Dicas do café da manhã para ajudar a emagrecer !

por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

Quem nunca pensou em ficar sem tomar o café da manhã para continuar com a barriga muchinha igual quando acorda? Mas será que isso ajuda no processo do emagrecimento?

Vamos pensar juntos. Se somos o que comemos, se comermos menos seremos mais magros? Será que isso faz sentido?

Imagine que você ficou por volta de 8 horas sem se alimentar enquanto estava dormindo. Imagine que seu corpo é uma máquina que está à espera de energia para começar a trabalhar. Você simplesmente esquece de ligar sua máquina na tomada. Mas vamos imaginar que essa máquina tem uma bateria que faz ela trabalhar no stand by. Só que para isso precisa poupar bastante energia porque a máquina tem um chip de inteligência que controla o gasto de energia, já que ela não sabe em que momento você lembrará de colocá-la na tomada novamente. A produtividade da sua máquina acaba sendo prejudicada já que poupou energia. No momento que você lembra de ligá-la na tomada já é na hora do almoço. Mas aí ela estava bem esgotada de ficar fazendo a energia do stand by dar conta de mantê-la funcionando. A hora que ela recebe a energia da tomada a máquina simplesmente prefere acumular mais energia na sua bateria porque ela não sabe em que momento a escassez de energia voltará.

No nosso corpo acontece exatamente o mesmo procedimento. O corpo acorda necessitando de energia. Se não dermos, o corpo precisa tirar energia dos músculos para o coração bater, o pulmão funcionar, o cérebro pensar, etc. Fazendo disso uma rotina o seu corpo sabe que a escassez de energia dura às 8 horas de sono e mais pelo menos 4 a 5 horas de trabalho até a hora do almoço. Então todos os dias o corpo prefere guardar a energia do dia anterior para utilizar nesse período de escassez. Como resultado o seu corpo trabalhará mais lento ao longo do dia evitando gastar energia e guardará o máximo possível de energia a cada refeição. Ao invés de você fazer algo inteligente para emagrecer você está justamente favorecendo guardar energia (gordura) no seu corpo.

Faça um teste. Se você é daqueles que fica todos os dias com um pouco de café puro no horário de café da manhã, comece a ter um café da manhã completo como descrito no artigo de alimentação saudável. Você pode ganhar um pouco de peso no início, já que seu corpo está trabalhando mais lento, mas assim que ele perceber que a comida entra a cada 3 ou 4 horas, o corpo voltará a gastar energia favorecendo o emagrecimento.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Já dizia o sábio ditado, temos que tomar café da manhã como rei, almoçar como príncipe e jantar como mendigos.

Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

13 Comentários para “Dicas do café da manhã para ajudar a emagrecer !”

  1. tatiane pereira godo comentou:

    oi, estou gostanto muito desse site, vou começar a minha faculdade de nutrição no mes que vem, e estou adorando ler essas dicas e informações nutricionais…. continue nos dando muita informação pois sera muito bom para todos!!

  2. Nutricionista comentou:

    Olá Tatiane!

    Que bom que você gostou. Aproveite e divulgue para suas amigas de classe e boa aula!

    Bjos,
    Dra. Cristiane
    Nutricionista.

  3. Regina comentou:

    Adorei essa dica vou tenta segui-lá.
    Vou dar o melhor de mim

  4. BRUNA comentou:

    poxa muito legal essas dicas nunca tinha pensado por esse
    lado eu nao tomo cafe da manhã pois acho que eu vou engorda mas
    tenho 15 anos sou alta mas tenho um pouco de buxinho
    mas agora eu vou tomar café da manhã todos os dias
    beijossssssssss

  5. ivonete comentou:

    oi gostei muito das infomações continui alertando para a arma que e uma alimentação inadequada, agora antes das dietas vou consultar uma nutircionista

  6. Anônimo comentou:

    oi gostei muito das infomações continui alertando para a arma que e uma alimentação inadequada, agora antes das dietas vou consultar uma nutircionista

  7. Thiciane comentou:

    Gosteii muitO dessa dica, estou engordando cada vez mais,eu não como direito e cada vez mais engordandO, ja não sei o que eu faço, se eu como engordo se eu não como engordo também … vou tentar me ajudar um pouco, com essas dicas.muito obrigada!

  8. paty comentou:

    Oi, gostei muito destas dica do café, geralmente quando não tomo, fico com mais vontade de comer no almoço. Espero mais dicas. Beijos.

  9. Eliana comentou:

    Gostei muito de todas as dicas, esta me ajudando muito……

    abraços,

  10. Janaina Cristina Paiva comentou:

    Nossa muito legal esse site. Vivo procurando, lendo tudo sobre emagrecimento e esse site veio em boa hora, Beijos.

  11. poliani comentou:

    Nossa! Adorei essas dicas do site! Beijos

  12. ana comentou:

    Oi! Gostei muito dessa dica! Todos os dias eu morria de fome e ao chegar em casa comia em dobro. Por isso, que ao invés de perder peso eu sentia que estava aumentando. Passava o dia sem comer nada e dobrava o jantar. Valeu pela dica!

  13. Annette Shirley comentou:

    Oi parabéns, gostei muito do site. Estudo Nutrição em Porto Velho – Ro – Essas informações me ajudam bastante na minha alimentação, continuem com esse trabalho belíssimo parabéns Dra.Cristiane.

Deixe um comentário