Ervas e especiarias: uma opção para dar sabor ao alimento.

por Nutricionista Francis Moura Santos - CRN5 3243/P

especiarias_3

Você é hipertenso e o médico mandou tirar o sal da alimentação. E agora? Como vou comer tudo sem sal? Calma! Não é motivo para desespero. Uma ótima opção para substituir o sal de cozinha e dar sabor ao alimento são as ervas e especiarias. Além de dar sabor à sua receita, as ervas e especiarias também podem trazer benefícios a sua saúde.

  • Alecrim: pode ser usado para dar sabor a aves, omelete, molhos, frango, batata e carnes, como a de carneiro. Antigamente era usado como uma pomada para dores musculares e para aliviar dores de cabeça.
  • Açafrão: tempero com propriedades antioxidantes e anticancerígena, o açafrão é responsável pela cor amarelada do Curry. Pode ser utilizado em vários pratos, como sopa, arroz e preparações com peixe.
  • Alfavaca: utilizado em molhos e sopas, auxilia na digestão, eliminação de gases e melhora asma.
  • Artemísia: melhora dores de cabeça e enxaquecas, cólicas, e doenças de como artrite e reumatismo. Acredita-se que possa estimular o apetite. É usada em sopas e assados.
  • Canela: de sabor característico, a canela possui ação antimicrobiana e hipoglicemiante, podendo ser utilizada também em indivíduos com resistência insulínica. Vai bem em preparações com carne de porco, chocolate, vinho quente e sobremesas em geral.
  • Cebolinha: Por conter enxofre, é um tempero que auxiliar no controle da pressão arterial quando ingerida em grande quantidade. Realça o sabor de molhos, batatas, sopas, carnes, frango, peixe, patês, temakis e omeletes.
  • Coentro: o seu sabor forte enriquece as preparações como molhos e pratos a base de aves e vegetais, porém também pode ser usado usado em sopas, massas, carnes e tortas. Além de possuir um sabor marcante, acredita-se que coentro melhora indigestão quando mastigado.
  • Cravo: Além possui uma boa quantidade nutrientes como vitamina C, A, cálcio e magnésio, o cravo também possui uma interessante ação antioxidante por conta de seu conteúdo de compostos fenólicos, auxiliando assim na prevenção de muitas doenças. De sabor marcante, é usado em carnes, frango, sopas, quentão, sobremesas e até no arroz. Além disso, o óleo do cravo possui um composto, o Eugenol, que possui ação anestésica e antiséptica.
  • Manjericão: de aroma e sabor marcante e agradável, é uso como base em muitos pratos, entre eles pizzas, molhos, massas, carne, frango, peixe, saladas, etc. Funciona como antigripal e fortificante.
  • Salsa: Rica em nutrientes (ferro, cálcio, potássio e vitamina C), monoterpenos, bioflavanóides e outras  substãncias que ajudam no combate ao câncer, mas somente quando consumida em porções de mais de 30g. Pode ser usada em sucos, massa, sopas, carnes, patês e molhos em geral.
  • Sálvia: o chá é utilizado como digestivo e também para fazer gargarejos e bochechos, onde auxilia no tratamento de gengivite, aftas e inflamação de garganta. Utilizado em muitos pratos a base de aves e carne de porco, podendo ser usando também em patês, sopas, purê de batata, pães, ensopado de peixe e molhos.
  • Tomilho: seu chá pode utilizado em para aliviar distúrbios intestinais. Gargarejos podem auxiliar no tratamento de inflamações na garganta, em tosse e congestões nasais. É utilizado com frequência na cozinha italiana e pode servir no preparo de caldos, molhos escuros e carnes em geral.
  • Louro: utilizado com frequência no preparo do feijão nosso de cada dia, o seu chá pode ajudar a diminuir a produção de gases. Além do feijão, as folhas de louro podem ser usadas em sopas, molhos, guisados e cozidos.
  • Orégano: utilizado com frequência na finalização da pizza, o orégano também pode ser usado em recheios, saladas, molhos, patês, legumes e pratos a base de tomate. Suas folhas são consideradas digestivas e descongestionante.

Essas são apenas algumas das opções de ervas e especiarias. Então, que tal incrementar um pouco as receitas? Vamos fazer de nossa cozinha um verdadeiro laboratório de química e sabor?
Mas é sempre bom lembrar, somente o seu médico e a sua nutricionista sabem o que é melhor para você. As dicas postadas aqui não substituem o acompanhamento de um profissional especializado.
Bon Appetit!

Fonte:  ANutricionista.Com - Francis Moura Santos - CRN5 3243/P - Nutricionista em Salvador.

Especiarias e saúde: os benefícios da canela. Disponível em: . Último acesso em: 14/03/2012.
SALGADO, Jocelem Mastrodi. Alimentos inteligentes: saibam como obter mais saúde por meio da alimentação. São Paulo: Prestígio, 2005.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário