Benefícios dos óleos de Borragem, Prímula e Gergelim

por Nutricionista Vanessa Vichi Girotto - CRN3 18387

65451 (4)

Gordura é o nome dado a uma categoria numerosa de substâncias que obtemos dos alimentos, ou que produzimos em nosso organismo, as quais são conhecidas como lipídios. Dentro dessa família, há os ácidos graxos que são os saturados, os monoinsaturados e os poli-insaturados.

Os ácidos graxos participam de incontáveis processos químicos de nosso corpo e são utilizados como “tijolos” na fabricação de alguns hormônios.  Há dois tipos de ácidos graxos: ômega-3 e ômega-6 (Ômegas são ácidos graxos essenciais -EFA em inglês- que são moléculas de gordura encontradas em algumas sementes oleaginosas). Esses ácidos graxos essenciais não podem ser fabricados – ou produzidos – pelo nosso organismo, e assim,  precisam ser obtidos diariamente através dos alimentos, e, quando o temos já em quantidades suficientes no corpo, são usados para fabricar os outros ácidos graxos de que precisamos.

Embora existentes na natureza desde os primórdios, somente há algumas décadas vem sendo extensivamente pesquisado e pelos seus inúmeros benefícios na promoção e manutenção de nossa vitalidade física e mental,  vem ganhando respaldos científicos.

Na falta dos ácidos graxos essenciais, ficamos desprovidos dos elementos básicos necessários ao organismo para manter as suas funções.

O Ômega 3 é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: o Coração e o Cérebro.

No coração, ele diminui o risco de ataques cardíacos, pois evita que as gorduras ruins (hidrogenadas e as saturadas) se fixem nos vasos sanguíneos e os obstrua, causando os ataques cardiovasculares;

Já o cérebro é constituído de 20% de gordura, então, é importante o consumo de ômega 3 para deixá-lo ativo.

Em caso de insuficiência, o cérebro funciona lentamente causando a diminuição ou a falta de memória.

O Ômega 6 são ácidos graxos poli-insaturados fundamentais para o bom funcionamento do organismo das pessoas.

O Ômega 6 e também  o Ômega 3, faz parte das conhecidas gorduras boas.

Principais funções e  benefícios das gorduras em nosso organismo:

- São elementos essenciais para todas as células do organismo;

- Auxiliam no transporte de vitaminas A, D, E e K;

- Protegem os órgãos e participam da formação dos hormônios;

- Fornecem energia.

As pessoas estão demonstrando interesse não só com a longevidade, mas também quanto à qualidade de vida, por isso estão se inteirando sobre a melhor alimentação e introduzindo em sua dieta três tipos de óleos sendo eles: o óleo de borragem, prímula e gergelim que em conjunto permitem reduzir inflamações, envelhecimento precoce e combate os distúrbios hormonais.

O óleo de borragem conhecido também como óleo de Borago é obtido através da planta Borago officinalis, mais precisamente das sementes que são ricas em ácido graxo γ-linoléico (ω-6) que está relacionado ao tratamento e prevenção da hipercolesterolemia e problemas atópicos. Além disso, o óleo de borragem é uma fonte excelente de GLA (acido gama linolênico) que é essencial para formação de prostaglandinas saudáveis.

O GLA e os lignanos encontrados no óleo de gergelim facilitam a formação do derivado biologicamente ativo do GLA conhecido como DGLA (ácido homo-gama linolênico) que também auxiliam na redução dos níveis de ácido araquidônico pró-inflamatório. Inúmeros trabalhos científicos documentaram os múltiplos efeitos do GLA para a saúde e as informações relativas à habilidade do gergelim em impedir a conversão de DGLA em ácido araquidônico, o que indica que a adição de lignanos de gergelim na suplementação é capaz de fornecer um resultado mais significativo neste aspecto, do que o consumo avulso de óleo de borragem ou prímula.

O óleo de prímula é extraído da semente da Oenothera biennis tendo como constituinte principal o ácido graxo Ômega-6 (ω-6) o que atraiu a comunidade científica por apresentar eficácia no tratamento e prevenção de distúrbios relacionados à TMP além de comprovar resultados positivos no tratamento de eczemas e outras irritações da pele.

Assim como os óleos de Borragem e Prímula, o óleo de Gergelim destaca-se na concentração de ω-6, sendo o único ácido graxo que se mantém estável em temperatura ambiente devido à presença de dois conservantes próprios, sesamol e sesamina. Quando utilizado e associado a outros óleos traz maior estabilidade ao produto final além de aumentar a concentração de vitaminas, minerais e ácidos graxos.

A vitamina E adicionada a esses três óleos acima mencionados exerce papel vital na prevenção dos mecanismos que acarretam o enfraquecimento capilar. Além disso, ela mantém a integridade das membranas celulares, reduzindo seu envelhecimento por danos provocados por radicais livres.

Benefícios da suplementação do óleo de prímula, gergelim e borragem:

1 Fornece a combinação ideal dos ácidos graxos essenciais GLA, ÁCIDO LINOLEICO e LIGNANAS do GERGELIM;

2 Auxilia no controle dos níveis inflamatórios;

3  Favorece a saúde capilar;

4  Auxilia na promoção do equilíbrio hormonal;

5  Promove ação antioxidante;

6 Prevenção e redução do colesterol sanguíneo.

Fonte:  ANutricionista.Com - Vanessa Vichi Girotto - CRN3 18387 - Nutricionista em Sorocaba.

Referências Bibliográficas:
J Nutr. 2003 Oct;133(10):3293S-3297S.
Public Health Nutr. 2006 Dec;9(8A):1136-40.
J Nutr Health Aging. 2001;5(3):144-9.
Inflamm Res. 2001 Feb;50(2):102-6.
Lipids. 2001 Nov;36(11):1195-202.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário