As Cores para a Nossa Saúde

por Nutricionista Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405

download

Nós temos uma variedade de frutas e legumes ricos em nutrientes. A variedade de cores ajuda termos uma saúde saudável e traz ao nosso dia-a-dia bem-estar.

VERMELHAS

Esses alimentos contém licopeno, um antioxidante que ajuda impedindo e reparando os danos às células,  que são causados pelos radicais livres. O licopeno com a sua cor vermelha é um importante antioxidante que ajuda a proteger contra o câncer, retardando e combatendo o envelhecimento e melhora o sistema imune.

Indicada a presença de outro antioxidantes, entre eles a antocianina, que inibe a formação de coágulos no sangue, e o ácido elágico, que previne alterações celulares causadas pelos radicais livres.

O morango contém catequina e delphinidin, compostos fenólicos que retardam o envelhecimento das células.

ROXAS

O tom arroxeado se deve à abundância de antocianina, que além de ser um poderoso anticoagulante no sangue, combate o envelhecimento das células e funciona como anticancerígeno, tem flavonóide que ajuda a regular o funcionamento das células de gordura, ajudando no tratamento de obesidade. O consumo diário de frutas roxas favorece a circulação sanguínea e oferece ao coração uma proteção extra.

A ameixa contém sorbitol, uma substância importante para o funcionamento do intestino. Também é rica em vitaminas A e C.

VERDES

A clorofila é a grande responsável pela coloração desse grupo. Entre os benefícios dessa substância, está a melhora da absorção de ferro e oxigênio pelo organismo. Mas as frutas verdes também são conhecidas pelos benefícios ao coração, além de fortalecerem ossos e dentes. Ajudam a manter a pele mais jovem, combatendo as agressões ao organismo.

O kiwi é um dos campeões em vitamina C, além de rico em vitamina E e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a emagrecer.

BRANCAS

As frutas de polpa branca são ricas em vitaminas do complexo B e contêm flavonóides que protegem o coração, como a quercetina. São aliadas contra a formação de tumores no intestino, tem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. E mais: estimulam o fígado a produzir enzimas contra substâncias cancerígenas.

A maçã é uma grande protetora do coração, por conter pectina e flavonóides que contribuem para redução do colesterol. A pêra tem um efeito diurético com alto teor de fibras auxiliando na digestão

Os minerais que encontramos nas polpas brancas funcionam como protetores do nosso corpo inteiro e não só contra males cardiovasculares. Há vários trabalhos científicos relatando uma ligação entre doses altas de magnésio e ferro, bastante presentes neles, com um sistema imunológico mais apto combatendo infecções e inflamações.

AMARELAS

Além de carotenóides, como luteína e zeaxantina, que protegem a visão, boa parte das frutas de cor amarelada é rica em vitamina C, antioxidante essencial na proteção das células. O betacaroteno é outro nutriente abundante nesse grupo, um reforço de peso contra gripes e resfriados, também é benéfico para a visão noturna e também atua no funcionamento do metabolismo.

O maracujá contém passiflorina, alcalóide que ajuda no combate à insônia, ansiedade, pressão alta e estresse.

Fonte:  ANutricionista.Com - Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 - Nutricionista no Guarujá.

- Bontempo, Marcio. Novo Manual de Medicina Natural. São Paulo: Editora Rideel, 2.009.
- Tillman, Jon. Vitaminas. São Paulo: Editora Rideel, 2.009.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário