A berinjela no nosso organismo

por Nutricionista Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405

Berinjela

A berinjela é um fruto original da Índia e cultivado na África. Foi introduzida na Europa pelos árabes e, posteriormente, veio para as Américas. A época de plantio, no Hemisfério Norte, é de setembro à fevereiro e, em regiões de clima quente, como o Brasil, o ano todo. É considerada sensível ao frio, à geada e ao excesso de chuva na floração.

A berinjela é composta por diversos nutrientes importantes para a manutenção da saúde. Vamos ver suas principais atividades no nosso organismo.

VITAMINA B6

É a vitamina pertencente ao complexo B que auxilia na produção de hemácias e possibilita a comunicação entre os músculos e nervos. A vitamina B6 (Piridoxina) é essencial para o sistema neurológico porque está envolvida na síntese de neurotransmissores, como a serotonina. A deficiência dessa vitamina pode acarretar irritação, depressão, fadiga, confusão mental, incapacidade de concentração e problemas de memória. Pode prevenir os transtornos e a irritabilidade do período pré-menstrual (TPM).

ÁCIDO CLOROGÊNICO

Importante fitoquímico que faz parte da família dos compostos fenólicos, que pode prevenir e bloquear a formação de compostos nitrogenados.

FIBRAS

As fibras insolúveis podem ajudar a prevenir a prisão de ventre, diverticulite e hemorróidas. As fibras solúveis possuem capacidade de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de promover o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo.

NASUNINA

Esse composto, pertence a categoria das antocianidinas, é um poderoso antioxidante e bloqueador de radicais livres. Estudos com animais revelaram que a nasunina protege as gorduras das células cerebrais, especialmente os componentes das membranas.

A berinjela é fonte de sódio, mineral que ajuda a regular a pressão. Mas atenção: este sódio é uma substância naturalmente presente no alimento que traz o benefício. O sódio que está no sal de cozinha, nos temperos, nos enlatados, nos embutidos e nos alimentos industrializados – esse sim, pode ser maléficos e provocar hipertensão.

Seu gosto é neutro e combinando assim à vários temperos, e assim fica com um sabor muito gostoso; na mastigação, tem uma consistência muito prazerosa. Sua consistência de água é bem grande chegando a 92%, a berinjela de ser usadas em saladas, cozidos, sucos e patês.

As berinjelas mais saborosas têm textura tenra e firme, com casca lisa, fina e brilhante e sabor suave. É rica em vitaminas B1, B3m B6 e sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio).

Desde os temperos antigos, a berinjela é usada terapeuticamente em afecções do coração, problemas de circulação, de estômago, fígado e rins, diabetes, reumatismos e gota.

Um estudo experimental realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou que o suco de berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol LDL – o mais nocivo ao organismo. A pesquisa demonstra que o uso do legume reduziu em quase 30% o colesterol do organismo de animais, o que sugere benefícios também para humanos.

O suco de legume é um antioxidante em nosso organismo. Ajundando assim na prevenção quando se tem o colesterol alto. O suco reduz a absorção do colesterol no intestino. Inúmeros trabalhos científicos já constataram que o controle do colesterol reduz o número de infartos em até 42%.

Outra dica é o uso da berinjela verde com casca, que melhora o metabolismo do triglicérides. Pode ser usada de duas maneiras: 2 fatias cortadas da berinjela são fervidas, com 1 xícara (chá) de água, durante 15 minutos e, quando mornas, coadas, e seu suco bebido 3 vezes ao dia, antes das principais refeições; ou então pode-se picar 2 colheres (sopa) da casca em 1 xícara (chá) de água fervente, deixando bem tampado até amornar e tomando 3 vezes ao dia, depois de coado (a primeira xícara (chá) em jejum). É bom beber sempre aos goles, para ativar as glândulas, o que vai ajudar no funcionamento do fígado e do intestino; esse procedimento é importante, visto que o colesterol só é eliminado pelo intestino.

Fonte:  ANutricionista.Com - Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 - Nutricionista no Guarujá.

- Bontempo, Marcio. Novo Manual de Medicina Natural. São Paulo: Editora Rideel, 2.009.
- Tillman, Jon. Vitaminas. São Paulo: Editora Rideel, 2.009.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Deixe um comentário