Diet e Light: Entenda a Diferença

por Nutricionista Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502

De forma geral podemos diferenciar os alimentos DIET e LIGHT da seguinte forma:

DIET

São alimentos adequados para utilização em dietas diferenciadas ou opcionais, normalmente com restrição do nutriente que não se pode ingerir. A expressão DIET pode ser usada também para alimentos sem adição de açúcar.

LIGHT

São alimentos cujo valor energético (calorias) ou conteúdo de algum nutriente (açúcares, gorduras, sódio, etc.) é baixo ou reduzido em pelo menos 25% quando comparado ao produto em sua apresentação normal.

 

 

 

ATENÇÃO AOS RÓTULOS

Os rótulos são a maior fonte de informação quanto à composição, qualidade e características dos alimentos e auxiliam para uma escolha certa e adequada na hora da compra. Ler a tabela nutricional dos alimentos e as informações nutricionais do rótulo é muito importante! Assim você vai saber, por exemplo, quais as quantidades de calorias e nutrientes (gorduras, carboidratos, proteínas, etc.) presentes na porção do alimento a ser consumido.

Seguem abaixo algumas dicas na hora de escolher seu produto:

DIET

Bolos sem açúcar e Capuccino sem adição de açúcares
Geléia sem adição de açúcares
Sal hipossódico (até 20% de sódio presente no sal convencional)

LIGHT

Bolo light – com teor reduzido de açúcar
Sal light – com teor reduzido de sódio
Margarina light – com teor reduzido de gordura

 

DÚVIDAS FREQUENTES

1- Diet é um produto somente “sem açúcar”?

Não necessariamente. O produto diet tem, na maioria das vezes, restrição de algum nutriente seja esse carboidrato (açúcar) gordura, proteína, sódio ou outro.

2- Qual a diferença do alimento diet sem açúcares e o alimento diet sem adição de açucares?

O alimento diet sem adição de açúcares é aquele em cujo preparo não são utilizados açúcares como ingredientes (açúcar refinado, cristal, mel, glicose, etc.), porém o produto final pode conter açúcares provenientes de seus próprios ingredientes (ex: frutose, o açúcar da fruta). Já os alimentos diet sem açúcar não possuem nenhum tipo de açúcar (adicionado no preparo ou do próprio ingrediente) em sua composição.

3- O alimento DIET tem sempre menos calorias que o produto convencional?

Isso depende dos nutrientes restringidos no produto. Portanto compare a tabela nutricional dos produtos para saber a composição e a quantidade dos ingredientes presentes nos mesmos. Um exemplo é o chocolate. No chocolate convencional os principais ingredientes são açúcares e gorduras, já no chocolate diet o açúcar é retirado deixando a gordura como ingrediente principal e aumentando as calorias do produto, já que gorduras têm mais calorias que os açúcares.

4- E o alimento LIGHT tem sempre menos calorias que o produto convencional?

Depende. Se ele for light porque tem baixo ou reduzido valor energético, ele será menos calórico. Mas, por exemplo, se ele for light relacionado ao teor reduzido de sódio ou colesterol seu valor energético poderá ser igual ao do alimento convencional.

5- Qualquer pessoa pode consumir alimentos DIET?

Sim. O alimento diet é destinado às pessoas que não podem ou não querem ingerir determinado nutriente e, portanto pode ser consumido por qualquer pessoa.

Fonte:  ANutricionista.Com - Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502 - Nutricionista em Maringá.

Referências Bibliográficas:
Qual a diferença entre diet e light? Disponivel em: http://www.unilever.com.br/brands/nutrition/articles/artigo_qual_a_diferenca_entre_diet_e_light.aspx
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário