Alimentação pós-festas. O que fazer para não brigar com a balança?

por Nutricionista Tatiana de Oliveira Rocha - CRN4 10100062

É comum nessa época do ano as pessoas exagerarem na ceia de Natal e na virada do ano. Sabemos que resistir ao belíssimo peru e as taças de espumante, é bem difícil. A preocupação com a dieta e os efeitos do exagero logo aparecem. Mas será que temos como diminuir esses prejuízos causados pelo desequílibrio na alimentação após as festas?

A mesa da ceia muito bem servida e com fartura todos gostamos de ver, mas alí existem vilões como o sal, a gordura, principalmente a saturada, e o açúcar, que no dia seguinte já demostram os seus efeitos danosos. É comum acordarmos com cansaço, desconforto abdominal e gases. Para aqueles que passaram das duas taças de espumante os efeitos ainda podem ser maiores, como dores de cabeça e inchaço.

Esses efeitos para quem passou do ponto, são produzidos pelo acúmuo de toxinas, substâncias que atrapalham o bom funcionamento do nosso organismo. Então, o melhor a ser feito é caprichar na alimentação pós período de festas para eliminar essas substâncias e previnir o temido ganho de peso.

Na semana seguinte as festas, de preferência a chás e sucos para ajudar a eliminar essas  toxinas. As carnes brancas como peixe e frango, de preferência grelhados são ótimas opções de proteína magra. Invista também nas verduras, nos legumes e nas frutas, como já sabemos, esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos (nutrientes com propriedades específicas) que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo.

Mantenha-se longe de frituras, carne vermelha, leite e derivados e o glúten pelo menos por um dia. Esses alimentos são capazes de aumentar o acúmulo de toxinas e os efeitos que elas produzem no seu corpo.

Além dessa alimentação mais balanceada e rica em nutrientes, algumas atitudes podem potencializar a eliminação dessas toxinas, confira:

* Consuma mais água. Além dos chás e sucos já sugeridos, tente manter a ingestão de água em no mínimo, 1,5 litros durante todo o dia. Uma dica importante é carregar na sua bolsa uma garrafinha térmica para ter água sempre a mão, assim você ajuda o seu corpo a eliminar essas substâncias mais rápido, além de manter o seu organismo bem hidratado.

* Invista nos sucos com folhas. Uma ótima opção são os sucos com couve, folha rica em clorofila, substância que ajuda o fígado no processo de detoxificação, ou seja, manda aquela toxinas acumuladas embora.

* Corte refrigerante e as bebidas alcóolicas. Essas bebibdas contém corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do seu organismo, mesmo as diets, lights, etc.

* Deixe o café para três dias depois da ceia. A cafeína prejudica o processoa de detoxificação. E pode diminuir o sono, contribuindo para o aumento de toxinas no seu organismo.

Essas são atitudes fáceis de tomar para manter o seu corpo mais equilibrado, sendo mais fácil voltar para a sua dieta, não correndo o risco de abandoná-la após o período de festas. Com essas simples atitudes o seu corpo já mostrará resultados na pele, no pique e no peso. Assim, você não irá correr o risco de começar um novo ano em briga com a balança. Mas, se você exagerou e os efeitos indesejados são maiores, procure um Nutricionista para um acompanhamento individual e especializado.

Fonte:  ANutricionista.Com - Tatiana de Oliveira Rocha - CRN4 10100062 - Nutricionista em Vitória e Vila Velha.

WHITNEY, E., ROLFES, S.R. Nutrição. Entendendo os nutrientes. Ed. Cengage Learning. São Paulo, 2008.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário