Doença Celíaca
por Nutricionista Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502
O que é a Doença Celíaca?
Doença Celíaca, ou seja, intolerância permanente ao glúten, geralmente se manifesta na infância podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na fase adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten.
Os portadores da Doença Celíca têm sintomas como diarréia, distenção abdominal e vômitos, mas a médio e longo prazo desenvolvem anemia, perda de peso, e no caso de crianças atraso no crescimento. Isso porque os portadores perdem a capacidade de absorção do intestino se consumirem o glúten.
O que é o GLÚTEN?
É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (subproduto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, bebidas industrializadas, medicamentos e outros produtos não ingeríveis. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca.
Os portadores da doença Celíaca PODEM CONSUMIR:
Biscoitos e bolos à base de: tapioca, fécula de batata, polvilho doce e azedo, milho e maisena;
Frutas e verduras á vontade;
Arroz branco e integral;
Farinha de mandioca;
Leite fermentado/iogurte/coalhada, queijo, manteiga e creme de leite;
Ovos;
Peixes gordos: salmão, atum, sardinha, cavala (ômega 3 = antiinflamatório);
Gelatina, pudim de arroz, sagu ou maisena, geléia de mocotó, geléia de frutas, goiabada, bananada, marmelada;
Azeite de oliva extra virgem, óleo de canola, milho, soja ou girassol;
Soja e derivados: leite, tofu, proteína vegetal texturizada;
Suco de frutas, chás claros (camomila, erva doce, capim limão, etc.);
Importante: Ler os rótulos das embalagens verificando a presença de glúten ou trigo, aveia, cevada e centeio.
Os portadores da doença Celíaca NÃO PODEM CONSUMIR:
Produtos que contenham em sua composição: aveia, centeio, cevada e trigo (aveia em flocos, pão francês e de forma, macarrão, bolos e biscoitos industrializados);
Produtos a base de glúten;
Doces concentrados em excesso;
Leite de vaca ou cabra;
Chocolate em barra e achocolatado em pó;
Carnes enlatadas, frios com farináceos;
Molhos comerciais de saladas;
Levedo de cerveja
Cerveja clara.
Alertas Importantes:
Tenha bastante cuidado com algumas situações, tais como:
Batata frita de restaurante, lanchonete, etc. Certifique-se de que o óleo utilizado na fritura não seja utilizado também para outros fins, pois muitas vezes o mesmo óleo é usado para fritar salgadinhos, deixando-o contaminado com o glúten.
Nunca compre bolachas em padarias que também preparem pães com trigo, pois isso leva à contaminação, uma vez que o trigo, por ser um pó muito fino, fica em suspensão no ar. Ele fica em quantidades mínimas, é claro, mas para o celíaco já é o suficiente para fazer um estrago.
Evite comer feijão quando não souber como ele foi preparado, já que muitas pessoas utilizam o trigo para engrossar o caldo, contaminando-o.
Se outros familiares consomem alimentos com trigo, (como pão, por exemplo), é preciso atenção com a margarina, ou melhor, com os talheres, pois sem querer eles podem ser contaminados. Por exemplo: passando a margarina no pão, utilizamos a faca, que voltará para o pote de margarina. Quando passamos a faca no pão, ela pode ficar contaminada. Desse modo, contamina-se também a margarina, no momento em que a recebe de volta. Assim, a margarina não pode ser consumida pelo celíaco. E esse mesmo caso se aplica a geléias, queijos, etc.
Muito cuidado com as farinhas de milho. Muitos moinhos de milho também trabalham com trigo. Se for possível, procure na sua região por moinhos artesanais e certifique-se que não moem trigo.
Consulte um Nutricionista para uma dieta saudável!
Acesse: www.acelbra.org.br
Associação dos Celíacos do Brasil
Fonte: ANutricionista.Com - Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502 - Nutricionista em Maringá.