As Frutas – Fast Fruit!

por Nutricionista Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405

CAEJHYFKCAH8DS5GCA2LLF0VCA5WYAK4CATR12NMCA9H6MZYCA8BNG62CAEJSRTVCAVY7I1GCAHE9Q1XCABUGF6FCAMY75F4CAN9GIVBCACT6TLDCAIF3PRPCA4TCSUGCABL5AKLCANYZJG0

Muita gente diz não se sentir atraída pelas frutas, simplesmente por preguiça de lavar, descascar, picar ou prepará-las. Mas, assim como o sedentarismo precisa ser abandonado para que possa garantir uma melhor qualidade de vida, o desânimo também deve entrar nessa lista de exclusões.

Vamos propor uma nova tendência: as “fast-fruits”, preparações fáceis e rápidas de frutas que vão garantir muito mais sabor e saúde ao seu dia a dia. Vamos conferir.

HORA DO BANHO

Não espere a indisposição tirar sua coragem! Logo que chegar da feira ou do supermercado, desembale as frutas e aproveite para fazer uma bela higienização.

A dica é deixa-las lavadas e prontas para o consumo. Coloque-as de molho por 15 (quinze) minutos, numa vasilha com solução de 1 (um) litro de água filtrada e 1 (uma) colher de água sanitária (apropriadas para desinfecção de legumes, hortaliças e legumes). Depois, enxágüe em água corrente. Aproveite o pique para já descascar e picar as que serão consumidas em um intervalo curto de tempo.

Pingue algumas gotinhas de limão para impedir o escurecimento de frutas picadas, como maçã, abacate e banana. O truque ainda dá um toque cítrico ao seu paladar.

EM POLPA

Sua rotina agitada é desculpa para não preparar um suco natural na hora das refeições? Uma solução: depois de higienizar as frutas, bata-as no liquidificador, acondicione em potes adequados para porções únicas, para serem usadas de uma só vez, e leve ao congelador. Pronto! As polpas de frutas vão adiantar seu trabalho. Embora as vitaminas sejam mais sensíveis e acabem se perdendo, os demais (e valiosos) nutrientes ficam intactos. Os minerais são conservados, assim como as fibras solúveis e insolúveis.

Maçã, pêra, goiaba, morango, uva e ameixa são frutas práticas que podem ser levadas para qualquer lugar e consumidas com casca – garantia de doses extras de fibras.

TERAPIA ALTERNATIVA

Você já experimentou descascar laranja em frente a televisão? Comeu mexerica entre amigos? Acredite, se ainda não, é uma saborosa terapia. Conversa vai, conversa vem e todos se alimentam bem e no maior alto-astral. Aproveite também para preparar suas frutas enquanto curte seu programa televisivo preferido.

ORGANIZE A GELADEIRA

Uma tática muito usada pelos adeptos de dietas de emagrecimento é esconder as gostosuras calóricas (as poucas que sobraram por esquecimento ou para momentos de indisciplina e desespero) no fundo da geladeira. Faça o mesmo, e aproveite para deixar as frutas lavadinhas bem à mão, fáceis de serem vistas logo que você abrir a porta do eletrodoméstico. As chances de escolher o alimento saudável será bem maior do que se ele tivesse escondido no fundo da gaveta de verduras.

FRUTAS DA VEZ

Consumidas com mais freqüência nas festas de fim de ano, as frutas secas vem ganhando espaço na dieta de quem procura uma alimentação saudável. Elas merecem ser incluídas no seu cardápio diário, pois são fáceis de serem guardadas e transportadas, e tem período de validade maior.

A técnica de desidratar as frutas surgiu com a necessidade de conservar esses alimentos. Embora, provavelmente, o primeiro exemplo a ser lembrado seja a uva-passa, muitas outras frutas podem ser encontradas nessa versão, como: abacaxi, ameixa, banana, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pêra.

Por concentrar calorias – algumas chegam a ter 5 (cinco) vezes mais valor calórico quando secas do que em seu estado natural – esse prático alimento deve ser ingerido com cautela para não prejudicar a silhueta e acabar engordando.

SEQUE EM CASA

Você mesmo pode preparar suas frutas secas como abacaxi, banana, maçã, manga, pêra. Confira:

1 – Lave e corte a fruta fresca em fatias bem finas, com mais ou menos 3 milímetros de espessura.

2 – disponha as fatias numa forma untada ou de superfície antiaderente, evitando sobreposições.

3 – Leve ao forno, à temperatura de 80ºC, por 1 (uma) hora e meia. Deixe esfriar e pronto! Elas vão durar por até 1 (um) mês.

PACOTINHOS NUTRITIVOS

De repente bate aquela vontade de mastigar alguma coisa. Melhor ainda se for um doce. Para aplacar esse desejo (que pode minar sua luta contra os quilinhos extras ou o apetite para as principais refeições), tenha sempre por perto pacotinhos de frutas secas, que podem ser deixados no carro, na bolsa, no trabalho, na escola. Ofereça-os às crianças, incentivando a saudável substituição de guloseimas, doces e alimentos industrializados.

As frutas ainda podem ser incrementadas com até 3 (três) unidades diárias de nozes, avelã, macadâmia, castanha-do-pará, castanha-de-caju, pistache, amêndoas ou amendoim, uma mistura riquíssima para saúde e para o corpo. Cuidado para não exagerar nas porções, que podem ser uma verdadeira bomba calórica.

LANCHE TURBINADO

Certamente você já ouviu falar que não se come apenas pela boca. Então, capriche na embalagem para levar suas frutas ao trabalho ou à escola, e seduza seu paladar. Use vasilhas atrativas, com divisões, que servem também para colocar mel, iogurte, cereais, deliciosas e saudáveis combinações. Invista nessa dica, que é ainda mais valiosa no processo de ensinar as crianças a consumirem mais frutas.

Fonte:  ANutricionista.Com - Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 - Nutricionista no Guarujá.

- Bontempo, Marcio. Novo Manual de Medicina Natural. São Paulo: Editora Rideel, 2.009.
- Tillman, Jon. Vitaminas. São Paulo: Editora Rideel, 2.009.
- Silva, Talyta Guimarães. Qual a importância das frutas na nossa alimentação? Site Artigonal.
- Patenaude, Frederic. Há um alimento melhor do que fruta? Site fredericpatenaude.com
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário