Alimentação no Inverno

por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

Alimentação Inverno

Com esse friozinho o que dá mais vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, vendo um filminho e lógico mastigando alguma coisa. Mas por quê será que no frio sentimos tanta vontade de mastigar? Por que será que engordamos mais no inverno do que no verão? Será que o nosso corpo está mais lento do que no verão?

É exatamente ao contrário!

No verão temos a impressão de gastarmos mais energia por suarmos mais. Mas o que o corpo está fazendo é liberar o calor que está “sobrando”. No inverno a temperatura “cai”. Nós temos o nosso tecido gorduroso que tem um importante papel de manter a temperatura do nosso corpo. O corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea do que mantê-la.

Para repor essa energia o nosso corpo “pede” comida já que é através dela que obtemos nossa primeira fonte de energia. E se nós lembrarmos do artigo de reeducação alimentar (alimentação saudável) nós também lembraremos que a energia rápida vem dos carboidratos como massas, pão, bolo, torrada, arroz, etc; e também dos doces. Aí fica claro aquele desejo incontrolável. No inverno sentimos vontade de tomar algo quente para aquecer o corpo como um chá, mas logo na nossa cabeça vem a nossa cultura de tomar chá com torrada ou bolacha.

O mesmo acontece com a sopa que sempre vem acompanhada por um pão.O que tem que ficar bem claro é que o desejo de comer não está só na necessidade de repor energia, mas também nas nossas cabeças. Se inverno nos lembra queijos variados com vinho e você não controlar a quantidades desses petiscos, não será esse gasto a mais do nosso corpo que conseguirá deixar a nossa balança (quanto comemos e quanto gastamos) equilibrada. Esse gasto de energia a mais é mínimo perto da quantidade de calorias que ingerimos nesses alimentos. Portanto se não tomarmos cuidado o ponteiro da balança subirá sem ao menos percebermos, já que as roupas de inverno são mais largas. Outro agravante é a preguiça que o friozinho nos dá. Não são todas as pessoas que tem ânimo de chegar à noite e ir para uma academia com esse frio. Mas deveria. Se o seu objetivo é emagrecer aproveite que o nosso corpo está gastando mais energia e programe-se para perder uns quilinhos. Anime-se!!!! Reeduque sua alimentação e pratique uma atividade física.

Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

3 Comentários para “Alimentação no Inverno”

  1. gabi comentou:

    Estava googlelando e achei essa materia sobre frio e emagrecimento. Ontem me deu uma fome de “lascar” quando fiquei alguns minutos exposta a um frio horrendo. Nao sei, mas acho que estava por volta de 5 graus e eu nao estava adequadamente vestida.brrrrrrrrrrrrrr Estou tentando me reeducar mas comi pizza e tomei chocolate quente.
    vou colocar essa materia como link no meu blog. Voce e nutricionista, nao e isso?
    Enfim…that’s it!

  2. HELAINY CRISTINA DA SILVA comentou:

    Eu gostei das dicas pois estou na academia, e estou precisando emagrecer, estou com 82k e me acho muito mal já pesei 72k e estou só aumentando , já consultei com nutricionista espero que as dicas me ajudem também.

  3. leila cristiane notter comentou:

    Quero receber matérias de como conseguir manter o peso, Graças a Deus consegui emagrecer 10 kg. Tenho muito medo de engordar novamente. Quando como alguma coisa a mais ou exagero um pouco já me preocupo. Tenho medo que irei engordar. Como normalmente divido minhas refeiçoes entre 5 a 6 refeicoes.

Deixe um comentário