Alimentação de Fim de Ano

por Nutricionista Glaucia Figueiredo Justo - CRN4 09100413

Alimentação no Fim de Ano

O fim do ano é uma das épocas mais festivas do ano: Natal, Réveillon, confraternização na empresa, entre amigos e família. Por isso é muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos, porém muito cuidado e algumas orientações podem te ajudar nessa maratona de festas sem perder o pique, mantendo uma alimentação equilibrada. Aqui segue algumas destas orientações:

  • Amigo Chocolate ou amigo Guloseimas: caso você ganhe de presente uma cesta de chocolate, caixa de bombom ou outra guloseima rica em açúcar simples e gordura pense muitas vezes antes de devorá-la de uma vez só!  Divida o presente com o namorado, marido, mãe e irmãos e a sua parte consuma em pequenas porções. Assim você consegue controlar e reduzir a quantidade de “calorias extras” do presentinho.
  • Dia de compras e preparo das festas: não deixe de se alimentar de 3 em 3 horas, mesmo na correria das compras, leve na bolsa frutas ou barra de cereais. Esses são trunfos para um lanchinho mais leve fora de casa. Não se esqueça de uma boa hidratação. Durante o dia transpiramos e deixamos de repor os líquidos perdidos. Muito cuidados nos dias mais quentes! Lembre-se da garrafinha de água a todo tempo ao alcance das mãos.
  • Festas de confraternização do trabalho: Não vá para a confraternização com fome, antes tome um suco ou coma um sanduíche natural, assim reduz o apetite e a quantidade de salgadinhos, frituras, bolo, ou docinhos será reduzida. Prove apenas alguns petiscos e faça escolhas saudáveis: suco de fruta para substituir o refrigerante e a cervejinha; saladas antes da refeição principal; escolha na mesa de frios aqueles alimentos de baixo valor calórico ( frutas, queijo branco, ovo cozido, azeitona, palmito). E muita atenção com as quantidades!
  • Na Ceia de Natal: Primeiro planeje um cardápio mais leve! Depois faça as preparações com produtos light, com reduzida adição de gordura e açúcar. Escolha pratos mais leves como saladas , carnes assadas e sucos. Como entrada opte pelas saladas (verduras cruas e um prato bem colorido), assim aumenta a saciedade. Para sobremesas abuse das frutas, principalmente daquelas da estação: abacaxi, ameixa, manga, melancia, nectarina e pêssego. Cuidado também nas quantidades, reduza o volume do prato principal.
  • Na festa de Ano Novo: procure manter o ritmo que foi nas festas anteriores, faça sempre escolhas mais leves, bastante água e suco para hidratar as perdas hídricas do verão. Abuse das frutas! Evite também as bebidas alcoolicas rica em “calorias vazias”. O ideal seria apenas uma taça de vinho para o brinde, nesta bebida se encontra os polifenóis com propriedades antioxidante.

O importanete é lembrar que essas celebrações são momentos de união e confraternização, não apenas reuniões focadas na mesa. Comer também é uma forma de comemorar, porém, cuidado e obstinação, pois sair do ano de 2010 de bem consigo mesma e com a balança nos dá entusiasmo para 2011!

Todos nós, nutricionistas e colaboradores do site anutricionista.com desejamos muitas felicidades e realizações para nossos leitores(as) e esperamos nos ver em 2011 com muito mais informações sobre alimentação!

Um grande abraço e boas festas!

Fonte:  ANutricionista.Com - Glaucia Figueiredo Justo - CRN4 09100413 - Nutricionista em Vila Velha.

Referências Bibliográficas:
SANTOS, Ligia Amparo da Silva. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição. [online]. 2005, vol.18, n.5, pp. 681-69

SICHIERI, Rosely; COITINHO, Denise C; MONTEIRO, Josefina B;COUTINHO,Walmir F. Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira. Arq Bras Endocrinol Metab. 2000, vol.44 no.3.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário