Colágeno – A Fórmula da Juventude

por Nutricionista Vanessa Vichi Girotto - CRN3 18387

pele colageno

Manter a pele bonita, jovem e saudável é o sonho de grande parte das mulheres. No entanto, com a chegada da idade, o organismo diminui a produção de uma substância chamada colágeno, que é fundamental para preservar a elasticidade da pele. “O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda dessa proteína; após os 50 anos, a queda aumenta”. A queda na produção dessa substância resulta em uma certa flacidez na pele, que pode ser agravada por alguns fatores. “O colágeno é uma proteína responsável pela elasticidade da pele, sua deficiência começa a ser notada a partir dos 30 anos, principalmente em fumantes, pessoas que abusam do sol ou que vivem uma rotina mais estressante”.

Colágeno em pó

Uma alternativa para repor essa queda de proteína no organismo é a ingestão do colágeno em pó. O produto, que é facilmente encontrado no mercado, ajuda a deixar a pele mais bonita, auxilia no fortalecimento dos músculos para quem pratica exercícios constantemente e ainda dá um reforço para a dieta.

O colágeno contém os aminoácidos essenciais glicina e prolina em uma excelente concentração comparado às outras proteínas. Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade. Ele também tem efeito regenerativo em ossos e articulações.

“O colágeno em pó é prático, além dos seus principais benefícios de pele bonita e corpo firme, diluído em água proporciona a saciedade e ajuda no controle do peso”. A forma mais indicada para o consumo é o colágeno em pó hidrolisado. “Isso porque ele passa pelo processo de hidrólise, em que as moléculas de proteína são quebradas. Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade”. O produto deve ser utilizado como suplemento alimentar. “A recomendação é de 10g ao dia de colágeno em pó hidrolisado, mas para ele ser sintetizado pelo organismo, é importante consumir as vitaminas C e E, e os minerais selênio e zinco. É importante observar que o colágeno em pó é apenas um coadjuvante no combate à flacidez. Ele não impede o envelhecimento natural da pele, mas aliado a exercícios regulares e a uma dieta balanceada, ajuda a deixar a pele mais bonita e hidratada, o corpo firme, além de proporcionar mais brilho para o cabelo e deixar as unhas mais fortes. Consulte seu médico ou nutricionista para que ele possa te auxiliar a atingir seus objetivos por meio do uso de colágeno.

Fonte:  ANutricionista.Com - Vanessa Vichi Girotto - CRN3 18387 - Nutricionista em Sorocaba.

Referências Bibliográficas:
1.Bello E.Alfonso, a and Oesser; Collagen hydrolysate for the treatment of osteoarthritis and other joint disorders:a review of the literature

2. Moskowitz W. Roland; Role of Collagen Hydrolysate in Bone and Joint Disease

3. Randomized trial on protein vs carbohydrate in ad libitum fat reduced diet for the treatment of obesity; AR Skov1, S Toubro1, B Rùnn2, L Holm1 and A Astrup1*
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário