Como se alimentar no verão?

por Nutricionista Ana Paula Fidélis - CRN9 6192

images

No verão as pessoas geralmente vão as praias, piscinas, sítios, clubes e muitas vezes não há alimentação muito correta. A maioria esquece que passaram por uma reeducação alimentar e voltam a comer tudo errado.  Outras comentem erros comuns.

Hoje vamos falar de alguns alimentos que contribuem positivamente para a saúde no verão e que não levem ao ganho de peso.

Na praia é preciso sempre tomar cuidado com a ingestão de frituras, pizzas, doces e tortas. Outro alimento que tem valor nutricional interessante, mas a maioria das pessoas o consome de forma errada é o milho. Colocar manteiga ou maionese prejudica muito em questão calórica e valor nutricional. Tentar sempre não colocar estes temperos e evitar também a adição de sal exagerado. Ele leva ainda mais o inchaço, sintoma comum no calor.

O açaí é uma fruta muito nutritiva, ajuda inclusive a melhorar celulite e acne, melhorar inflamação, ajuda a perder peso. Mas a questão é que o seu consumo deve ser feito sem adição de xarope de guaraná. Deve-se misturar frutas para que fique mais doce. Os outros condimentos populares agora como chantily, chocolate, amendoim, confete, dentre vários deve sempre ser evitados porque aumenta o valor calórico e ainda faz mal a pele.

Para se refrescar é sempre interessante o uso de sucos naturais, picolés de frutas, salada de frutas e bastante salada no almoço. Evitar alimentos quentes, sanduíches e alimentos com gorduras. A variação do suco é uma forma interessante para não consumir refrigerantes e sucos em pó. Sempre adicione fibras para diminuir a absorção de gorduras e açúcares. Dica relevante é fazer picolé de suco de fruta.

Alimentos que intensificam a cor da pele no verão: cenoura – você pode consumir como aperitivo enquanto toma o banho de sol; beterraba – na forma de sucos, saladas e sanduíches, broto de alfafa – pode ser batido com sucos e consumido em saladas;  vitamina C presente na laranja, acerola; caju, magnésio presente nas oleaginosas, sucos verdes e sementes.

No verão é mais importante ainda o consumo de água. Beber durante o dia todo para que a pele não sofra consequências. Não trocar a água por sucos mesmo que forem naturais. É preciso tomar a água pura.

Outro erro comum é ficar sem alimentar de 3 em 3 horas. Isso faz com que na próxima refeição haja um consumo maior de alimentos e isso prejudica muito o peso que foi perdido. Lembre-se sempre que para cada kilo perdido tem que manter 1 mês.

Não consumir sorvetes em excesso. Escolha 1 dia da semana para consumí-los. Preferir frutas sempre.

Outro fator relevante é não consumir em excesso a polpa do coco. Ela tem muitos benefícios, mas ainda é muito calórica e rica em gorduras.

Sempre ter em mãos frutas, oleaginosas e frutas secas para comer. Evitar petiscos calóricos como frituras, salgadinhos e porções diversas. Não se deve também subsitituir a comida pelo álcool. Muitas pessoas cometem esse erro. Lembre -se sempre que o álcool aumenta a gordura abdominal, celulites, flacidez, destroi neurônios e leva ao envelhecimento precoce.

Consulte um nutricionista antes de ir viajar!

Fonte:  ANutricionista.Com - Ana Paula Fidélis - CRN9 6192 - Nutricionista em Belo Horizonte.

Naves Andréia. Nutrição Clínica Funcional: Obesidade. 1ª ed. Ed VP. 2009

Paschoal Valeria, Naves Andréia, Fonseca Ana Beatriz. Nutrição Clínica Funcional dos princípios a prática clínica. 1ª ed, VP editora, São Paulo 2007
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário