Banana Verde

por Nutricionista Francis Moura Santos - CRN5 3243/P

A cultura de banana é a quarta mais importante no mundo, ficando atrás somente da cultura de arroz, trigo e milho. Por ano são produzidos 300 milhões de cachos da fruta, porém cerca de 6 milhões de toneladas vão para o lixo. Em 1991 a produção mundial de banana atingiu cerca de 48 milhões de toneladas e o Brasil ganhou destaque como o segundo maior país produtor.  Das bananas produzidas, 85% são para o consumo familiar.

Apesar da grande produção de banana, 50% da produção é perdida no pós-colheita. Visando eliminar esse desperdício Heloísa de Freitas Valle elaborou o Projeto Banana Verde que, através de palestras e cursos busca ensinar como fazer e utilizar a biomassa de banana verde, que é uma das formas de uso mais comum. Obtida a partir do cozimento e processamento, a biomassa da banana verde pode ser utilizada em várias preparações agregando valor nutricional aos produtos e beneficiando a digestão. Rica em fibras, a banana verde é o único vegetal que contém 29% de amido resistente, um carboidrato não digerível que quando chega ao cólon é fermentado e produz substâncias que servem de energia para as bactérias probióticas (ou seja, as bactérias benéficas). Além das fibras, a banana verde contém sais minerais e vitaminas tornando-se uma excelente fonte de energia.

Quantidade de vitaminas e minerais em 100g de banana:

Sódio________________________________ 42mg

Potássio______________________________ 373mg

Cálcio________________________________ 8mg

Magnésio_____________________________ 31mg

Manganês_____________________________ o,6mg

Cobre________________________________ 0,2mg

Ferro ________________________________ 0,6mg

Fósforo_______________________________ 28mg

Cloro_________________________________ 128mg

Iodo_________________________________ 0,003mg

Vitamina D____________________________ 250 – 335 UI

Tiamina_______________________________ 42 – 54 mcg

Riboflavina ____________________________ 88 mcg

Niacina_______________________________ 125 mcg

Vitamina C ____________________________ 10 – 11 mcg

(Fonte: Projeto Pró Banana Verde)

A melhora da flora intestinal traz diversos benefícios à saúde, dentre eles, a prevenção de câncer (principalmente de cólon), dislipidemia, distúrbios coronarianos e previne contra outras doenças intestinais. A banana verde também pode auxiliar no controle da diabetes por conta de seu alto teor de fibra e seu baixo índice glicêmico. Outro benefício do conteúdo de fibras da banana verde é promover uma maior saciedade, auxiliando assim no controle da obesidade.

É, também, rica em vitaminas e minerais antioxidantes, o que torna esse alimento interessante no combate aos radicais livres, promovendo uma melhora sistêmica ao organismo de quem o consome.

Porém é importante ficar atento ao consumo de água, pois se trata de uma fibra e quando consumida em grande quantidade pode causar prisão de ventre e ressecamento das fezes. Uma boa dica é manter sempre uma garrafinha de água, de preferência de inox, para não esquecer de se hidratar.

Mas como preparar a biomassa de banana verde?

É simples! Primeiro selecione as bananas que irá utilizar no preparo e em seguida lave bem as cascas com esponja, água e sabão, tomando cuidado para enxaguar bem as bananas. Coloque água na panela de pressão e deixe ferver. Em seguida coloque as bananas com casca e tudo, de forma que fiquem coberta pela água. Cozinhe por 20 minutos. Após ganhar pressão, deixe a banana cozinhar por 8 minutos, desligue o fogo e deixe a banana cozinhando na pressão. Deixe o vapor escapar naturalmente. Quando terminar, retire as bananas de uma a uma da panela, para que elas não esfriem. Retire a casca e coloque no processador, é importante que a banana esteja quente para não esfarelar. Processe até obter uma pasta bem densa, em seguida coloque em um recipiente e armazene no congelador. A biomassa pode ser mantida em congelador por três a quatro meses.

A Biomassa pode ser adicionada a qualquer preparação pois não altera sabor, cor e odor, além de enriquecer o alimento preparado. Mas lembre-se: o acompanhamento de um profissional Nutricionista é importante, pois este profissional saberá as suas reais necessidades e orientará quanto ao consumo adequado da biomassa de banana verde.

Fonte:  ANutricionista.Com - Francis Moura Santos - CRN5 3243/P - Nutricionista em Salvador.

Biomassa de banana verde. Disponível em: . Último acesso em: 25 Abril 2011.
Noque de Banana Verde. Disponível em: . Último acesso em: 25 Abril 2011.
Farinha de banana verde para emagrecer. Disponível em: . Último acesso em: 24 Abril 2011.
ACHOA, Yara. O que é que a banana (verde) tem. Disponível em: . Último acesso em: 24 Abril 2011.
Propriedades funcionais da banana verde. Disponível em: . Último acesso em: 25 Abril 2011.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário