Desmistificando a nutrição

por Nutricionista Laura dos Santos Pola - CRN3 27426/P

MACA

Todos os dias somos bombardiados por informações sobre os alimentos. São produtos novos que chegam ao mercado, novas descobertas sobre o valor nutricional dos alimentos, pesquisas e estudos da área …

São tantas informações difundidas ao mesmo tempo que, muitas vezes, fica difícil para as pessoas “filtrarem” os conceitos mais importantes ou mesmo entenderem a utilidade daquele conhecimento. E é justamente nesse momento que surge o nutricionista como um mediador, cuja função é promover a educação alimentar.

Neste sentido, venho percebendo que apesar de todo avanço da área, ainda persistem vários mitos acerca da nutrição.

Quem nunca ouviu dizer que algum alimento fazia mal, sem saber justificar o motivo?? Vamos lá, lembre-se dos conselhos de nossas tias, mães, avós. Alguns dos principais mitos são os seguintes:

  • Leite com manga faz mal

Ora, isso é uma tremenda bobagem! Essa ideia surgiu no tempo da escravidão. Naquela época, havia um elevado consumo de manga pelos escravos, devido à  fartura da fruta. Dessa forma, os senhores de engenho, pensando em diminuir o consumo de leite por parte dos escravos,  inventaram que comer manga e tomar leite fazia mal, podendo causar até mesmo a morte! Pura invenção.

  • Comer depois das 6 da noite engorda

O que realmente influencia no ganho de peso é o QUANTO você come e a QUALIDADE dos alimentos que você escolhe. Dessa forma, se a dieta for na qualidade e quantidade certas, fracionada (3 em 3 horas) e equilibrada, e se houver prática de atividade física regular,  pouco importa o horário em que você janta!

  • Ovo aumenta o colesterol ruim

Apesar do ovo apresentar uma quantidade significativa de colesterol na sua composição, se for consumido cozido e com moderação (3 x por semana) , não eleva os níveis séricos de LDL (colesterol ruim).

  • Deve-se beber 2 litros de água por dia

A quantidade de água necessária para cada organismo depende da freqüência de atividade física, temperatura ambiente, composição corporal, idade… Dessa forma, a melhor forma de avaliar se estamos bebendo a quantidade suficiente de água é através da coloração da urina, que deve ser clara e sem odor forte.

  • Carboidrato engorda

Cortar o carboidrato da dieta é o maior erro que as pessoas podem cometer no momento de perder peso! Vamos analisar: 1 g de carboidrato tem 4 calorias assim como 1 g de proteína que tem exatamente a mesma quantidade de calorias! A gordura, por sua vez, apresenta 9 calorias em cada grama. Além disso, a falta de carboidrato no organismo gera cansaço e  irritabilidade…

  • Água com limão em jejum emagrece

Pura ilusão! O máximo que a pessoa vai conseguir com essa prática é uma terrível gastrite!

  • Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite.

Em primeiro lugar, o consumo de álcool é totalmente contra-indicado durante a lactação. Não existe nenhum alimento que por si só aumente a quantidade de leite materno. A fórmula mágica continua sendo o trio: boa hidratação + alimentação saudável + descanso.

Viram só quantos conceitos errôneos sobre alimentação?

Por isso, quando o assunto é nutrição, sempre é necessário procurar um profissional  nutricionista, pois ele é a pessoa capacitada para esclarecer dúvidas e oferecer orientações nutricionais confiáveis.

Fonte:  ANutricionista.Com - Laura dos Santos Pola - CRN3 27426/P - Nutricionista em Bauru.

MONTE, A. P. Mitos e verdades na alimentação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: www.olharvital.ufrj.br
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário