Açaí: O ouro negro da Amazônia
por Nutricionista Kaymann Scheidd Skroch - CRN7 2287
O açaí é o fruto do momento, agora não só na região norte e nordeste, mas em todo o Brasil. O açaí tem diversas formas de ser consumido, como: Suco, batido com frutas, na tigela (com leite em pó, frutas, guaraná, mel e outras) a nova sensação do verão é o açaí batido com iogurte natural e fruta, além do Milk Shake de açaí, que também faz muito sucesso.
Esse fruto é considerado o “Ouro negro” da Amzônia. É uma espécie nativa da Várzea da região Amazônica, de alguns estados como: Pará, Maranhão, Amazonas, Amapá, Rondônia e Acre.
Para ser consumido, o açaí deve ser despolpado em uma máquina própria ou amassado manualmente, após ter ficado de molho na água para que a polpa se solte. Após isto, mistura-se com água para ser transformado em um suco grosso.
O pigmento roxo do açaí é a antocianina, que o torna com uma capacidade antioxidante muito elevada, combatendo os radicais livres, moléculas que arrasam as células do nosso corpo. Sua função antioxidante assegura melhor a circulação sanguínea e protege o organismo contra o acúmulo de placas de depósitos de lipídeos (gordura), causadores da arteriosclerose.
O suco do açaí também ajuda a reduzir consideravelmente substâncias inflamatórias ligadas a doenças do coração e artrite.
Mas muita calma na hora de consumi-lo! Ele é extremamente calórico! Metade da composição de sua polpa são gurduras, por isso, consuma com moderação.
Em 100 gramas de açaí, podemos ingerir 25% de proteínas, ele também é rico em fibras, tendo 90% da recomendação diária e um aporte riquíssimo em calorias. Sendo um ingrediente importante para atletas. É rico em minerais, principalmente cálcio e potássio, dentre as vitaminas, destaca-se a vitamina E.
Fonte: ANutricionista.Com - Kaymann Scheidd Skroch - CRN7 2287 - Nutricionista em Porto Velho.
David Del Pozo-Insfrán; Carmen H. Brenes; Stephen T. Talcott e Fitoquímica composição e estabilidade de pigmentos Açaí (Euterpe oleracea Mart.) J. Agric. Food Chem., 2004, 52 (6), pp 1539-1545.
Interessante. Bom saber. Deveria ser cultivado na nossa região (sul).
O açaí é muito gostoso e já está começando a aparecer em outros estados. Não tem como não se apaixonar por ele. Gostei muito dessa matéria!