A Importancia das Fibras na Alimentação

por Nutricionista Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502

fibras

Todos sabemos que o consumo de fibras é essencial para a alimentação, mas nem todos conhecem os tipos de fibras existentes e todas as suas funções em nosso organismo, principalmento no intestino, portanto vamos conhecê-las!

Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos pelo nosso organismo, portanto esses carboidratos não são quebrados quando chegam ao nosso intestino, aumentando o chamado bolo fecal, o trânsito intestinal e também diminuindo a absorção de açúcares, gorduras e colesterol.

A recomendação diária de fibras para adultos é de em média 35g/dia.

As fibras podem ser classificadas em:

Fibras Solúveis:

Esse tipo de fibra interage com a água formando géis em nosso intestino. Com a formação desses géis, as fibras solúveis aumentam o tempo do esvaziamento, fazendo com que demoremos mais tempo para sentirmos fome.

Os géis formados pelas fibras solúveis e pela água também fazem com que a absorção de açúcares e gorduras, como o colesterol sejam diminuídos, pois uma parte desses nutrientes acabam sendo excretados juntos com as fibras.

As fibras solúveis mais consumidas são:

Pectina: encontrada na aveia, soja, lentilha, ervilha, cenoura, maça e frutas cítricas.

Hemicelulose tipo A: encontrada no farelo de trigo, milho verde, abóbora, beterraba, mandioca, amendoim, aveia e cevada.

Fibras Insolúveis:

As fibras Insolúveis não interagem com a água, portanto não formam géis como as fibras solúveis, mas a principal função dessas fibras é o aumento do bolo fecal, estimulando o peristaltismo intestinal, ou seja, aumentando o funcionamento do intetino!

As fibras insolúveis mais consumidas são:

Celulose: encontrada em casca de frutas, farelo de trigo, feijão, soja, ervilha, milho e verduras folhosas.

Hemicelulose tipo B: encontrada no farelo de trigo, milho verde, abóbora, beterraba, mandioca, amendoim, aveia e cevada.

Lignina: encontrada em farelo de trigo, cereais integrais e pães integrais.

O ideal é que as fibras solúveis e insolúveis sejam consumidas diariamente, e não só um tipo de fibra, pois as fibras solúveis amolece o bolo fecal com a formação de géis e as fibras insolúveis aumentam o trânsito intetinal, portanto o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais são essenciais para a nossa saúde intestinal!

As fibras devem ser consumidas por todos os individuos saudáveis, mas são especialmente recomendadas para os casos de constipação intetinal, pessoas com o colesterol e triglicerídeos aumentados e portadores de diabetes, principalmente o tipo 2.

Mas lembre-se, se você possui problemas de constipação intestinal procure um nutricionista!

Fonte:  ANutricionista.Com - Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502 - Nutricionista em Maringá.

Referências Bibliográficas:
BONTEMPO, Alcides. Fibras Narurais na Alimentação. Editora Ground, 2010.

CAVALCANTI, Maria Lúcia Ferrari. Fibras alimentares / Dietary fibers. Rev. nutr. PUCCAMP;2(1):88-97, jan.-jun. 1989.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Um Comentário para “A Importancia das Fibras na Alimentação”

  1. Luh comentou:

    Excelente artigo! Explicativo, suficiente para que todos agueles que tenham problemas com intestino, no meu caso SII , depois de ler toda essa orientação, posso dizer que com certeza
    irá me ajudar muito. Parabéns a nutricionista, com pleno conhecimento, conseguiu, com seu artigo ajudar a muitas outras pessoas, que como eu ainda não tinhamos essa orientação.

Deixe um comentário