Dieta Desintoxicante – Detox!

por Nutricionista Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502

A chamada Dieta Desintoxicante está na moda, mas muitas pessoas ainda não conhecem realmente essa dieta e seus beneficios.

Primeiramente a Dieta Desintoxicante ou Detox, não tem como objetivo principal a perda de peso, mas sim a retirada de toxinas do organismo, principalmente do fígado, onde essas toxinas mais se acumulam e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorvição com o acumulo das mesmas.

Mas o que são essas toxinas?

São consideradas substâncias toxicas para o nosso organismo toda a subtância que levam ao envelhecimento e morte precoce de nossas células, entre as toxinas que mais consuminos estão: as gorduras, principalmente saturadas, os açúcares e os aditivos alimentares, encontrados em alimentos industrializados.

Também são considerados toxinas: a lactose, o glúten e a clara do ovo, por serem altamente alergênicos.

Portanto como funciona a Detox?

A detox tem como objetivo limpar nosso organismo dessas toxinas e melhorar o seu funcionamento.

Para isso devem ser retirados da cardápio durante a detox: carnes vermelhas e frango, frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e com lactose, ovo, açúcares e também o adoçante por ser industrializado, entre outros.

E são incluidas preparações naturais e com ingredientes orgânicos com muitos antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, como vitamina A, vitamina C, zinco, magnésio, entre outos.

São alimentos permitidos durante a detox: arroz integral, leguminosas como lentilha e grão de bico, peixe (menos frito), legumes, verduras, frutas e chás de ervas (sem açúcar ou adoçantes e o chá mate não são permitidos).

Durante a detox, e após a mesma também é indicada a suplementação de alguns nutrientes e de microorganismos para a reposição da flora intestinal.

Porém a detox deve ser feita por no máximo 7 a 10 dias e após deve-se continuar com uma alimentação balanceada e saúdavel, com o menor consumo de alimentos ricos em toxinas possível.

Benefícios da Detox

A desintoxicação do organismo trazida pela detox trás milhares de benefícios para nossa saúde entre eles:

- melhora da nossa saúde intestinal, essencial para a saúde de todos nosso organismo;

- melhora do funcionamento de nosso fígado, importante para a manutenção de outros orgãos, como os rins, que tambám têm seu funciomamento melhorado com a detox. Pessoas com esteatose hepática, acúmulo de gordura no fígado, davem fazer a detox para a melhora de seu quadro clínico;

- melhora da pele, órgão que reflete como nosso organismo está por dentro. Portanto, uma pele manchada ou com acnes pode significar excesso de toxinas;

- melhora do cabelo e unhas, algumas vitaminas são essenciais para a manutenção dos mesmos;

- auxilia na preveção da hipertensão, hipercoleterolemia e diabetes;

Mas ATENÇÃO, a detoxificação  não deve ser feita sem o acompanhamento e orientação de um nutricionista, somente ele pode indicar e montar esse tipo de dieta, pois a detox feita de forma errônea pode comprometer a sua saúde.

Essa dieta, como já foi dito, não tem o objetivo de fazer com que as pessoas percam muito peso em pouco tempo, mas de melhorar nossa saúde, a perda de peso pode ser uma consequência.

Fonte:  ANutricionista.Com - Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502 - Nutricionista em Maringá.

Referências Bibliográficas:
WONG, Cathy. The Detox Diet, Learn About the Detox Diet. Medice Alternative, 2011.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário