10 dicas para emagrecer de forma saudável

por Nutricionista Mônica Araújo Espinheira - CRN5 2377

Atualmente uma parcela considerável da população possui o objetivo de perder peso, seja por estar insatisfeita com o seu corpo, ou até mesmo para melhorar a sua qualidade de vida, prevenindo o aparecimento de doenças que estão associadas com um peso elevado, como hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, doenças ortopédicas dentre outras.

Para isto realizam dietas por conta própria, sem acompanhamento de um nutricionista, e acabam comprometendo o seu estado de saúde, pois limitam muito o consumo de determinados alimentos o que acarreta em carência de nutrientes essenciais ao nosso organismo.

Desta forma, emagreça de forma saudável, com as dez dicas listadas abaixo:

1. Tenha uma alimentação balanceada e variada consumindo os alimentos de todos os grupos alimentares: grupo dos cereais, pães, tubérculos; grupo das frutas; grupo das verduras e hortaliças; grupo do leite e derivados; grupo das leguminosas; grupo das carnes; grupo dos doces e gorduras. Lembre-se sempre que cada grupo destes fornece nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do seu corpo. Não elimine nenhum dos alimentos dos grupos citados;

2. É importante, que você analise a qualidade dos alimentos que está consumindo. Ou seja, prefira sempre os alimentos preparados de forma cozida, assada ou grelhada. Nada de fritura!

3. Faça uso de cereais integrais, como farelo de aveia, fibra de trigo, linhaça, gergelim, dentre outros, em preparações como vitaminas de frutas, iogurtes, sucos de frutas ou até mesmo sobre as próprias frutas. Estes cereais integrais, possuem boa quantidade de fibras, que são essenciais para quem quer perder peso, pois estimulam a saciedade, controlando o consumo alimentar;

4. Faça uso de leite e derivados magros. Dê preferência ao uso de leite e iogurte desnatado ou light e prefira queijos do tipo ricota e minas frescal. Estes alimentos possuem menor quantidade de gordura, desta forma você consome estes alimentos que são fontes de proteínas para o nosso organismo, sem estar consumindo muita quantidade de gordura;

5. Realize de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã (desjejum), lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Nos lanches dê preferência ao consumo de frutas, caso esteja na rua ou no trabalho prefira as frutas de fácil transporte como maçã, pêra, tangerina, laranja, banana, ameixa fresca, dentre outras;

6. No almoço, capriche no consumo de saladas, principalmente as cruas, pois estas exigem mais mastigação, estimulando a saciedade. Prefira o consumo da salada antes das outras preparações. Varie bastante no tipo de salada consumida.

7. Beba bastante líquido durante o dia. Faça a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia entre as refeições. Lembre-se que a sede é um dos primeiros sintomas de desidratação, portanto beba água antes de sentir sede.

8. Se movimente! Para perder peso, é necessário que o seu organismo aumente o gasto de energia, e isto pode ser alcançado através da prática de alguma atividade física. Procure um profissional especializado que possa estar te indicando o tipo de atividade física adequada para você.

9. Não coma com pressa. Realize uma mastigação adequada, corte os alimentos em pequenas porções e mastigue-os bastante, esta prática melhora a sensação de saciedade, porque o cérebro recebe a mensagem de satisfação do apetite;

10. Não verifique o seu peso diariamente, mas sim semanalmente. Se pesar várias vezes cria uma ansiedade, que pode aumentar o seu consumo alimentar.

Siga estas dicas e boa sorte!

Fonte:  ANutricionista.Com - Mônica Araújo Espinheira - CRN5 2377 - Nutricionista em Salvador.

Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site ANutricionista.
Você é novo por aqui?

Receba nossas dicas por e-mail

Deixe seu Comentário

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

2 Comentários para “10 dicas para emagrecer de forma saudável”

  1. Dayana comentou:

    Gostei muito das dicas. São simples de se aplicar e ajudam muito.

    Obrigada, Mônica.

  2. Rui Lopes comentou:

    Boa Noite. Finalmente um Site sobre esta matéria, excelentemente estruturado, com artigos verdadeiramente ilucidativos e de teor prático/cientifico mensuravelmente aplicáveis. Os meus Sinceros Parabéns.
    Rui Lopes

Deixe um comentário