Cuide da Alimentação das Crianças durante o verão

por Nutricionista Daniella Cristina Fernandes da Silva - CRN3 14632

suco

Férias!!!! Período tão aguardado por todas as crianças e também por seus pais. Para muitos significa não ter horários rígidos para dormir, acordar, realizar as refeições. Período de  muitas brincadeiras, jogos eletrônicos, televisão e computador sem limites. Como evitar que essa euforia e quebra da rotina atrapalhem a realização de uma alimentação saudável nesse período?

É importante não esquecer de uma boa hidratação. O calor intenso e a correria das brincadeiras aumentam as necessidades hídricas e de sais minerais. Ofereça além de água, sucos naturais, água de côco e picolés de frutas. Os lanches são muito apreciados, sendo necessário evitar os mais gordurosos compostos por hamburgeres, maionese, salsicha, bacon, presunto. Os lanches naturais com peito de frango, salada e queijo branco são ótimas opções. Durante as férias na praia, cuidado com o risco de doenças transmitidas por alimentos. Evite oferecer alimentos vendidos na praia por ambulantes. Geralmente, esses alimentos estão acondicionados de forma inadequada, sem controle de higiene e temperatura, favorecendo a multiplicação de microorganismos patogênicos. Evite oferecer às crianças, preparações gordurosas, como pastéis e salgados fritos. Se possível, prefira levar você mesmo os alimentos que oferecerá às crianças, como por exemplo: frutas higienizadas, sanduíches de queijo, sucos naturais, biscoitos industrializados, mantendo esses alimentos bem protegidos do sol e do calor.

Para férias em casa, importante incentivar brincadeiras ao ar livre, como jogos de futebol, basquete, peteca, queimada, bicicleta. Evite estimular o hábito do beliscar, o comer fora de hora, mantenha os horários fixos para as refeições.

Usando a criatividade e envolvendo as crianças na preparação dos pratos, é possível transformar alimentos saudáveis em receitas apetitosas e coloridas, que despertarão interesse na criançada, além de promover uma atividade prazerosa para as tardes de folga.

Um suco super saboroso, colorido e nutritivo, pode ser feito batendo no liquidificador couve-manteiga com maracujá e limão, adoçando a gosto. A combinação do ferro, presente na couve com a vitamina C presente no maracujá e no limão, promove a absorção do ferro, ajudando a prevenir e combater a anemia ferropriva.

Gelatina colorida com frutas picadinhas, torna-se uma opção para lanche ou sobremesa. Escolha as frutas da preferência, pique-as, adiciona uma gelatina do sabor preferido, preparada conforme as instruções da embalagem e deixe gelar.

Aproveite talos de verduras (couve, espinafre e agrião) para enriquecer massa de tortas salgadas. Assim, nutrientes e fibras presentes nesses talos não serão desperdiçados. Use frango ou atum com legumes, como opção de recheio.

O tradicional bolo de cenoura é também uma opção muito nutritiva. Experimente substituir a cenoura em sua receita tradicional, por 2 xícaras de abobrinha italiana picada e acrescentar uma colher de canela em pó, as crianças serão surpreendidas com essa  variação diferente e saborosa.

O Programa Alimente-se Bem do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) oferece cursos com receitas nutritivas, saborosas e econômicas. Receitas do programa, muito criativas, podem ser usadas para enriquecer e promover uma  alimentação saudável de crianças e adultos. O Sesi-SP possui unidades em vários municípios do estado, obtenha mais informações no site : www.sesisp.org.br.

Inspire-se nessas receitas nutritivas, leve as crianças para a cozinha e aproveite o período das férias para ensinar e estimular hábitos alimentares saudáveis.




Fonte:  ANutricionista.Com - Daniella Cristina Fernandes da Silva - CRN3 14632 - Nutricionista em Ribeirão Preto.

Programa Alimente-se Bem: http://www.sesisp.org.br/home/2006/alimentacao/alimentese.asp
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário