Escolhas saudáveis

por Nutricionista Glaucia Figueiredo Justo - CRN4 09100413

Escolhas Saudáveis

Antes de iniciar qualquer dieta ou programa de reeducação alimentar o principal estimulo deve ser a determinação na mudança. Serão mudanças de hábitos, alimentos, horários e principalmente mudança nas escolhas.

Dar o primeiro passo é muito importante, porém ser perseverante é essencial. Essas mudanças não serão nenhum tipo de tortura mas sim descobrimento de um novo prazer: sentir-se bem consigo mesmo.

Na experiência que tenho com reeducação alimentar observo que o mais difícil entre os pacientes é fazer a escolha certa, ou seja a escolha mais saudável. E a principal pergunta: Por onde devo começar minha dieta ou minha reeducação alimentar? Para esse pergunta sempre aponto que os detalhes fazem toda a diferença e ofereço algumas orientações para o dia a dia. Segue alguma dessas orientações:

Nas compras:

  • Faça uma lista de compras antes de sair de casa, nesta lista só entra o que é saudável e necessário.
  • Saia descansado(a) para as compras, e faça uma refeição antes de sair de casa pois, ir as compras com fome estimula o consumo de alimentos que não são necessários e acabam sendo uma “tentação” dentro de casa.
  • Vá sozinho(a) as compras, não leve criança ou adolescente, pois eles certamente  vão escolher alimentos pelo próprio paladar ou pelo estímulos das propagandas.
  • Seja objetivo, evite ficar passeando pelos corredores das guloseimas.

Nas refeições:

  • Faça em desjejum completo com cereais integrais ou pão integral, frutas, uma porção de leite ou derivado.
  • Coma entre o desjejum e o almoço uma fruta com a casca , pois a casca é rica em fibras que conferem saciedade reduzindo aquela “fome de leão” na hora do almoço.
  • Comece o almoço pelas saladas cruas, utilize azeite de oliva para o tempero. Mastigue bem e sinta o sabor dos alimentos. Descubra esse novo prazer.
  • Após a salada monte seu prato escolhendo sempre alimentos coloridos e variados. Observe bem para que em uma refeição você tenha no prato pelo menos 5 cores diferentes, por exemplo: Arroz (branco); feijão (preto); folhosos (verde); carne (vermelho), e um legume (laranja). Cuidado com as quantidades.
  • Caso sinta necessidade de comer doce substitua por uma fruta ou picolé simples de fruta.
  • Tempere o alimento enquanto estiver cozinhando, prefira temperos naturais como alho, cebola, ervas e reduza o sal, pois em excesso pode causar retenção hídrica, edema e hipertensão. Retire também o saleiro da mesa.

O que acaba acontecendo com os pacientes é a pouca noção do que realmente ingere durante o dia e a quantidade. Uma forma prática que ajuda você a observar o seu consumo é fazer um registro diário do que consome da seguinte maneira:

Em um papel anote tudo que ingere e a quantidade, não esqueça de anotar uma bala sequer, lembre-se também dos líquidos (suco, refrigerante, café) e  e ao final do dia observe a qualidade da sua alimentação. Desta maneira fica fácil reconhecer suas escolhas e assim mudar o comportamento para uma alimentação mais saudável.

O acompanhamento com uma nutricionista pode ajudar nessas escolhas, mas não se esqueça que a sua determinação na mudança faz toda a diferença!

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro.

Fonte:  ANutricionista.Com - Glaucia Figueiredo Justo - CRN4 09100413 - Nutricionista em Vila Velha.

Godoy, Antônio Carlos M. de; Maciel, Francisco R. Antunes. Conhecer para emagrecer. São Paulo: Editora Arte e Cultura, 2006.

Vitolo MR. Nutrição da gestação ao envelhecimento. 1a edição. Rio de Janeiro. 2008.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

2 Comentários para “Escolhas saudáveis”

  1. Priscilla comentou:

    Maravilhosas dicas de saúde, e ainda é uma grande força para ser determinada. Um forte abraço as nutricionistas.

  2. LEIA comentou:

    Amei as dicas. Preciso emagrecer, pois estou me sentindo sem disposição para nada.

Deixe um comentário