Alimentação pós-treino para jogadores de futebol

por Nutricionista Giovana Guido - CRN3 21630

Chute

Uma nutrição adequada deve ser sempre parte da rotina de um jogador de futebol, já que sua alimentação, principalmente a refeição pós-treino, irá influenciar seu desempenho para os próximos jogos/treinos e ser responsável por sua recuperação. A recuperação após os jogos é muito importante, afinal, os atletas participam de vários jogos num curto período de tempo. A maior preocupação é repôr os estoques de glicogênio (energia) e os líquidos perdidos. Sem uma recuperação adequada, o jogador poderá se sentir cansado, irritado, perder rendimento e ter um pior desempenho no jogo, principalmente no segundo tempo da partida.

Durante um jogo de futebol há um intenso gasto energético, porém, esse gasto dependerá da posição que o jogador está no time, a distância que ele percorre, o estilo adotado e a importância daquele jogo. Durante um treino ou jogo os atletas gastam em média 15kcal/minuto e os goleiros 5kcal/minuto. Então, se a reposição não for feita logo após, o prejuízo para saúde, desempenho e recuperação será grande.

Lembrando que não basta a alimentação estar correta e adequada somente no dia de uma partida importante, pois não irá trazer resultado algum. Durante toda a semana e finais de semana que antecedem os campeonatos, o atletas devem seguir rigorosamente um cardápio saudável e bem planejado. Devem evitar extrapolar nas refeições quando viagem ou quando passam o final de semana longe da concentração, pois um ou dois dias de alimentação errada poderão estragar toda a organização da semana.

Quais fatores melhoram a taxa de reposição de glicogênio?

1-   Estoques depletados durante o exercício;

2-   Consumo de carboidratos imediatamente após;

3-   Carboidrato de rápida digestão (sem fibras e sem gorduras);

4-   Consumo de 1,0-1,5g de carboidrato por kg logo após.

Quais fatores prejudicam a reposição de glicogênio?

1-   Lesões musculares;

2-   Demora no consumo de carboidratos após o término do exercício;

3-   Pequenas quantidades de carboidratos;

4-   Consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico;

5-   Exercício intenso durante o período de recuperação.

RECOMENDAÇÕES:

- Consumir alimentos logo após o término o jogo, principalmente fonte de água e carboidratos, exemplos: isotônicos, água de coco, pães e cereais (sem ser integral), frutas sem casca, massas, vitamina com leite de soja, bolo simples, biscoito, tubérculos, etc.;

- Focar nos carboidratos de alto índice glicêmico (rápida digestão e absorção), exemplos: mel, melancia, banana, macarrão, arroz, pão branco, batata inglesa, mandioca, mandioquinha, etc.;

- Fazer o cálculo: consumir de 1,0-1,5g de carboidratos por kg de peso;

- Em relação à hidratação, o ideal é consumir 150% do que foi perdido durante o treino ou jogo, ou seja 1,5 L para cada 1,0kg perdido;

- Suplementos também poderão ser utilizados após os jogos (antioxidantes, bebidas esportivas, creatina, maltodextrina, etc.), porém, esses necessitam de uma avaliação e prescrição individual feitos por um nutricionista esportivo, tudo irá depender do objetivo estipulado para o atleta de acordo com suas necessidades.

Por isso, a presença de um nutricionista esportivo é de extrema importância nos clubes de futebol, pois assim, os atletas terão garantia de refeições equilibradas, saudáveis e que supram suas necessidades de energia, fatores muito importantes no sucesso dos atletas e da vitória do time.

Fonte:  ANutricionista.Com - Giovana Guido - CRN3 21630 - Nutricionista em Campo Limpo Paulista.

BARROS, Turíbio L, GUERRA, Isabela. Ciência do futebol. Editora Manole, 2004.

BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.

GUERRA, I. SOARES, E.A., BURINI, R.C. Aspectos nutricionais do futebol de competição. Rev Bras Med Esporte – vol. 7, nº. 6 – nov./dez., 2001
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário