Alimentação no carnaval

por Nutricionista Francis Moura Santos - CRN5 3243/P

carnaval_foto1_200_200

O carnaval chegou, e com isso precisamos redobrar a atenção ao que colocamos no prato. Para aqueles que curtem os blocos de rua, muito cuidado na alimentação antes de sair para a folia. Deve ser lembrando que durante a folia gastamos muita energia, e com isso precisamos estar bem alimentados para evitar um mal estar que pode estragar a festa. O ideal é realizar uma alimentação completa, rica em vegetais e cereais integrais, além de boas fontes de gordura. Evitar preparações pesadas, também é uma boa alternativa nesse período de festa. Sendo assim, dê preferência às combinações mais leves.

Nos dias que antecedem a festa, há uma preocupação, principalmente entre as mulheres, com o peso e a silhueta, o que faz com que muitas recorram às dietas restritivas (com poucas calorias). Vale lembrar, que o ideal é manter sempre uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais e cereais integrais. Assim, quando chegamos mais perto das festas, evitamos a restrições alimentares desnecessárias para perder aqueles 3kg que faltam para alcançar a meta. Devemos lembrar que nesse período de carnaval gastamos muita energia correndo atrás do trio e dos blocos de rua com suas bandinhas, e que o ideal é manter uma boa alimentação evitando assim, um possível mal estar por falta de energia.

Um cuidado especial deve ser dado á hidratação. NÃO ESQUECER DE BEBER ÁGUA! Durante a folia perdemos muita água pelo suor, além do fato de estarmos no verão, época em que o cuidado com a hidratação deve ser redobrada. Sempre que possível, procure ingerir uma água de coco ou um isotônico, que vai repor os sais minerais e vitaminas perdidos com o suor. Suco de frutas e chás também são boas opções para se manter hidratado.

Para aqueles que gostam de tomar uma cervejinha ou outras bebidas alcoólicas, não esquecer de tomar um copo de água entre uma dose e outra. O álcool desidrata o organismo e por isso temos que lembrar de estar sempre consumindo água. Assim evitamos a famosa ressaca no dia seguinte.

E se for beber, não esqueça de se alimentar. Nada de ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio.

Porém, se não seguiu nenhuma das dicas acima e acordou achando que o mundo está pensando sob sua cabeça, nunca é também para reparar os danos. Cuide para ter uma alimentação leve no dia seguinte e HIDRATE-SE! Se nesse mesmo dia você for retornar à folia, evite as bebidas alcoólicas, assim você evita sobrecarregar o seu fígado.

Se o ideal em nosso dia a dia é se alimentar de 3 em 3 horas, no carnaval não é diferente. No intervalo entre as refeições procure dar preferência aos lanches mais saudáveis, como mix de oleaginosas (castanha-do-Brasil, nozes, amêndoas, castanha de caju), barrinhas de cereal, salada de frutas, frutas (com casca e bagaço, sempre que possível), açaí ou iogurtes, são algumas das opções. Junto às frutas, sucos, iogurtes e vitaminas é sempre válido enriquecer seu lanche com uma fonte de fibras, como granola, quinua em flocos, amaranto em flocos, aveia em flocos, farinha de coco e farinha de linhaça.

Se vai se alimentar no circuito da folia, CUIDADO! Observe sempre o ambiente onde o seu lanche é preparado. Deve-se evitar lugares onde é possível perceber que não há nenhum cuidado com a higiene. Também evite ingerir alimentos de origem duvidosa, principalmente lanches que contenham maionese em sua composição. E não esqueça de lavar as mãos antes de comer!

E então? Pronto para cair na folia?

Não esqueça, as dicas que são dadas aqui não substituem a avaliação mais detalhada de um profissional. Se possível, procure um nutricionista que irá lhe avaliar e estabelecer um plano alimentar de acordo com suas necessidades.

Bom Carnaval!

Fonte:  ANutricionista.Com - Francis Moura Santos - CRN5 3243/P - Nutricionista em Salvador.

Referências Bibliográficas:
TOSCANO, Silvia. Dicas saudáveis que podem salvar seu carnaval. Rev. Nutrição em Pauta. Disponível em: . Último acesso em: 05/02/2011.
Fonte da imagem: https://lh5.googleusercontent.com/-0ENUI3KkOZc/TW9sRgcj7JI/AAAAAAAACmE/B32xgeQibOg/carnaval_foto1_200_200.jpg
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário