Dieta e Envelhecimento

por Nutricionista Perla Menezes Pereira - CRN3 14198

A expectativa de vida das pessoas está cada vez maior e a grande preocupação dos profissionais da saúde em relação ao envelhecimento da população é com a qualidade de vida que teremos nesta fase. Não basta morrer mais tarde, temos que manter nossa independência e impedir o avanço das doenças crônico-degenerativas. Diante disso, a alimentação e a nutrição são de suma importância. Quando abordamos o tema envelhecimento esbarramos na questão do controle dos sinais do envelhecimento e prevenção do aparecimento destes sinais, assim a estética continua a predominar em todas as fases da vida com a busca por tratamentos estéticos que movimentam a indústria da beleza.

É interessante observar que a alimentação e o estilo de vida saudável das pessoas (dormir bem, não fumar, horas de lazer etc) promovem o retardo dos sinais do envelhecimento, inclusive o cutâneo. As rugas e as marcas na pele ocorrem, por fatores intrínsecos (redução dos telômeros, diminuição do sistema de reparação celular, aumento da exposição celular aos radicais livres resultantes do metabolismo) e extrínsecos (exposição à radiação solar, dieta pobre em nutrientes, dieta rica em compostos pro-oxidantes, baixa hidratação, presença de doenças). Dessa forma, a alimentação saudável previne o envelhecimento da pele ao controlar fatores extrínsecos do envelhecimento e também por prevenir o aparecimento de doenças.

Dietas pobres em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes facilitam a ação dos radicais livres. Esses radicais livres atuam inativando proteínas e enzimas corporais. Na pele agem sobre as moléculas de colágeno e elástica. A falta de hidratação adequada e o consumo elevado de gorduras saturadas e hidrogenadas também influenciam a saúde da pele por, respectivamente, levar ao ressecamento da pele e a produção exagerada de sebo e promover aparecimento de oleosidade e acne.

Há uma gama de tratamentos dermatológicos em consultórios médicos e clínicas de  estética para aumentar a produção endógena de colágeno e elastina da pele e também o preenchimento das rugas e linhas de expressão. Entretanto, cabe ressaltar que em associação à dieta saudável esses tratamentos se tornam mais efetivos – a alimentação promove a melhor recomposição do tecido cutâneo.

Alimentos importantes para prevenção e tratamento de rugas:

  • Temperos naturais: alho, cebola, coentro, cravo, canela, cardamomo, cúrcuma, hortelã, pimenta, manjericão, manjerona, cheiro verde, colorau, alecrim;
  • Colágeno Hidrolisado (suplementação a partir dos 30 anos de idade);
  • Sementes Oleaginosas (ricas em magnésio, antioxidantes e vitamina E): castanha do para, castanha de caju, amêndoas, pistache, amendoim, avelã, etc;
  • Peixes e carnes magras;
  • Abacate, açaí, óleo de oliva;
  • Frutas cítricas: laranjas, limões;
  • Frutas ricas em polifenóis: uva, mirtilo, morango, ameixa, berries, maçã, romã;
  • Chá verde, chá branco, chá mate;
  • Hortaliças verde escura e folhagens;
  • Abóbora, cenoura, pimentões, berinjela, repolho, chuchu e outros legumes;
  • Feijões, grão de bico e lentilhas;
  • Chocolate Amargo.

Conforme observado, os alimentos importantes para a prevenção de rugas e linhas de expressão também promovem a saúde cardiovascular e a prevenção do aparecimento de alguns tipos de cânceres. A nutrição estética é, portanto, importante para incentivar as pessoas a se cuidarem mais e pode sim, promover a saúde das pessoas durante o processo de envelhecimento.

Fonte:  ANutricionista.Com - Perla Menezes Pereira - CRN3 14198 - Nutricionista em Ribeirão Preto.

Schneider, AP. Nutrição Estética. Editora Atheneu, 2009
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário