 - Nutricionista em São José do Rio Preto.

Referências Bibliográficas:
Frango G. Tabela de Composição Química dos Alimentos_ 9ª edição, Direitos Reservados Livraria Ateneu Editora, Rio de Janeiro. São Paulo 1992

Kruse HP, Kleessen B, Blaut M.Br j Nutr. 1999
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

3 Comentários para “Fibras: Qual a sua importância para a saúde?”

  1. Gabriela comentou:

    Bom saber que as fibras fazem tão bem!
    Parabéns!

  2. milton campos jardim comentou:

    Gostaria de saber o que substituem as fibras da carne vermelha.

    Obrigado.

  3. Ana Paula comentou:

    Olá Milton,
    Nenhum alimento de origem animal possui fibra alimentar. A carne vermelha possui fibras musculares o que é bem diferente.

Deixe um comentário