Dificuldade para Engordar

por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

É incrível, mas existem muitas pessoas que fazem de tudo para engordar e não conseguem! Parece mentira , mas nos últimos meses eu recebi pelo menos um dúvida por dia me questionando o que fazer para engordar.

Tem muita gente querendo emagrecer e outros querendo engordar. O que essa minoria tem de especial para ser diferente da maior parte da população? Escuto muitos comentários de raiva sobre as pessoas que passam o dia todo mastigando e não engordam uma grama. A explicação para tudo isso é o famoso metabolismo!  Metabolismo é o nosso gasto energético em repouso, ou seja, sabe quando você acorda e só abre os olhos? Nesse momento o coração está batendo, você está respirando e todos os órgãos funcionando. Para isso existe um gasto energético e esse é o nosso metabolismo. Já nascemos com ele, mas conseguimos sim modificá-lo!

Mas hoje eu escrevo especialmente para quem quer ganhar peso. Para essas pessoas valem a explicação da balancinha também. O nosso peso é o resultado do que comemos e gastamos. Se essas pessoas gastam mais energia é óbvio que elas precisam consumir mais, mas será que é batata frita, sorvetes de massa, balas o dia todo? É claro que não! Não é porque são magros que não irão desenvolver uma doença crônica como colesterol ruim alto ou mesmo hipertensão e diabetes. Vale todo o conceito do artigo de alimentação saudável para essas pessoas. A diferença é que elas vão consumir mais vezes ao dia e muitas vezes o consumo de suplementos alimentares irão ajudá-los. Só é possível saber qual suplemento alimentar é mais indicado passando em consulta com um profissional Nutricionista. Cada um é um indivíduo diferente e não dá para generalizar um suplemento para todo mundo. Cada pessoa tem um ritmo de vida diferente o que faz cada pessoa ter uma necessidade energética e nutricional diferente da outra.

Segue algumas dicas que irão ajudá-los a escolher melhor o consumo de alimentos energéticos e saudáveis.

- o abacate é uma excelente opção! Ele possui uma gordura maravilhosa e fibras solúveis que vão ajudar no aumento energético e ainda regularizará o trânsito intestinal, possue prebióticos (alimento para as bactérias benéficas do intestino), inibe a oxidação do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.  Dica de consumo: o abacate fica muito bom na vitamina, ou em pedaços com limão, fazendo uma pasta salgada de abacate amassado com limão, sal e um pouquinho de alho, e uma novidade para o hábito brasileiro, mas uma delícia, é colocar pedaços de abacate no lanche natural. Imperdível!

- comer os alimentos integrais como aveia, granola, biscoitos integrais, pães integrais mais vezes ao dia.

- comer porções de oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, macadâmia.

- colocar azeite no prato de comida para aumentar o valor energético.

- não pode esquecer dos vegetais e frutas devidos nutrientes importantes necessários para o bom funcionamento do organismo.

- A musculação ajudará muito no ganho de músculos (massa magra). Mas para ter uma resposta positiva precisa de uma alimentação adequada em nutrientes, protéinas e carboidratos.

- Coma algum carboidrato uns 30 a 60 min antes de dormir, como uma banana amassada com aveia, cacau em pó e mel, ou mesmo uma vitamina. Não pode ser nada muito pesado para não atrapalhar o sono.

- não esquecer da hidratação, fracionamento de 6 a 8 refeições por dia e mastigação lenta.

Fácil não é, mas gostoso com certeza!!!! Agora se a pessoa ficar comendo só fritura e gordura não irá ganhar peso districuído pelo corpo e sim mais na região abdominal. Invista em saúde! E sempre procure um profissional Nutricionista para ter um plano alimentar individualizado e personalizado!

Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

34 Comentários para “Dificuldade para Engordar”

  1. Ana Paula comentou:

    Ola meu nome é Ana Paula tenho1,62 e peso40!!!!!!!

    Sou muito magra só uso calças mais nada.Gostaria de engordar 13 kg bem espalhados para o corpo,sou muito alegre,trabalho,estudo,e nao pratico atividades fisicas ,e gostaria de ganhar massa muscular bem rapido cançei de ser a "magrelinha"

    bjoks e obrigada pela atençao!Continue com este sucesso!

  2. Fernando Manari Bernardo comentou:

    Ola td bem!?? meu nome eh fernando e tenho 19 anos 1,78m e 60 kg mtoo magro… eu lhe enviei um email espero ke me responda .. eu lhe enviei um email agora pouco e nao vi esse artigo Dificuldade Para Engordar nao imaginava ke isso era mtoo comum pessoas kerendo engordar porke no meio social ke eu vivo soh pessoas kerendo emagrecer dietas pra lah e pra cah ….. ¬¬ e eu o contrario … parabens cristiane pelo seu trabalho !!! vih algumas dicas ali … adorei seu site @_@ !!!

    Bjos
    =D

  3. Dayse comentou:

    Adorei sua matéria falando do assunto com responsabilidade, sou uma dessas pessoas que tem dificuldade para ganhar peso mas vou procurar um nutricionista e vou malhar e depois te falo o resultado… Bjs

  4. Renan Prates comentou:

    Oi meu nome é Renan tenho 18 anos 1,70m e peso 53 kg, gostei muito das dicas “dificuldade para engordar”, apesar que não é fácil ter tempo para cumprir todos os requisitos exigidos mas, não custa tentar. Muito obrigado.

  5. Quesia comentou:

    Oi, meu nome é Quesia. Tenho 21 anos e peso 40 kg!
    Me acho muito magra e meu sonho é engordar. Não aguento mais ser a magrinha da casa.
    Adorei suas dicas e vou seguir todas. Beijos.

  6. Eduardo comentou:

    Parabéns pelo artigo. Como nosso amigo Fernando disse acima, é comum vermos pessoas com dietas de emagrecimento pAra lá e pAra cá. engordar que é bom, nada! Vou tentar seguir algumas dicas. já estou com uma personal treinner comigo, malhando! Segundo a minha educadora física preciso de pelo menos 10kg a mais. tenho 48 kg e 1,73m. IMC muito baixo. Vamos engordar com saúde gente!

  7. vantui comentou:

    Oi! Meu nome é Vantuir, tenho 24 anos e peso 53 kg. Me acho muito magro e não gosto de ser assim. Gostei das dicas e gostaria de receber muito mais dicas para ganhar peso. Abraços!

  8. Alex comentou:

    Olá! Tenho 2 m de altura e peso 70 Kg. Ou seja, sou só osso mesmo. Carne não tenho nada. Vou seguir essas dicas para ver no que vai dar.

  9. Roberto comentou:

    Todos falam da dificuldade em perder peso, mas pessoas magras também sofrem diversos transtornos. O legal é ser normal, ou seja, nem gordo e nem magro. Certo pessoal?

  10. lilian comentou:

    Tenho 29 anos. Tenho dois filhos, 1,50 m de altura e peso 45 Kg. Não aguento mais. Tenho complexo de magresa porque antes de ter filhos pesava 58 Kg. Me ajude. obrigada.

  11. lucinea martins comentou:

    Estava procurando este site a muito tempo. Graças a Deus encontrei! O meu sonho maior é ganhar peso. Estou precisando mesmo. Por mais que tomo remédios, a gordura nao gosta de mim. Quase não tenho apetite. Não consigo me alimentar direito. Adorei esse site. Meus agradecimentos à todas vocês. Beijos

  12. berg comentou:

    Gostei muito dessa matéria. Estou determinado a seguir todas as regras para buscar o peso ideal.

  13. Marcio comentou:

    Amei essas dicas! Irei praticar! Agora mesmo vou ao supermercado comprar principalmente abacate, banana e aveia! Que delícia! Obrigado

  14. camila comentou:

    Olá! Tenho 20 anos. A pouco tempo descobri que tenho Diabetes. Pesava 45 kg e perdi 6 kg por conta da Diabetes. Queria saber se existe uma forma para eu ganhar peso. Não aguento mais receber piadas dos meus amigos. Estou cansada de ser a magrela de casa. Tem algum meio de ganhar peso sem prejudicar a Diabetes? Espero sua resposta!! Beijos e abraços!

  15. Cristiane Mara Cedra comentou:

    Oi Camila!

    Existe sim! Mas para isso você precisa passar em consulta com um profissional Nutricionista para equilibrar o consumo, sem alterar a glicemia.

    Beijos,
    Nutricionista Cristiane

  16. Cristiane Mara Cedra comentou:

    Oi Lilian!

    As dicas desse artigo são só o começo do que você pode fazer. Passe em uma consulta com um Nutricionista para verificar a necessidade do consumo de um suplementação e adequar a sua alimentação.

    Abraços,
    Nutricionista Cristiane

  17. Tuany comentou:

    Parabéns! Adorei sua matéria. Eu já não estava mais aguentando ser magra, agora vou procurar um Nutricionista pra me avaliar, pois isso está me fazendo muito mal.
    Beijos!

  18. Gleide comentou:

    Hoje em dia é muito facil voce ir ao um consultorio com o desejo de emagrecer, na tv no radio é só o que se fala, dos desejos de se tornar magra, acabam esquecendo que ha pessoas que desejam ganhar peso e não conseguem, como o meu caso por exemplo. Tenho 18 anos e peso 40 kilos! É muito triste você ouvir diariamente dos pais ou de amigos que estou magra, por que isso eu já sei, não sou magra por opçao sou magra pelo fato de não conseguir engordar! Sempre acabo me intupindo de comida, as vezes nem fome sinto mas ai sempre alguem fala vc já ta magra ñ vai comer? Quer entrar na garrafa! é dificil ser tachada como magrela, e outros apelidos do tipo. Quero parabenizar pelo artigo, e agradecer pelas dicas, no meu caso segui-las é muito dificil, pois não gosto de muitas coisas citadas, mas vou fazer um esforço para alcançar meu objetivo!

  19. Andrea comentou:

    Adorei suas dicas! É muito bom saber que existem profissionais capacitados que possam nos ajudar! Vou seguir todas as dicas.
    Um abraço!!

  20. Adilson comentou:

    Belas dicas. Vou segui-las. Mas queria saber uma coisa e gostaria que você respondesse. Esses Suplementos fazem as pessoas ganhar musculo ou fazem elas engordarem? Exemplo: Massive Fast , entre outros.
    Obrigado.

  21. luciano comentou:

    Olá! Tenho 27 anos. Há muitos anos tento engordar e não consigo. Tenho 1,87 cm e 62 kg. Minha alimentação é arroz, feijão, saladas, carne só de vez em quando. Queria saber se tem algum suplemento alimentar que possa compor a falta de algum alimento que eu necessito. Espero resposta. Obrigado desde ja.

  22. Itayane comentou:

    Olá Cristiane, tudo bem?

    Bom, sou a Itayane, tenho 19 anos e tenho uma dificuldade muito grande em engordar. Tem tempos que emagreço do nada, fico sem vontade de comer e as vezes quando vou comer sinto vontade de vomitar. Ja tomei muitas vitaminas, mas só sinto fome quando as estou tomando. Gostaria muito q vc me ajudasse. bjs e obrigada pelo espaço.

  23. nutricionista comentou:

    Oi Itayane!

    Realmente no seu caso você precisa de um acompanhamento individualizado. Existem sim algumas maneiras de ajuda-la. Procure ajuda de um profissional.

    Abraços,

  24. nutricionista comentou:

    Oi Luciano! Existem sim suplementos e complementos alimentares para ajudá-lo. Mas para sabermos qual é a melhor opção no seu caso, você precisa passar por uma consulta individualizada.

    Abraços!

  25. nutricionista comentou:

    Oi Adilson!
    Se o suplemento for orientado por uma profissional o objetivo será ganho de massa muscular. Você só ganhará gordura se utiliza-lo de maneira inadequada.

    Abraços,

  26. Di Figueiredo comentou:

    Oi, gostei muito das dicas… Eu sou estudante de nutrição e esse site é muito bom, tem ótimos artigos. Parabéns! Sem falar que também sofro com esse problema de não conseguir engordar de maneira alguma.

  27. BIA comentou:

    Ótima matéria! Realmente existem muitas pessoas que estão abaixo do peso e não conseguem engordar. Preciso ganhar 6kg para ficar com meu peso ideal, o problema é que não sinto fome e nem vontade de comer, estou tomando suplemento alimentar e alimentos hipercaloricos, espero conseguir mais rápido com suas dicas.
    Obrigada!

  28. Adriana comentou:

    Adorei as dicas! Também quero engordar. Vou marcar consulta com a nutricionista.

  29. Amanda comentou:

    Olá! Tenho 14 anos, peso 36 kg e tenho 1,59 m. Por causa disso ja sofri bullying. Sou magra por hereditariedade e queria engordar pra aumentar a minha estima. Minha mãe nao me leva na nutricionista porque ela diz que ela so vai dizer que é “de familia” a minha magreza. Sofro muito com isso e queria que me respondesse pelo e-mail com umas dicas pra eu poder engordar pelo menos um pouco.

  30. Victor comentou:

    Oi! Meu nome é Víctor. Tenho 16 anos. Sou muito magro e peso 50 kg. Alguns amigos me recomendaram tomar maltodextrina. Queria saber o que você me indica para comer. Obrigado!

  31. Dayane comentou:

    Oi, meu é Dayane, tenho 24 anos, 1,60m e 44 kg. Olho pra mim no espelho e só vejo pele e osso. Não aguento mais ver essa cena. Tudo que se vê em mim são os ossos estufados para fora. Minha auto-estima está lá embaixo. As pessoas comentam que estou muito magra. Na minha gravidez engordei 20 kg. Cheguei à 68kg. Perdi tudo em menos de 5 meses e até mais 5kg do que eu tinha antes de engravidar.

    Por favor, eu preciso e eu quero uma ajuda, o que eu faço?

  32. nutricionista comentou:

    Oi Dayane!

    Aconselho você procurar um Nutricionista. O ganho de peso é possível com a reeducação alimentar associada à complementos alimentares. As dicas deste artigo podem ajudar, mas somente passando com um profissional para você ser orientada sobre o que está errado em sua alimentação.

    Abraços!

  33. nutricionista comentou:

    Oi Victor! A Maltodextrina é um açúcar e fornece energia para o seu corpo. Você precisa passar em consulta com um Nutricionsita para ele adequar a sua alimentação ao consumo deste produto e para este profissional ver se tem necessidade de consumí-lo. As vezes, só de corrigir a sua alimentação você conseguirá ganhar peso. Abraços!

  34. nutricionista comentou:

    Oi Amanda! Infelizmente não é tão simples assim. Somente passando com um Nutricionista para você ser orientada sobre o que está errado em sua alimentação. Neste artigo tem dicas gerais, mas uma orientação específica é importante. Beijos!

Deixe um comentário