As saladas estão presentes na sua vida? Entenda sua importância

por Nutricionista Tatiane Trevilato de Brito - CRN3 26450

salada

Muitos brasileiros estão acostumados a comer o arroz, o feijão e a carne  e esquecem da tão importante salada. Mas hoje, devido a mídia e as orientações médicas e nutricionais, as saladas tornaram-se um item indispensável e quase que obrigatório na busca pela melhor qualidade de vida.

As saladas ganham mais importância no cardápio diário, pois proporcionam uma alimentação leve, nutritiva e saudável. Além  disso, garantem praticidade e pouco tempo para preparar um prato muito saboroso.

As folhas e vegetais são muito importantes na alimentação e nas dietas, porque são alimentos ricos em fibras e estas contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando na digestão.  São fontes de vitaminas e sais minerais que ajudam a manter o nosso organismo em perfeito funcionamento, proporcionando benefícios a saúdé.

As vantagens do consumo de folhas e legumes não são facilmente encontradas nos demais alimentos, por isso, é aconselhável a ingestão de vegetais crus, já que o cozimento elimina uma parte dos nutrientes.

O consumo das saladas, principalmente no caso das folhas, é importante para o controle de peso, pois tem gande capacidade de saciedade quando ingeridos em boa quantidade e são pobres em calorias.

Nos períodos de  temperaturas mais elevadas,  a salada passa a ser ainda mais apreciada por se tratar de uma preparação agradável, com alto poder hidratante pela grande quantidade de água presente. A preparação é fácil e de rápida digestão, evita assim a sensação de estômago cheio e moleza pós refeição. A salada é a refeição ideal para quem está a procura de perder alguns quilos extras. Sugerimos o seu consumo como entrada, pois assim ela aumenta a saciedade e  reduz o consumo dos alimentos que engordam mais.

Alguns benefícios do consumo diário das saladas são:

- Elas possuem baixa caloria e com isso contribui para a perda de peso;

-Fornecem  fibras, minerais e vitaminas para o nosso organismo que ajuda no funcionamento do mesmo;

-Possui alto teor de água, por isso hidrata o corpo;

-Exige pouco tempo de preparo, porém uma boa higienização;

- Fácil digestão pelo organismo.

Para torná-la ainda mais saudável, seguem algumas dicas:

- Compre vegetais de época e frescos, pois além de mais baratos eles apresentam uma melhor concentração de nutrientes;

- Procure folhas  inteiras, limpas e sem manchas amarelas;

- Lave bem os vegetais e em seguida deixe-os de molho com hipoclorito por quinze minutos;

- Opte por temperos naturais como sal, ervas, limão e vinagre, pois são menos calóricos e podem acrescentar vitaminas e antioxidantes à receita.

-Prepare e tempere os ingredientes perto da hora de consumí-los. Esta medida é importante para preservar o frescor e os nutrientes da salada.

- Não abuse nos óleos e azeite, apesar de saudáveis eles são bem calóricos;

- Cuidado com os acompanhamentos como  molhos a base de maionese, creme de leite, queijos,etc. Prefira os que são à base de iogurte, mostarda e laranja no lugar da maionese tradicional.

Simples ou mais sofisticadas, as saladas são muito bem vindas para quem está ou não de dieta. Portanto, a ingestão de saladas associada à uma alimentação saudável pode melhorar muito a qualidade de vida.  Use sua criatividade, inove nos ingredientes e abuse das saladas!

Fonte:  ANutricionista.Com - Tatiane Trevilato de Brito - CRN3 26450 - Nutricionista em Ribeirão Preto.

Reis, N.T. Nutrição clínica - Sistema Digestório. Rio de Janeiro: Bubio, 2003.
Paschoal Valeria, Naves Andréia, Fonseca Ana Beatriz. Nutrição Clínica Funcional dos princípios a prática clínica. 1ª ed, VP editora, São Paulo 2007
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário